Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A Mercedes conseguiu fazer o que já era bom, ficar ainda melhor, a montadora alemã mostrou no sábado (27 de junho), a linha 2016 da Classe A, o modelo ganhou pequenas alterações visuais que o deixou com um perfil ainda mais agressivo, porém o que mais impressiona, é a nova potência anunciada, da versão esportiva, A45 AMG, que agora despejará 381 cv, extraídos de um motor 2.0, quatro cilindros.
A45 AMG 2016…
Houve um aumento de 21 cv, em relação ao bloco do A45 AMG lançado em 2013, o motor continua o mesmo 2.0, quatro cilindros turbo, porém a potência subiu de 360 cv para 381 cv, enquanto o torque pulou de 45 kgfm para 47.5 kgfm, esse ganho traduzido em desempenho, resultou em uma melhoria de 0.4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, que agora é de 4.2 segundos, a velocidade máxima continua limitada eletronicamente por razões de segurança aos 250 km/h.
Apesar de ter ficado mais potente e veloz, o consumo permaneceu o mesmo, a Mercedes fala que o A45 AMG pode fazer até 14.9 km/l.
Outra novidade no A45 AMG é o sistema de DYNAMIC SELECT da AMG, presente antes em modelos maiores e mais caros, ele permite ao motorista escolher entre cinco modos distintos de pilotagem: “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual”, cada modo altera de forma significativa a reposta do motor, as trocas de marchas, precisão e peso do volante, além do nível de intervenção eletrônica para manter o controle do carro, como o ESP e o controle de tração, por exemplo no modo individual estes auxílios são totalmente desligados.
Como opcional o comprador do A45 AMG poderá levar ainda o kit AMG DYNAMIC PLUS, que conta com o AMG RIDE CONTROL, uma suspensão ajustável esportiva, que pode ter seus amortecedores ajustados em dois estágios, o sistema opera de duas formas: Automaticamente, adaptando a força dos amortecedores para cada roda, de acordo com a situação da condução e condição da estrada, ou de forma manual, quando o motorista escolhe manualmente o setup da suspensão.
Por fim a Mercedes também realizou alterações na transmissão automática 7G Tronic de dupla embreagem, que equipa o A45 AMG, apresentando trocas de marchas otimizadas, e mais “dinâmica” nas acelerações em qualquer velocidade.
Mercedes Classe A 2016…
As versões “civis” do Classe A, também trazem varias novidades, como novos para-choques mais esportivos e agressivos, nova grade ao estilo “diamante”, rodas de liga leve com desenhos inéditos, faróis com nova disposição de luzes, com assinatura de LEDs, a a opção de faróis Full LEDs.
Por dentro a linha Mercedes Classe A 2016, conta com melhorias como uma nova central multi-mídia com suporte a aos sistemas Android Auto e CarPlay, iluminação mais trabalhada, além de acabamento com detalhes mais requintado, como botões em aço galvanizado, novo painel de instrumento com desenho tubular e display de 8 polegadas ao centro, além da opção de sistema multi-mídia com tela gigante.
Enquanto na mecânica, toda a linha Classe A tiveram seus motores revistos, contando inclusive com novas opções, como a versão de entrada A160, com motor a gasolina de 102 cv, e a versão diesel A 180d BlueEFFICIENCY com 109 cv, esta alias promete bastante economia de combustível, sendo capaz de fazer até 28.5 km/l.
Já a versão diesel A220d, teve seu motor 2.1, retrabalhado, passando de 170 para 177 cv, enquanto a versão A250 Sport (vendida no Brasil), teve sua potência elevada de 211 para 218 cv.
Outra novidade é que agora na linha 2016 a Mercedes oferecerá a versão A250 Sport com o controle de largada (“Launch Assist”), que permitirá arrancadas ainda mais ageis e velozes.
Grande parte das versões saem de fabrica com transmissão automática de sete velocidades 7G Tronic, além da opção de tração 4×4 4Matic.
As versões A 200 d 4MATIC, A 220 4MATIC, A 220 d, A 220 d 4MATIC, A 250 4MATIC, A 250 Sport e A 250 Sport 4MATIC serão equipadas com o sistema DYNAMIC SELECT de série.
Na Europa as vendas do Novo Mercedes Classe A 2016 e A45 AMG 2016, começam em setembro de 2015, por aqui ela deve chegar no final do ano, ou começo de 2016.
Pacote inspirado na equipe de F1…
A Mercedes também colocará na linha 2016 a edição limitada em referência a equipe MERCEDES AMG PETRONAS na F1, o Classe A “Motorsport Edition”, esta contará com alguns elementos inspirados nas pistas de corrida, como para-choque dianteiro e traseiro com detalhes pintados na cor “petrol green”, a mesma cor das bordas das belas rodas AMG que serão oferecidas na versão, ela contarão com pintura preto brilhante, a Classe A Motorport Edition, trará ainda um aerofólio na traseira, e retrovisores exclusivos, além de teto em preto brilhante e pintura prata fosca.
Já o interior contará com acabamento exclusivo com bancos em couro preto DINAMICA, com parte central em microfibra, e faixas decorativas, além de detalhes como nas saídas de ar, portas e cintos de segurança.
O pacote “Motorsport Edition”, será oferecido para todas as versões da Classe A a partir da A200 em diante, (menos para a A45 AMG).