Para demonstrar a capacidade de seu novo centro de restauração, que funcionará na Alemanha e nos EUA, a Porsche restaurou este raro modelo de competição, 917K, construído em 1971.
Carro vencedor dos 1000km de Spa-Francorchamps daquele ano (1971), com a dupla de pilotos Jackie Olivier (inglês) e Pedro Rodriguez (mexicano), este raro Porsche 917K também competiu em várias outras provas de longa duração nos EUA, porém após fazer sucesso nas pistas foi encostado, já bastante judiado e sem funcionar, levado para o museu da marca em Zuffenhausen, na Alemanha.
Em 2012 a Porsche Motorsport North America, decidiu trazer o carro de volta a vida, porém este trabalho não foi fácil, foram necessários uma longa consulta aos arquivos do museu da Porsche na Alemanha, além de ouvir pessoas mais velhas envolvidas com o carro na época, durante o processo também alguns dos mais experientes empregados da Porsche deram sua contribuição para o trabalho. Após este longo processo, o 917K voltou para sua plena forma e funcionamento.
O carro será mostrado em um evento que acontece nesta sexta-feira (25 de setembro) no circuito de Laguna Seca, na Califórnia, chamado “Rennsport Reunion”, aonde donos de Porsches de competição do mundo todo se reúnem para compartilhar informações e colocar suas maquinas nas pistas.
De acordo com a Porsche este novo programa de restauração de carros históricos, será destinados para modelo que necessitam de reparos, substituição de peças, além de atualizações de segurança para se manterem funcionando e nas pistas, este novo centro de assistência também oferecerá consultoria para assuntos técnicos para manter os Porsches clássicos em forma.