Entra ano sai, sai ano, Mitsubishi é sinônimo de carro off-road. Há décadas os SUVs da marca são conhecidos por serem capazes de enfrentar qualquer tipo de terreno, seja o asfalto das grandes cidades ou uma trilha cheia de lama e poeira. Para reforçar ainda mais essa imagem, a Mitsubishi do Brasil está lançando no mercado uma versão especial do ASX com vocação mais “off-road”, batizada de Outdoor, ele é exclusiva para o mercado nacional, e chega custando R$ 97,990 e a expectativa é de emplacar 100 exemplares ao mês da nova versão.
O visual off-road é de longe o principal destaque do ASX Outdoor, o carro parece ter saído do Mitsubishi Cup, o campeonato de rali da marca no Brasil. Cheio de estilo o Outdoor conta com uma vistosa pintura laranja Sunshine, faróis e lanternas com máscara negra, rodas exclusivas aro 16 calçadas por pneus ATR (todo terreno), além de grade frontal com desenho exclusivo e para-choques não cor detalhes na cor cinza grafite. Alias essa grade foi emprestado do ASX Rali R – a versão de ralli do SUV da Mitsubishi e também foi utilizado na série especial O Neil lançado há pouco tempo.
O rack no teto suporta até 42 kg e os ganhos posicionados no para-choque traseiro tem uma capacidade de reboque de até 1.500 kg.
Ainda falando no visual nas laterais o ASX Outdor conta com apliques em plástico nos para-lamas e na parte inferior das portas, por fim há ainda rack no teto com capacidade para suportar até 42 kg e ganchos para reboque posicionados no para-choque traseiro, o que pode ser utio ao se fazer trilhas.
Porém o Outdoor não traz apenas o visual como o destaque, o jipinho também faz bonito fora do asfalto, vale lembrar que essa é a única versão do ASX a contar com com câmbio manual de cinco velocidades e tração integral nas quatro rodas (4WD). Ele é mais em conta do que o ASX com tração 4X2 e câmbio CVT (R$ 98,490).
O câmbio manual é o mesmo do sedan Lancer e trabalha em conjunto com o conhecido motor 2.0L calibrado para entregar 160 CV de potência e 20.1 kgfm de torque. A tração 4X4 pode ser acionada eletronicamente e, é capaz de dividir 50/50 o torque do motor. De acordo com a Mitsubishi a suspensão foi retrabalhada ganhando amortecedores com nova carga, barras estabilizadoras mais flexíveis e molas com maior tensão. Na prática isso resulta em uma pilotagem mais agradável e ágil, principalmente ao rodar fora do asfalto.
O interior também passou por um banho de loja, os bancos são forrados com tecido com uma padronagem exclusiva (mais fácil de limpar) e o volante é revestido em couro com direção ajustável. Destaque ainda para a central multimídia no painel com tela sensível ao toque (porém o equipamento não conta com GPS e nem câmera de ré, um pecado para um carro que custa quase R$ 100,000).
De série o Mitsubishi sai de fábrica equipado com direção elétrica, ar condicionado automático (porém não digital), volante multifuncional, vidros elétricos com função um toque para o motorista, retrovisores elétricos, travas elétricas, e equipamentos de segurança como freios ABS com EBD e assistente de partida em rampa.
Enfim o ASX Outdoor pode não ser o SUV mais moderno, equipado ou ter o interior mais sofisticado do segmento, mas sem duvida transborda personalidade. É um SUV pra quem deseja um 4×4 off-road de verdade, pra quem gosta de cair na estrada nos finais de semana e pegar algumas trilhas de vez em quando. É uma pena que o preço seja um tanto salgado.