Já dando uma aquecida para os lançamentos, a Ford divulgou detalhes sobre a nova Ranger 2017 e o novo Edge 2016, ambas as novidades já tem data de estreia confirmada para o primeiro semestre de 2016, provavelmente ocorram entre abril e junho.
A aguardada nova geração da Ranger, foi lançada na Ásia no ano passado, e chegará ao Brasil trazendo tudo novo, principalmente no interior, que deve subir bastante de nível tanto em beleza, conforto e equipamentos, contando inclusive com a nova geração do sistema SYNC da Ford com tela de 8 polegadas, além de painel de instrumentos com duas telas coloridas.
A nova Ranger continuará vindo importada da Argentina, visualmente ela conta com várias novidades, como novo conjunto dianteiro de faróis, grade, para-choque e capô com desenho mais parrudo e moderno.
Na parte mecânica a Ford ainda prefere manter segredo, mas tudo indica que a nova Ranger manterá os motores da linha atual, ou seja, o 2.7 flex de 173 cv, além dos diesel 2.2 de 150 cv para as versões de entrada e o 3.2 litros, 5 cilindros de 200 cv para as versões mais caras.
Porém haverá novidades para as versões com tração 4×4, a nova Ranger contará com um inédito e moderno sistema 4×4 AWD, esta tração traz controle eletrônico da caixa de transferência, traduzindo isso de forma pratica, o motorista poderá alterar através de um botão no painel em qualquer situação, mesmo com o veículo em movimento (em velocidades de até 120km/h), trocar a tração do carro entre 4×2, 4×4 e 4×4 Low “reduzida”, recurso bastante útil para encarar trechos em terrenos difíceis.
O novo Edge…
Também completamente renovado o Edge 2016 finalmente será lançado no Brasil – devido a alta do dólar ele não veio antes, a novidade foi apresentada ao mundo no começo do ano passado nos EUA. Visualmente o carro assumiu um estilo bem mais moderno, que segue o novo padrão visual da Ford.
Porém as maiores alterações estão debaixo da carroceria, o novo Edge é feito sobre uma nova plataforma, mais leve e rígida, além de contar com um novo sistema de suspensão e uma tração 4×4 inteligente, com sensores que monitoram o veículo a cada 16 milissegundos e distribui em tempo real a força do motor entre as rodas de acordo com a necessidade, podendo por exemplo distribuir a tração para as rodas dianteiras, ou traseiras, ou ambas ao mesmo tempo, contribuindo para o melhor desempenho, dirigibilidade e diminuir o consumo de combustível.
O Edge 2016 também agregará novos itens de conforto e conveniência, como direção elétrica adaptativa, câmera dianteira e traseira para manobras, sistema de detecção de pedestre e opção de auxílios como de condução semi-autônoma.
Ainda não há confirmação sobre motores, mas tudo indica que o Edge virá ao Brasil com o 2.0 Ecoboost, quatro cilindros de 245 cv, lembrando que nos EUA esta nova geração possui ainda uma versão V6 2.7 com cerca de 300 cavalos, independente do motor a transmissão será SelectShift® automática de seis velocidades.
Tanto a Ranger quanto o Edge devem chegar entre abril e junho.