A Mercedes apresentou no final do ano passado – a nova geração do seu truck top de linha o Mercedes Actros. O modelo passou por uma série de mudanças, do design – que recebeu estilo mais moderno – inspirado na nova geração do Actros vendido na Europa, ao lançamento de uma inédita configuração 6X4 cavalo mecânico com motor de 510 CV, a mais potente da MB brasileira.
Design:
Uma das principais novidade do Actros 2016 ficou por conta do novo visual. O design foi inspirado no Actros vendido na Europa. É verdade que a Mercedes do Brasil ao invés de trazer a nova geração do modelo lançado na Europa, optou por reestilizar e modernizar o Actros já vendido no Brasil. O estilo agrada porém não se comparar ao novo modelo lançado na Europa, considerado um dos caminhões mais bonitos do mundo – foto abaixo.
Por tanto o lançamento foi um tanto decepcionante, já que a marca não chegou nem a considerar trazer o Actros E6 para o país. Com o mercado de caminhões passando por sua pior crise em décadas (as vendas de caminhões no Brasil caíram cerca de 50% nos últimos anos) por isso a Mercedes escolheu investir em um projeto mais barato.
No visual a Mercedes resolveu fazer um híbrido entre a geração antiga do Actros e a nova geração vendida na Europa, um facelift. Mas apesar disso ele não deixa de ser um belo caminhão. Logo de cara, chama atenção a nova grade dianteira, de estilo mais arrojado e aerodinâmico, o para-choque também foi renovado e conta agora com iluminação por LEDs e faróis de policarbonato.
Motorização: Novo motor 13 Litros
Assim como os demais modelos da Mercedes, o Novo Actros é produzido na planta da marca em Juiz de Fora MG. Ao todo o extra-pesado é vendido em quatro versões, a 4844 com um novo motor 6 cilindros em linha, 13 litros de 435 CV, 2546 6×2 de 460 CV, 2646 6X4 de 460 CV e a top de linha (e inédita) 2651 6×4 de 510 CV. Seu PBTC chega a 74 toneladas.
Ele é ideal para o transporte rodoviário de cargas pesadas, como graneleiro, carga seca aberta, furgão, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner, etc. Considerado um dos caminhões mais completos do mercado – não há tarefa que o Actros não possa enfrentar.
Segundo a Mercedes no desenvolvimento do novo motor de 13 litros, foram feitos mais de 1 milhão de quilômetros em testes de rodagem por todo o país em mais de 14 mil horas de testes. De acordo com a marca, o novo propulsor é até 5% mais econômico.
Por ser o modelo mais robusto e o top de linha, o Novo Actros traz uma série de tecnologia inovadoras. Entre elas o câmbio PowerShift. Um tipo de marcha totalmente automatizada, sem pedal de embreagem. Ele realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando o conforto para o motorista, além de melhorar o consumo. Há três funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto. O “EcoRoll” que coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. O modo “Power”, acionado por uma tecla no painel, permite, durante 10 minutos, trocas de marchas em rotações mais altas a fim de facilitar ultrapassagens ou vencer aclives mais íngremes, otimizando o desempenho do veículo. Já a função “Manobra” propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e em manobras, contribuindo para maior segurança.
Outra tecnologia inovadora que merece destaque é o ABA (Assistente Ativo de Frenagem), equipamento (vendido como item opcional) funciona em velocidades acima de 60 km/h e intervém automaticamente em caso do risco iminente de uma colisão, diminuindo os impactos de um eventual batida. Se há risco de uma colisão o ABA ativa um alerta visual e sonoro para o motorista. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência. Há ainda o Controle de Proximidade (Proximity Control System) que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, e o Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem que utiliza uma câmera para monitorar o caminhão na faixa de rolagem, avisando o motorista quando há mudança de faixa.
Além disso, todos os caminhões Actros rodoviários também são equipados, de série, com bloqueio de deslocamento para partidas em rampa, exclusivo freio-motor Top Brake da Mercedes-Benz, freio a tambor (a disco, opcional) e freio eletrônico EBS com EBD, ABS e ASR e piloto automático com limitador de velocidade. Não é à toa que a Mercedes define o Actros, como o Classe S dos caminhões, uma referência ao sedan mais luxuoso da marca.
Interior:
Por dentro a cabine também foi otimizada, dando mais conforto para o motorista. Entre os diferenciais estão a nova cama, além do climatizado, o painel com display de alta definição com tela TFT de 4 polegadas, que deixou as informações mais fáceis de serem visualizada. Para completar, há ainda um novo sistema de áudio. A cabine do Actros, pode ser curta, leito teto baixo, leito de teto alto ou até a ampla Megaspace.
Por fim o truck da Mercedes passou a oferecer a opção de suspensão metálica, próprias para estradas ruins, no caso quando equipado com essa suspensão o modelo também vem com tanques maiores, de alumínio que totalizam até 1.080 litros de combustível, proporcionando mais robustez e maior autonomia, com suspensão normal a litragem do tanque é de 720 litros, já quando equipado com suspensão a ar os tanque somam 890 litros.