Este é um daqueles carros que o público brasileiro pouco conhece, porém lá fora é bastante tradicional, o Baleno, é um dos modelos mais vendidos da Suzuki ao redor do mundo, sendo comercializado na Europa, Ásia, América e Oriente Médio, ele foi inclusive vendido no Brasil sem grande sucesso, durante o final da década de 1990. A Suzuki esta apresentando no Salão de Frankfurt 2015 a nova geração do modelo que apresenta tudo novo, ele subiu bastante de nível.
Nesta nova geração a Suzuki optou por fazer um carro simples, bonito e que atendesse as necessidades do publico que busca um compacto deste tipo, porém que oferecesse um algo a mais, eis alguns pontos chaves abordados pela marca na criação do novo Baleno 2016: design, utilidade, conforto, manobrabilidade, economia de combustível e prazer ao se dirigir.
O novo Suzuki Baleno 2016 inaugura um novo padrão de design para a marca japonesa, estilo esse batizado de “Liquid Flow”, com linhas curvas e fluídas, passando velocidade e esportividade mesmo parado.
Na dianteira destaque para a grade avantajada em forma de sorriso e com acabamento cromado, os faróis são modernos e grandes, contam com luzes LEDs, o para-brisa está mais inclinado e aerodinâmico, enquanto nas laterais a linha de cintura ficou mais alta para passar uma porte mais robusto ao Baleno, por fim na traseira o conjunto é mais simples e comum.
O modelo mede 3.99 metros de comprimento, por 1.74 de largura e 1.47 m de altura, o entre eixos surpreende com amplos 2.52 m, ou seja, apesar de ser um hatch compacto, o modelo promete ter bastante espaço, principalmente no banco traseiro e também no porta malas, que segundo dados de fabrica acomodará ótimos 355 litros.
Por dentro além de apresentar mais espaço interno, o acabamento do novo Baleno agrada bastante, trazendo materiais de boa qualidade nos revestimentos, claro não há exageros, destaque para o desenho diferente do console central, com botões agrupados ao centro de uma forma arrojada e pouco comum, além das grandes saída de ar centrais no painel, e dos equipamentos que serão ofertados.
Para conseguir fazer frente a concorrência de peso, principalmente no mercado europeu, o Suzuki Baleno 2016, incorporara modernidades inéditas como sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas touch, com entrada USB, SD card e conectividade com o sistema Apple Car Play, além de volante multi-funcional, ar-condicionado digital automático, entrada sem chave com motor sendo acionado por botão e até mesmo piloto automático adaptativo ACC, que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente.
Na parte mecânica o novo Suzuki Baleno apresenta o motor 1.2, 4 cilindros, aspirado DUALJET, que desenvolve 90 cv de potência e 12 kgfm de torque na versão de entrada e o moderno 1.0, 3 cilindros, turbo BOOSTERJET com 112 cv de potência e 17 kgfm de torque para as versões mais caras. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas tipo CVT.
A Suzuki destaca ainda o sistema “meio-híbrido”, com um alternador especial chamado ISG (Integrated Starter Generator), que é capaz de armazenar e converter a energia gerada durante as frenagens em eletricidade, e essa energia ajuda o motor durante as acelerações, permitindo uma maior economia de combustível.
Na Europa o novo Baleno chegará as revendas no começo de 2016, por enquanto não há informações sobre uma possível vinda do modelo ao mercado brasileiro.