A Honda apresentou no Salão de Detroit 2016, a nova geração da sua pick-up mais vendida nos EUA, a Ridgeline, a Honda apostou mais na funcionalidade do que no visual, que é sem grandes atrativos ou inovações, ao contrário de suas principais rivais, como a Toyota Hilux e Ford Ranger, a Honda Ridgeline 2017 traz um estilo pouco convidativo e bastante sóbrio.
De acordo com a Honda, a nova Ridgeline, foi desenhada, desenvolvida e será produzida na América, sua chegada oficial as revendas por lá está marcada para acontecer ainda no primeiro semestre de 2016.
Verdade que o visual fica devendo se tratando de uma nova geração, a grande dianteira é demasiadamente grande, e adornada em sua parte superior com cromado e na parte inferior com acabamento em Black Piano, os faróis trazem um desenho abstrato e são invadidos pelo friso da grade, eles contam pela primeira vez com luzes LEDs diurnos, enquanto o para-choque aposta em um estilo mais quadrado e um tanto sem graça. Nas laterais e na traseira a nova Ridgeline 2017, conta com vincos mais salientes e uma aparência limpa, porém sem grandes inovações a serem comentadas.
Em comparação com a geração passada, a Honda Ridgeline cresceu, na versão mostrada, com cabine dupla, o aumento no comprimento deve ser mais sentindo na caçamba, que cresceu 13.7 cm na largura e 10 cm no comprimento, e ainda conta com piso totalmente plano, isso mesmo, uma boa sacada dos engenheiros da Honda, eles conseguiram alterar a fixação da suspensão, permitindo a caçamba ser totalmente plana, de acordo com a montadora é a maior caçamba entre as picapes com cabine dupla, e a única da categoria a contar com piso plano, sem aqueles espaço perdido pelas caixas de rodas e a suspensão traseira, sua capacidade também agrada 725 kg.
Esta inteligente caçamba talvez seja o grande destaque e atrativo da nova Ridgeline 2017, ela conta com um revestimento especial anti risco, além de luzes auxiliares, a tampa da caçamba possui duas formas de aberturas diferentes, o jeito tradicional, com a tampa deitando no mesmo plano do piso da caçamba, ou abrindo para o lado em direção a rua, assim como a tampa traseira de um furgão, o que deve facilitar as operações de tirar e colocar cargas, há ainda uma espécie de porta-malas que fica embaixo do piso da caçamba, nele fica localizado o estepe além de um bom espaço para levar malas protegido da chuva.
Por dentro a cabine deu um grande salto em qualidade, o painel da nova Ridgeline é moderno e atraente, nem parecer ser de uma pick up, o acabamento chama a atenção por ser detalhado, além do plástico liso de boa qualidade usado no painel, a cabine é revestida com plástico de alto brilho e detalhes na cor prata, além de muito couro. O painel ganhou uma tela colorida, e mostrador digital de velocidade, e o volante traz novos comandos.
A Honda optou por equipar sua picape com uma lista de itens de luxo, como ar-condicionado com três zonas de temperatura independentes (tri-zone), sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas e com suporte ao sistemas Android Auto e Apple Car Play, há ainda um potente sistema de som com 540 watts, partida por botão, bancos em couro, banco traseiro bipartido 60/40 e com compartimentos escondidos sob o piso.
Na parte da segurança a Ridgeline 2017 pode vir com equipamentos como piloto automático inteligente, aviso de colisão dianteira, freio de emergência, aviso e auxilio para manter a picape na faixa de rolagem da estrada, e todos os modelos virão de série com câmera traseira multi ângulos, que pode ser melhorada com sistemas Honda LaneWatch que monitora as faixas de rolagem e monitoramento de pontos cegos.
Na parte mecânica a nova Honda Ridgeline 2017 virá exclusivamente com um motor 3.5 V6, sem potência divulgada, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, a tração poderá ser 4×2 traseira, ou 4×4 com o sistema Intelligent Terrain Management com quatro modos de operação> Normal, Areia, Neve, e Lama.
Por enquanto a Honda não tem plano de trazer a Ridgeline ao Brasil.