Não é todo dia que a Peugeot revela um carro com motor de mais de 500 cavalos, apesar de ainda ser um conceito, ele é um dos modelos mais potentes já feito pela marca, e também um dos mais tecnológicos, já que conta com uma inédita motorização híbrida com pouco usual três motores, além de tração 4×4.
Chamado de 308 R HYbrid, o conceito antecipa uma futura versão de alto desempenho do hatch 308, porém claro do 308 normal o conceito híbrido traz pouca coisa, a não ser a plataforma EMP2 e a carroceria, porém a dianteira foi completamente remodelada, traz novo capô, nova grade, faróis com LEDs e um para-choque com tomadas de ar bem maiores, vindo do modelo Quartz Concept, há ainda saias laterais, novo para-choque traseiro, belas rodas aro 19, aerofólio e uma diferente e chamativa pintura em dois tons com azul na dianteira e preto fosco na traseira.
Se não fosse fato de ser um carro conceitual (não produzido em série), este seria o modelo mais rápido já feito pela Peugeot, segundo a montadora francesa 308 R HYbrid vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, é capaz de cobrir 1000 metros partindo de 0 km/h em apenas 22 segundos, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente por segurança aos 250 km/h, toda essa mágica é possível graças ao inovador sistema com três motores do carro, o principal propulsor é o conhecido motor 1.6 THP turbo, a gasolina com injeção direta de combustível, trabalhado para sozinho desenvolver 273cv, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, há ainda dois outros motores elétricos com 115 cavalos cada, montado um sobre o eixo dianteiro e outro sobre o eixo traseiro. Totalizando 503 cavalos de potência e 73 kgfm de torque máximo, permitindo assim que o carro tenha também tração 4×4.
Para domar essa potência o 308 R HYbrid contará com quatro modos de condução: O “Hot Lap” libera tudo o que os 500 cavalos podem fazer pelo carro, já o modo “Track”, controla um pouco desta potência entregando 400 cv e 53 kgfm de torque usando força do motor a combustão e do motor elétrico traseiro, já o modo “Road” indicado para estradas comum, extrai 300 cavalos e 40 kgfm de torque, sendo que o motor a gasolina é o principal e o motor elétrico traseiro entra em ação apenas quando necessário, enquanto quarto modo é o “ZEV”, um modo econômico e totalmente elétrico, que utiliza o motor elétrico traseiro para mover o 308 R, enquanto o motor elétrico do eixo dianteiro entra em ação quando é exigida uma potência extra, ao pisar do acelerador, em uma ultrapassagem por exemplo.
Próximo ao eixo traseiro fica localizado um “pack”, com 3 kwh / 400v de baterias de íons de lithium.
Existem três formas de se recarregar as baterias do motor elétrico: a primeira através do sistema de recuperação da energia gerada pelos discos de freio nas frenagem, a segunda usando o motor elétrico dianteiro como um gerador alimentado pelo motor a gasolina, ou ainda na terceira opção, plugar o carro a um terminal de carga rápida de alta potência, que pode recarregar as baterias do 308R HYbrid em apenas 30 minutos.
Por enquanto ainda não há previsão de lançamento de uma versão de produção do 308R HYbrid, porém a Peugeot trabalhara para lançar em breve uma versão ainda mais esportiva do hatch.