A nova geração do Audi R8 ainda nem estreou nas lojas (o modelo foi revelado em Genebra e chega as lojas no segundo semestre) e a Audi já tratou de revelar também a nova versão de corrida do R8, batizado de R8 LMS, o modelo de competição segue as normas da categoria GT3, e pretende continuar com a trajetória vitoriosa do antigo R8 nas pistas de corrida ao redor do mundo.
O antigo R8 LMS foi lançado em 2009 e até 2014 tinha conseguido 26 títulos na categoria GT3 ao redor do mundo em diversas competições, além de 23 outras vitórias em diversas competições importantes como corridas de 24 Horas, foram vendidas 130 unidades do modelo desde 2009.
Em comparação a antiga geração, este novo R8 LMS 2016 ficou mais leve, aerodinâmico e mais dinâmico, o modelo pesa 25 kg a menos em comparação com o antigo, totalizando 1225 kg, a capacidade de torção e rigidez do carro foi aumentada em 39%, o chassi é completamente novo.
Por dentro há inovações como um novo banco Series PS1, conectado diretamente ao chassi do carro, para melhorara a rigidez, o carro agora traz uma espécie de alçapão no teto, para facilitar resgates de emergência, algo usado pela primeira vez em um carro da categoria GT3.
Quem disse que por ser um carro de competição não há conforto, a Audi instalou no R8 LMS 2016 um inédito sistema de ajuste rápido da altura dos pedais, assim como a coluna da direção que agora possui ajuste de altura e profundidade.
O motor do novo R8 LMS 2016 é o mesmo V10 5.2 litros usado pela versão normal do R8 V10, porém no caso do modelo de competição este bloco é trabalhado para desenvolver 585 cv, segundo a Audi este motor tem uma alta durabilidade, pode rodar por até 20.000 km sem precisar de grandes revisões ou desmontes. Há ainda uma nova eletrônica para o motor, o sistema de controle de tração e para o acionamento hidráulico da embreagem.
A estreia do novo R8 LMS 2016 acontece nos dias 16 e 17 de maio de 2015, na famosa 24 Horas de Nurburgring, o carro também já tem presença confirmada nas 24 Horas de Spa nos dias 25 e 26 de julho. As equipes ao redor do mundo devem receber o carro da quattro GmbH, a partir do segundo semestre.