A partir do mês de agosto a marca austríaca KTM, começará a vender no Brasil a 390 Duke, a interessante naked esportiva de baixa cilindrada, chega para ser o modelo mais acessível da KTM no país, terá preço de R$ 21.990 e disputará mercado em um segmento com opções variadas e concorrentes de peso.
Para tentar se dar bem no mercado brasileiro, a KTM 390 Duke aposta em um conjunto bastante diferente do que há nas rivais, ao começar pelo seu peculiar motor de apenas 1 cilindro, 4 válvulas DOCH, e 373 cilindradas, que gera espantosos 44 cv de potência, a 9.250 rpm, e um torque de 3.57 kgfm, este bloco não tem muito trabalho de empurrar esta Duke, que pesa apenas 139 kg, com isso ela tem uma das melhores relação peso/potência nesta faixa de cilindrada.
Ainda podemos destacar no conjunto, o câmbio de seis marchas, chassi tipo treliça aparente em aço (pintado na tradicional cor laranja da KTM), além da suspensão dianteira WP tipo invertida, guidão em alumínio e freio a disco na dianteira (com disco de 300mm) e na traseira (230mm) dotados de ABS de série.
Outro atrativo que merece ser comentado é o visual particular da Duke 390, ela é inspirada nas irmãs maiores da família Duke, seguindo uma proposta bastante esportiva, note o farol em formato de diamante, o tanque de combustível com desenho aerodinâmico, o banco em dois andares, o chassi exposto, as belas rodas de alumínio com pintura laranja, e o escapamento curto que fica escondido embaixo da moto, detalhes que tornam fácil distinguir a Duke 390 nas ruas.
Ainda se ajustando no Brasil a KTM quer vender algo em torno das 3 mil unidades da Duke 390 no Brasil, enfrentando concorrentes em categoria amplas que vai das 250 a 500 cilindradas, lembrando que a 390 Duke já está sendo produzido no Brasil.
Focando neste segmento de entrada, a KTM ainda deve lançar em 2015, uma opção ainda mais acessível, a 200 Duke, que deve ter preço figurando em torno dos R$ 15.000.