A Toyota não está de brincadeira com a nova geração da Hilux. Para o desespero dos rivais, a nova geração da picape da Toyota chega ao Brasil ainda nesse mês (novembro) por R$ 114,860. O modelo foi apresentado oficialmente nessa quinta-feira (05) à imprensa especializada brasileira. Totalmente reformulada a nova geração da Hilux chegará já como modelo 2017 sendo vendida em seis versões com preços que vão de R$ 114,860 à bagatela de R$ 188,120, todas com motor diesel 2.8 e tração 4×4.
Externamente a Hilux ficou muito mais arrojada e atraente, a carroceria que é completamente nova, deu adeus as linhas quadradas para dar lugar a um estilo mais fluído e moderno, que traz uma série de pontos em destaque ao começar pela vistosa grade frontal que fica integrada ao faróis, que agora são mais fluídos e contam com LEDs, para-choque e capô também são mais agressivos e aerodinâmicos. Já as laterais mantiveram o estilo robusto e imponente da geração anterior, porém as caixas de rodas estão mais salientes. Assim como a traseira que tem estilo bem fiel a Hilux anterior.
Essa é a oitava geração da Hillux, que é a picape mais vendida do mundo. Seja na Austrália, no Brasil ou na Argentina a picape da Toyota é símbolo de robustez e referência em sua categoria.
Esta nova Hilux está maior, houve um aumento de nada menos do que 7 centímetros no comprimento, e dois centímetros na largura, porém ficou 4.5 cm mais baixa, e o entre-eixos permaneceu com os mesmo 3.08 metros da geração passada.
Além da carroceria, a parte mecânica também trará diversas novidades, por aqui a Hilux será equipada com um novo motor 2.8L TurboDiesel e tração 4X4 em todas as versões. Para o segundo semestre de 2016 a Toyota prepara ainda o lançamento de versões com motorização Flex.
De acordo com a Toyota o bloco 2,8 Turbodiesel desenvolve 177 CV de potência e um torque de 42 kgfm na versão com câmbio manual e 45,9 kgfm na automática (um ganho de 22 % a mais de torque em relação ao modelo anterior). Já o consumo ficou mais frugal, pelo menos de acordo com a montadora, agora a Hilux diesel fará em média 9,3 km/l na cidade e 11.2 km/l na estrada, com câmbio automático as marcas passam a ser de 9 km por litro na cidade e 10,5 km/h na estrada. Nada mau para uma picape desse porte e com tração 4×4.
Nesta nova geração o painel e a posição de pilotagem da Hilux estão mais próximas de um automóvel de passeio do que de uma picape, o estilo sóbrio do painel lembra o do Corolla, o acabamento interno também merece destaque, evoluiu consideravelmente nesta nova geração da Hilux, com materiais de melhor qualidade e texturas mais trabalhadas, a cabine também ficou melhor equipada.
Versões e equipamentos de série:
Cabine simples câmbio manual:
Com cabine simples e transmissão manual, as duas primeiras versões da Hilux será basicamente destinadas a clientes frotistas, como companhias de telefonia ou de luz por exemplo e devem ter números modestos de venda.
Na versão mais simples, a Hilux sairá de fábrica equipada com ar condicionado, direção hidráulica progressiva, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, airbags de joelho para o motorista (além dos obrigatórios airbag frontal para motorista e passageiro) e bloqueio do diferencial traseiro.
Cabine Dupla manual:
A configuração Standard (que custará R$ 130,960) é a primeira opção com cabine dupla e traz basicamente todos os itens da primeira versão mais um sistema chamado Power, que por meio da eletrônica proporcionará respostas mais esportivas ao motorista, lembrando que esta configuração Standard vem com transmissão manual.
SR:
Já a SR (R$ 162,320) acrescenta itens como câmbio automático de seis marchas, vidros elétricos com sensores antiesmagamento nas quatro portas, travas elétricas e retrovisores elétricos e outros mimos como porta-luvas refrigerados e central multimídia Toyota Play com tela de TFT posicionado no painel.
SRV:
Em seguida há a versão SRV por R$ 177.000, (que até então na geração passada era a top de linha), ela adiciona itens como ar condicionado digital com saída para o banco traseiro, bancos forrados com couro sintético, assentos dianteiros com ajustes elétricos, painel de instrumentos com display colorido de TFT e equipamentos de segurança como piloto automático, controle de tração (TRC) e estabilidade (VSC), além de freios ABS com EBD E BAS e assistente de subida em rampas (hill hold) – que auxilia o motorista em situações como aclives como por exemplo. Outro diferencial são os faróis com LEDs que dá um charme a mais à dianteira da nova Hilux.
SRX:
A top de linha na nova geração passa a ser a inédita SRX que custa a salgados R$ 188,120 e em compensação oferece itens como sete airbags (incluindo dois do tipo cortina), acendimento automático dos faróis, sistema inteligente de destravamento das portas e botão Start – que dá a partida no motor sem precisar das chaves, faróis normais também em LEDs com auto ajuste. As rodas de liga leve são de 18 polegadas, ao invés de 17 como nas demais versões.
Com design atualizado e motorização idem a Nova Hilux tem tudo para tirar o sono da concorrência, dando continuidade ao sucesso da geração passado, tendo ainda qualidades para até incomodar o reinado da Chevrolet S10, atual líder do mercado. Enquanto países da Ásia e Europa a Hilux é um carro popular aqui ela tem status de carro de luxo, uma pena. As vendas do novo modelo estão prevista para começar já nas próximas semanas.
Esta nova geração continuará sendo montada na Argentina, mais precisamente na fábrica de Zárate. De lá era virá importada para o Brasil.
Vale lembrar que a marca vai trazer ainda para o Brasil a nova geração da SW4, que não tem nada a ver visualmente falando com a Hilux.
Confira todos os preços e versões:
Toyota Hilux 4×4 Chassi (sem caçamba) 2.8 TDI manual – R$ 114.860;
Toyota Hilux 4×4 Cabine Simples 2.8 TDI manual – R$ 118.690;
Toyota Hilux 4×4 Standard Cabine dupla 2.8 TDI manual – R$ 130.960;
Toyota Hilux 4×4 SR Cabine dupla 2.8 TDI automático – R$ 162.320;
Toyota Hilux 4×4 SRV Cabine dupla 2.8 TDI automático – R$ 177.000;
Toyota Hilux 4×4 SRX Cabine dupla 2.8 TDI automático – R$ 188.120.