Olhando de perto a Nova RAM 2500 Laramie você entende porque os americanos usam o mesmo nome para descrever picapes e caminhões, truck. A impressionante Laramie é um caminhão em forma de picape, prova disso é que esse é o único modelo do gênero à venda do Brasil onde é preciso de CNH do tipo C (exigida para modelos com PBT acima de 3,5) para ser dirigida. Depois de uma ausência de dois ano no mercado – esse titã está de volta ao Brasil – oferecendo doses cavalares de potência e robustez.
A RAM 2500 2016 é de longe o suprassumo entre as picapes vendidas no Brasil. Além de ser a maior com generosos 6 metros de comprimento por 2 de largura, ela também é a mais potente – equipada com uma usina de força V8 6.7L Turbodiesel com impressionantes 330 CV de potência. Infelizmente ela também fatura o título de picape mais cara do país, levar uma máquinas dessas pra garagem custa a bagatela de R$ 249,900.
A ideia da RAM (marca que faz parte do Grupo Chrysler/FIAT) é oferecer algo mais robusto, potente e luxo em relação as picape grandes mais vendidas do mercado, a Ram está em uma categoria superior as rivais como a Nova Hillux que na configuração mais cara sai por R$ 188,120, Chevrolet S10 (R$ 159,800 na top High Country), VW Amarok (R$ 158,990), além da Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier.
Por fora a Nova RAM 2500 Laramie 2016 traz como novidades, mais detalhes cromados, além das rodas de 18 polegadas – que ficaram no lugar das peças de 17
A alta do dólar castigou o preço da picape americana, quando foi lançada no Brasil em 2012 a diferença da RAM em relação as versões mais caras das rivais nacionais ficava em torno de R$ 10 mil a R$ 15 mil, já agora no modelo 2016 o intervalo de preço é de espantosos R$ 90,000. Ou seja. com o que se gasta em uma RAM é possível comprar um S10 High Country, uma Renault Duster Oroch e ainda sobra um troco.
Apesar disso, a RAM espera que a razão de lugar à emoção. A marca está confiante no sucesso da nova Laramie e espera emplacar até o final de 2016 mais de 1000 exemplares, nada mau para um modelo que custa mais do que um Jaguar XF ou um Audi TT e que ainda é necessário ter habilitação para guiar caminhão para poder dirigi-lo.
Feita para enfrentar qualquer tipo de terreno e tarefa, ela tem uma incrível capacidade reboque de 7,750 kg, na pratica isso significa que a RAM pode levar desde trailer – até pequenos barcos, um aumento de 41% em relação ao último modelo. Isto devido ao ótimo torque deste novo bloco diesel, que é de impressionantes 104 kgfm e a tração 4X4 com opção reduzida. Já o câmbio automático de seis velocidades.
Outra destaque da Dodge Ram 2500 2016 é a chamada RAM BOX, dois compartimentos com capacidade para até 132 litros cada. posicionados nas laterais da caçamba, estes compartimentos ficam localizados entre a caçamba e a carroceria, e oferecem versatilidade a picape, nelas é possível guardar ferramentas, até carnes fresca ou bebidas envoltas por gelo.
Como opcional é oferecido ainda um extensor de caçamba – utilizado para o transporte de cargas que ultrapassem o espaço da caçamba com a tampa.
A linha RAM conta ainda com um picape menor a 1500, porém por enquanto a marca não tem planos de importa-la para o país.
Além da robustez, o interior é outro ponto forte da nova Ram 2500 Laramie 2016, tanto com relação a qualidades dos materiais usados no acabamento quanto ao conjunto de equipamentos de série que impressiona. A sensação é de se estar a bordo de um sedan de luxo.
Na linha 2016 a cabine passou por um facelift, a qualidade dos materiais usadas subiu de nível em relação ao modelo anterior, lançado no Brasil em 2012 e o painel recebeu um estilo mais minimalista e amigável.
Entre os equipamentos de série, destaque para itens como a central multimídia Uconnect com tela touch-screen TFT e 8,4 polegadas, o ar condicionado com duas zonas de temperatura individuais, o sistema de áudio premium, além de outro mimos como porta-luvas refrigerados, bancos em couro, sendo que os dianteiros contam com ajustes elétricos e aquecimento e ventilação e carpetes macios aveludados.
Acima o sistema multi-midia Uconnect com tela grande de 8.4 polegadas, e abaixo um dos vários porta-objetos espalhado pelo interior da picape
Também merece destaque a câmera de ré posicionada na traseira, um item indispensável quando se trata de um caminhão de mais de seis metros. Outro item que foi instalado na linha 2016 é função Keyless Enter & GO – para destravar as portas bastar puxar a maçaneta externa, para ligar o motorzão V8 é preciso apenas pressionar um botão no painel, tudo sem tirar a chave do bolso.
Enfim com todo respeito aos fãs de Hillux e S10 a RAM 2500 está em um patamar totalmente superior de robustez, potência e conforto, sem nenhum concorrente à altura. É uma pena que o seu preço também esteja em um patamar superior – sem concorrentes. Bem que a Chevrolet e Ford também poderia seguir o exemplo da Chrysler/FIAT e trazer para o Brasil as nova geração das picapes maiores como Chevrolet Silverado e da Ford F Serie 1000, algumas das picapes mais vendidas do EUA. Mesmo que tivessem um número pequenos de venda iriam dá um belo lustre no showroom da marcas.
O segmento das picapes está passando por um processo bastante interessante no Brasil, dezenas de novidades chegaram recentente (Nova Hillux, Renault Duster Oroch) ou chegaram (Fiat Toro, Nova Ford Ranger e Nova Mitsubishi L200 Triton) ao mercado ao longo de 2016, falta agora essa evolução chegar aos segmentos mais caros e sofisticados, criando quem sabe no futuro uma nova categoria de picapes no país.
Atualmente a RAM conta com uma rede de 48 concessionárias espalhadas por todo o Brasil, a montadora americana espera conseguir vender 1000 exemplares da nova Ram Laramie em 2016 por aqui.
Uma resposta
Para começão o motor não é de 8 cilindros e não estão dispostos em V; são 6 cilindros e estão dispostos em L!
V8 não!!!
L6!!!!