Os engenheiros da Porsche estão sempre buscando alcançar o máximo possível em evolução a cada lançamento, e com o 911 GT3 RS não é diferente, a novidade que acaba de ser lançada no Salão de Genebra 2015, é simplesmente o modelo 911 mais rápido já construído, esta versão segundo a própria Porsche é o máximo degrau da tecnologia de competição que é possível colocar em um 911 com permissão para rodar nas ruas.
Esta é a quinta geração do 911 GT3, porém nenhum outro 911 foi tão veloz, o modelo é equipado com um bloco 4.0, seis cilindros, Boxer, aspirado com capacidade de entregar 500 hp de potência e 46 kgfm de torque, este motor é acoplado a uma transmissão automatizada especialmente desenvolvida PDK de 7 velocidades e dupla embreagem.
Este motor que é um dos motores 6 cilindros, aspirados mais potentes do mundo, leva o 911 GT3 RS de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.3 segundos, 0 a 200 km/h em 10.9 segundos, e a velocidade máxima é superior aos 322 km/h (200 mph).
Este desempenho impressionante não é devido apenas ao motor, o 911 GT3 RS 2016, traz uma série de recursos vindo das pistas de corrida, que visam diminuir o seu peso e melhorar a aerodinâmica, o carro pesa 1.420 kg, o teto é feito em magnésio, o capô dianteiro, a tampa traseira e o spoiler frontal são feitos em fibra de carbono.
A carroceria vem do 911 Turbo, porem o GT3 RS 2015 traz vários elementos exclusivos, ele é mais largo, traz tomadas de ar maiores na dianteira para melhorar o resfriamento do motor e freios, também visando melhorar a captação de ar para o motor as laterais ganharam aberturas próximas as rodas traseiras, há novos e maiores spoilers frontal e traseiro, há uma inédita saída de ar sobre as rodas dianteiras, a tampa traseira do motor traz um novo desenho mais aerodinâmico e um spoiler ao estilo “duck tail”, o para-choque traseiro possui um perfil mais aerodinâmico e claro não podemos deixar de falar do enorme aerofólio similar ao usado pelo Porsche 911 GT3 de competição.
Um detalhe curioso que é que este 911 GT3 RS vem com o pneus mais largos já instalados em um 911.
Por dentro a cabine traz estilo similar aos demais modelos da linha 911, porém muito mais detalhado e requintado, as novidades ficam sendo os novos banco esportivo com base em fibra de carbono e revestimentos em vermelho, além de revestimento no painel em fibra de carbono e couro Aveludado Alcantra, materiais presentes também nas portas e no volante.
O volante foi inspirado nos usados pelos carros de corrida não traz nenhum botão e no topo há uma marca para indicar a direção reta das rodas, por fim os mostradores do painel são exclusivos para esta versão, com um conta giros ao centro em destaque com fundo branco e um velocímetro a esquerda.
Outro detalhe vindo das pistas são as barras de aço tubular de proteção interna, que garante uma segurança extra em casos de capotagem formando uma espécie de santo Antônio interno.
Nas lojas em…
Para quem se interessou a Porsche já aceita pedidos pelo extremo 911 GT3 RS 2016, ele custará na Alemanha €181,690, algo em torno de R$600.000, porém as primeiras unidades só devem ser entregues no segundo semestre do ano.