O Kia Ceed é uma das principais aposta da montadora coreana para o mercado europeu, e para deixar o modelo mais competitivo no disputado mercado do velho continente, a Kia realizou mudanças na linha 2016 do Ceed, tanto na versão hatch, quanto perua do modelo.
As mudanças não foram profundas, externamente o Ceed 2016 apresenta um novo para-choque mais encorpado, com detalhes cromados e novos faróis de neblina, a grade frontal também foi retocada, ela ficou mais ampla, nas laterais o Ceed apenas ganhou novas rodas de alumínio aro 16 ou 17, com acabamento diamantado dependendo da versão, e por fim na traseira o modelo 2016 ostenta lanternas com nova lentes e luzes LEDs, além de um para-choque reformulado com refletores em sua parte inferior.
Dentro da cabine a Kia europeia, melhorou o nível de isolamento acústico da cabine, adicionando novos materiais absorventes de som, para impedir que os barulhos externos invadam o interior do modelo. Além disso, o Kia Ceed 2016 traz novos detalhes como apliques cromados, nos mostradores, saídas de ar e no console central. Há ainda novos materiais no console central e nas portas como apliques em alumínio e preto brilhante. A versão top GT Line ainda conta com volante de base reta.
Por fim o Kia Ceed 2016 incorpora um inédito e moderno motor 1.0, turbo, de apenas três cilindros, eco-Turbo, que terá dois níveis de potência, 100 ou 120 cv, em ambas as configurações o torque máximo será de 17.2 kgfm. Além deste novo bloco o Ceed também poderá vir com os já conhecidos motores 1.6 GDI de 128 cv, enquanto a versão de entrada continuara com bloco 1.4 mpi, de 100 cv, já a top de linha Ceed GT virá com propulsor 1.6 turbo de 204 cv e 26.5 kgfm de torque.
Como manda o figurino na Europa, haverá duas versões a diesel, a 1.6 CRDI com dois níveis de potência, 110 cv e 136 cv.
Dependo da versão, o câmbio pode ser manual de seis marchas, ou automático DSG dupla embreagem e sete velocidades.
Na Europa as vendas do novo Kia Ceed 2016 começam em agosto, por enquanto não há planos do modelo vir para o Brasil.