Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A Opel levará para o Salão de Genebra 2016 este diferente esportivo conceitual, um coupé compacto que traz visual futurista e limpo, e que chama a atenção também por contar com um potente motor 1.0 de apenas três cilindros.
O GT Concept da Opel é uma referência há um dos primeiros carros conceitos feitos pela marca o Opel Exerimental GT, mostrado em 1965 no mesmo Salão de Genebra, o modelo fez tanto sucesso no evento que três anos depois da versão conceito ser mostrada ele já estava nas revendas da Opel na Europa, trazendo a base do Kadett B.
Do Opel GT original este novo conceito herdou as dimensões compactas, o capô bastante longo, que faz do modelo um carro de motor central frontal, já que o bloco fica localizando atrás da linha do eixo dianteiro, e a traseira bastante curta, o modelo possui apenas dois lugares, esta tipologia de veículo era muito usada nos esportivos antigos, como nas primeiras gerações do Chevrolet Corvette.
Falando de estilo o modelo da Opel ainda parece estar longe de ser produzido, conta com soluções bastante futuristas, combinadas com alguns traços já vistos em outros conceitos da marca, como a dianteira que lembra o Monza Concept, os faróis são bastante inovadores possuem uma nova tecnologia de LED chamada IntelliLux com iluminação com efeito 3D; enquanto o capô conta com vincos que lembram os antigos esportivos da década de 1960.
Há vários detalhes diferentes no Opel GT Concept como o friso vermelho lateral que corta praticamente todo o carro e combina com os pneus dianteiros também na cor vermelha, além das portas gigantes com abertura até o para-lama dianteiro, com janelas laterais que praticamente se fundem com a porta sem divisão aparente do que é vidro e do que é porta, e sem maçanetas, as portas se abrem após os passageiros pressionarem um touchpad integrado na faixa vermelha próximo ao teto. Para passar uma aparência limpa e fluída ao GT Concept, não traz retrovisores externos, duas câmeras montadas na traseira levam imagens para dois pequenos monitores no interior do carro, um em cada lado.
Por fim e não menos importante o Opel GT Concept conta com um motor bastante diferente para um coupé esportivo, ele traz uma versão mais potente do bloco 1.0 litro, 3 cilindros, turbo usado por alguns modelos da Opel na atualidade, como Corsa e o Adam, este motor no conceito foi trabalhado para entregar impressionantes 145 cv, a tração é traseira e o câmbio automatizado de seis velocidades, podendo ser controlado por paddle shift, borboletas atrás do volante.
Este esperto motor 1.0 de 145 cv leva o Opel GT Concept de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos e tem velocidade máxima de 215 km/h.
Por enquanto a Opel não fala sobre uma possível versão de produção do Opel GT, por enquanto ele é apenas uma boa ideia dos designers da marca alemã.
O carro será uma das estrelas da marca para o Salão de Genebra, Suíça, que começa no dia 3 de março.