Após passar mais de 2 anos em desenvolvimento, muita expectativa gerada e “teasers” divulgados, finalmente nesta terça-feira nas véspera de abertura do Salão de Frankufurt 2015, a Jaguar revelou ao mundo o seu primeiro SUV, o F-Pace, o modelo traz todas as expectativas da marca para alavancar suas vendas ao redor do mundo, entrar na disputa de um dos segmentos mais competitivos e rentáveis.
A Jaguar foi uma das ultimas das grandes montadoras mundiais, a se render a moda dos SUVs de luxo, moda esta que começou lá no final da década de 1990. Atualmente passando por uma fase de reestruturação, na qual visa renovar sua atual gama de produtos, e agregar uma imagem mais jovem e atraente, a tradicional Jaguar, praticamente foi obrigada pelo mercado a desenvolver um modelo para a categoria de SUVs de alto luxo.
Segundo a própria Jaguar o F-Pace, é um modelo que traz claro todo luxo e sofisticação já conhecido na marca, porém com uma proposta inédita de uso dinâmico e esportivo, que permite um fazer dele um modelo versátil ideal para ocasiões como viagens, aventuras, ou simplesmente ir até um restaurante chique no final da noite.
Design…
Em termos de estilo, o F-Pace segue a cartilha já vista nos lançamentos recentes da Jaguar, identidade que pode ser notada no desenho da enorme grade frontal e dos faróis arrojados. Apesar que este design já não é uma novidade e fica devendo mais ousadia, ele casou-se bem com o F-Pace, que na versão top trará uma proposta bastante esportiva, com faróis full LEDs, para-choques com tomadas de ar maiores, grade ao estilo colmeia, além de enormes rodas aro 22 em alumínio forjado, mais leves e resistentes do que as de alumínio normal fundido.
Nas laterais as caixas de rodas alargadas ajudam a passar robustez, as janelas vão se estreitando próximo a traseira, e a coluna “C” é bastante fina e inclinada, soluções encontradas para passar esportividade ao SUV, enquanto na traseira as lanternas inspiradas no F-Type, também agradam e combinam bem com o F-Pace.
SUV parrudo…
Formas musculosas não ficam apenas na aparência, o primeiro SUV da Jaguar realmente ostenta dimensões grandes para a sua categoria, principalmente na largura, montado sobre uma plataforma própria, suas medidas são diferentes de qualquer outro Jaguar, 4.73 m de comprimento com um entre eixos amplo de 2.87 metros, o que na pratica deve proporcionar um bom espaço interno no banco traseiro e para as bagagens, e por falar em bagagens, no porta malas do F-Pace caberá 650 litros (foto abaixo) e o banco traseiro é tripartido, podendo ainda ser dobrado totalmente.
Apesar de ser um carro grande e de carroceria encorpada, graças ao uso de novas tecnologias, principalmente o alumínio, presente em 80% da carroceria, o F-Pace será um SUV bastante leve, tendo 1665 kg na versão de entrada com motor diesel e tração 4×2, o que na pratica permitirá um bom desempenho ao volante do F-Pace, principalmente ao fazer curvas, além de permitir acelerações e retomadas de velocidades mais ágeis.
Motores…
Por falar em desempenho, de início o F-Pace terá versões mais mansas e baratas, partindo do modesto motor 2.0, quatro cilindros diesel de 180 cv, vindo com tração 4×2 traseira ou opcionalmente 4×4, a opção seguinte será equipada com o conhecido motor 2.0 turbo quatro cilindros de 240 cv (o mesmo motor do Land Rover Evoque), acoplado com terá tração 4×2 traseira, enquanto as versões mais potentes por enquanto serão: a 3.0 V6 diesel com 300 cv e 70 kgfm de torque, vindo apenas com tração 4×4, esta irá de 0 a 100 km/h em 5.8 segundos, além da 3.0, V6 Supercharged a gasolina, com 380 cv de potência esta também terá tração 4×4, sendo que nesta versão Supercharged, o F-Face terá um ótimo desempenho, poderá fazer de 0 a 100 km/h em apenas 5.1 segundos, e terá velocidade máxima limitada eletronicamente por segurança aos 250 km/h.
Todas as versões do F-Pace virão com transmissão automática de 8 velocidades da marca ZF, com modelo variando de acordo com a versão, enquanto apenas a versão de entrada a diesel virá com câmbio mecânico de seis marchas.
Atrações mecânicas..
A Jaguar cita com orgulho algumas das qualidades mecânicas do F-Pace, como a suspensão a ar, ajustável eletronicamente, Adaptive Dynamics, que mede os movimentos da carroceria, entre 100 a 500 vezes por segundo e realiza de forma automática alterações na suspensão, visando garantir conforto, segurança e desempenho em qualquer condição de rodagem, outra atração é o sistema de tração Adaptive Surface Response (ASR), uma versão da Jaguar do renomado sistema Terrain Response, da sua irmã Land Rover, que ajusta de forma automática ou através de um botão detalhes do carro como suspensão, direção e câmbio de acordo com o tipo de terreno em que se anda.
Interior sóbrio porém luxuoso…
Por dentro o Jaguar F-Type apresenta uma cabine que herda algumas características de outros modelos Jaguar – principalmente do XF, com um painel de visual sóbrio porém muito bem construído e bem acabado, e com um toque de esportividade. Destaque para o largo console central que divide a cabine, ele abriga botões bem fluídos e de visual limpo, além de um moderno sistema multi-mídia com tela ampla de 10.2 polegadas com processador quadcore, HD com 60GB de informações e com conexão a internet de alta velocidade, podendo por exemplo permitir a conexão de até 8 aparelhos ao mesmo tempo como celulares e tablets ao hotspot de Wi-Fi.
Outra atração é o painel totalmente digital e em 3D (foto acima), na verdade não há mostradores e sim uma tela de 12.3 polegadas de alta resolução, há claro muitos outros mimos como bancos elétricos dianteiros com ajustes em 14 posições diferentes com sistema de aquecimento e resfriamento, cabine com sistema de iluminação por LED com 10 opções de cores, Head up Display que projeta informações no para-brisa a laser, piloto automático inteligente, monitoramento de pontos cegos, Park Assist, detecção trafego na traseira, teto solar panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro entre outros recursos.
A Activity Key – Uma chave inteligente para entrar na água…
Como é um veículo voltado também ao uso em aventuras e fora de estradas, a Jaguar desenvolveu uma chave especial, batizada de Activity Key, ela na verdade é uma pulseira a prova d’água, quedas e choques, tendo transponder integrado, ou seja, caso o dono do veículo vá surfar ou fazer algum esporte aquático como kaik por exemplo, aonde pode molhar a chave ou até mesmo perder a chave original, basta ele ativar no carro a Activity Key, deixar a chave original do carro dentro do veículo, e travar o carro com a pulseira Activity Key ao sair de perto do veículo.
Quando travado através da pulseira, qualquer outra chave deixada dentro do carro é anulada. O sistema funciona através de frequências RF, não necessita de baterias, e para destravar o carro basta o motorista aproximar a Activity Key da letra “J” na tampa do porta malas, sem precisar apertar nenhum botão.
Nas lojas em…
A apresentação do Jaguar F-Pace acontece agora em setembro durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, porém as vendas na Europa começam apenas nos primeiros meses de 2016, sendo oferecido nas seguintes versões: Pure, Prestige, Portfolio, R-Sport, S e a edição especial de lançamento First Edition, os preços ainda não foram revelados, ele deve chegar ao Brasil já em 2016.
Uma resposta