A Hyundai coreana acaba de mostrar a totalmente nova geração do Elantra, – chamado em alguns mercados de Avante, e não foi qualquer mudança, a Hyundai optou por refazer do zero o sedan, ou seja, pouca coisa restou da geração anterior lançada em 2011, a carroceria ficou maior e mais larga, além de ter adotado o novo padrão visual da marca com linhas mais agressivas e retas, também há grandes novidades no interior e na motorização do Elantra 2016.
Novo chassi e carroceria…
Apesar de a primeira vista não parecer, o novo Hyundai Elantra 2016 cresceu, são 2 cm a mais no comprimento, que agora é de 4.57 m, 2.5 cm a mais na largura e meio centímetro a mais na altura, apesar deste aumento na carroceria, a distância entre-eixos foi mantida em 2.70 metros, esta nova carroceria apresenta 32% a mais de aço de alta resistência, o que promete também melhorar a rigidez e o equilíbrio do sedan.
Design…
O design do novo Elantra 2016/2017 não chega a ser novidade, ou traz muita inovação, trata-se de uma nova leitura do atual padrão de estilo da Hyundai, que assumiu um perfil mais agressivo e trabalhado, contando com novos faróis, mais finos e alongados, além de trazerem uma disposição de luzes mais moderna com assinatura de LEDs diurnos, a já tradicional grade trapezoidal – copiada por diversas outras marcas, ainda continua lá, porém ficou maior e agora conta com 5 lâminas cromadas, outro destaque é o para-choque com novo perfil bastante agressivo, com falsas tomadas de ar nas extremidades, por fim o capô ficou mais baixo e aerodinâmico, além de ter ganho vincos mais aparentes.
Nas laterais o Elantra ganhou vincos mais salientes acima das maçanetas e na parte inferior das portas, enquanto as janelas e o teto mantiveram a aparência já vista na geração passada, marcada principalmente pelo teto baixo e curvo que passa esportividade.
Visto de traseira o Elantra 2016/2017 apresenta lanternas mais estreitas e compridas – nada muito diferente do já visto, além de um para-choque mais envolvente, enquanto a tampa do porta-malas também reprojetada ganhou traços mais retos em sua parte inferior e sobre a placa, além de uma espécie de spoiler integrado.
Interior….
Para quem gostava do interior com console central super futurista do antigo Elantra, terá agora de ser contentar com um Elantra de interior mais sóbrio e de linhas retas, note como ficaram as saídas de ar centrais – elas ficaram bem maiores porém trazem desenho conservador, enquanto no console há também novos botões que assumem uma arquitetura mais funcional e ergonômica. Já o acabamento deve subir um pouco de nível com novos plásticos macio ao toque.
Mais equipamentos e tecnologias…
Outro ponto que merece destaque é a lista de equipamentos, há novidades como uma nova central multi-mídia com tela maior de 8 polegadas, volante de três raios multi-funcional, sistema de áudio da renomada marca JBL com 8 alto falantes, detalhes de sofisticação como pedais em alumínio e freio de estacionamento acionado por botão.
A lista de novidades ainda inclui porta-malas com abertura presencial apenas com a aproximação da chave, banco dianteiro com regulagem elétrica e memória, sete airbags de série, farol alto inteligente, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego na traseira entre outros recursos.
Novo motores…
Pelo menos na Coreia do Sul, o Elantra 2016/2017 terá motores que focam mais na economia de combustível do que na potência, a versão de entrada virá com um bloco 1.6 aspirado de bons 132 cv, enquanto a versão mais cara trará um 2.0, aspirado com 149 cv de potência, por lá também haverá ainda uma versão diesel 1.6 turbo de 136 cv e a gás natural GNV também 1.6 porém com 120 cv de potência, voltada principalmente para veículos de frotas. Todas as configurações do novo Elantra poderão vir com transmissão manual de seis marchas, ou com uma inédita transmissão automática de 7 velocidade e dupla embreagem, lembrando que estas motorizações e potências serão para o mercado coreano, o Elantra 2016 do resto do mundo pode trazer novidades nas motorizações.
Na Coreia do Sul, as vendas começam já em 2015, porém no resto do mundo a nova geração do Hyundai Elantra deve aparecer nas lojas apenas na metade de 2016.