O Toyota Prius foi o percursor da onda de carros híbridos que vivemos atualmente, sua história teve início em 1997 no Japão, quando a primeira geração começou a ser produzida, tornando realidade o que até então era apenas uma ideia futurista, um carro normal, acessível, alimentado tanto por gasolina quanto por eletricidade, desde então então já foram 3 gerações e mais de 3.5 milhões de Prius vendido ao redor do mundo. Porém para 2016 a Toyota espera revolucionar novamente, para isso desenvolveu um Prius totalmente novo, com design exageradamente usado, além de uma carroceria maior, e novos componentes e soluções para o sistema híbrido que promete melhorar bastante o consumo e dirigibilidade do carro.
Design….
Enquanto as primeiras gerações do Prius foram marcada por trazerem visual diferente, porém comportado e fácil de agradar principalmente ao público mais velho e conservador, neste modelo 2016 a coisa será diferente, a Toyota resolveu radicalizar, a dianteira traz uma proposta de estilo inédito dentro da marca, com faróis grandes e de formato irregular que conferem uma aparência bastante agressiva e jovem ao modelo, assim como o desenho do para-choque também bastante chamativo, os cantos estão mais suavizados em função de melhorar a aerodinâmica.
Nas laterais, próximo a traseira, há vincos grandes que servem como uma espécie de efeito solo, criando um efeito visual de um aerofólio, outro destaque são as diferentes lanternas com efeito 3D que invadem as laterais e parecem deslizar para chão, cortando também o para-choque- repare na foto abaixo, além da enorme tampa do porta malas que é dividia em duas partes envidraçadas.
Novas medidas…
Esta nova plataforma e carroceria, permitiram ao Prius crescer bastante, somente o comprimento foi ampliado em 6 cm, enquanto a largura cresceu 1.5cm, e o carro está mais baixo em 2cm, o que na pratica deixou o Prius mais parecido com um sedan, além de permitir ao Toyota oferecer mais espaço interno no banco traseiro e no porta malas.
Além do que os olhos podem ver a Toyota diz que agora o Prius 2016/2017, se tornou um carro mais prazeroso de ser dirigido, por fatores como o centro de gravidade que foi rebaixado, o chassi ter ficado 60% mais rígido, e uma nova suspensão que faz a altura do novo Prius ser praticamente a mesma do esportivo Toyota GT, ou seja, o carro está bem mais baixo e com uma tocada mais esportiva e precisa.
Interior…
Por dentro também o Prius foi completamente reprojetado, o painel assumiu um estilo mais “clean” com poucos botões a mostra, não há nem mesmo alavanca de câmbio no chão ou de freio de mão, a seleção das marchas do câmbio que é automático: “R, N, D” é feita por um pequena alavanca que mais parece um botão embutido no painel, com apenas um toque para baixo é engatado a posição “Drive” e o carro está pronto pra andar, no meio fica o ponto “neutro”, enquanto que quando posto para cima é engatada ,marcha ré, o botão do estacionamento fica também no painel, ao lado desta mini alavanca.
Um detalhe que foi mantido da geração passada é o painel de instrumentos com a polêmico posicionamento ao centro, ele é totalmente digital e colorido, o acabamento também subiu de nível, há novos revestimentos em Black Piano e outros plásticos de textura lisa.
Equipamentos…
Esta nova geração do Prius oferecerá o que há de mais avançado em tecnologia embarcado, como piloto automático inteligente com radar dinâmico que mantém um distância segura do veículo que vai à frente, sistema de entretenimento com tela touch gigante, aviso e auxilio pra manter o carro na faixa de rolagem, sistema pré-colisão com detecção de pedestre, farol alto com ajuste automático entre outros itens, claro que alguns destes itens serão opcionais.
Motor ainda secreto…
Na motorização a Toyota ainda não disse muita coisa, apenas que o este novo Prius terá uma autonomia 10% maior do que a geração passada, além de contar com um aproveitamento da potência gerada 40% maior, os componentes do conjunto híbrido estão menores e mais leves, por exemplo a bateria do sistema híbrido que é de metal de níquel, esta bem mais compacta, porém mais durável do que a usada até então.
Nas lojas em…
Apesar do lançamento oficial do modelo está acontece agora em setembro, em Las Vegas em um evento exclusivo para 350 jornalistas do mundo todo, as vendas devem demorar para começar, apenas no começo de 2016 é que as primeiras unidades começam a ser vendidas no Japão.