A Peugeot apresentou agora no dia 5 de abril a linha 208 2017, o modelo recebeu um ótimo pacote de novidades, que incluem desde alterações leves no visual, a chegada de um novo motor 1.2 de apenas três cilindros, melhorias nas lista de itens oferecidos de série, e a chegada da aguardada versão esportiva, 208 GT que chega equipada com o potente motor 1.6 Turbo de 173 cv.
Novo Visual…
Por fora as alterações no novo 208 foram discretas quase imperceptíveis para os mais desatentos, o hatch ganhou um novo para-choque frontal com estilo mais agressivo e novos faróis de neblina com detalhes cromados, a grade frontal também foi levemente redesenhada, enquanto os faróis mantiveram o mesmo desenho porém apresentam uma nova disposição de luzes mais moderna e com fundo escuro, além de novas lentes.
No mais as alterações no 208 foram apenas retoques como novas rodas e calotas, além de lanternas traseiras com novas lentes fumê.
Novo motor 1.2 3 cilindros…
A Peugeot está tirando de linha o motor 1.5 quatro cilindros – que equipava as versões de entrada do 208, no lugar está chegando um bloco que promete agradar principalmente em termos de economia de combustível, batizado de PureTech, é um bloco totalmente novo 1.2 litros, três cilindros, 12 válvulas, flex, que desenvolve 84 cavalos com gasolina e 90 cv com etanol, o torque é de 12 kgfm com gasolina e 12.9 kgfm com álcool, vindo sempre com transmissão manual de cinco marchas.
Tendo como grande trunfo o baixo consumo, o novo motor 1.2 3 cilindros do 208, é segundo o programa de etiquetagem do Inmetro, o motor mais econômico do Brasil, o consumo rodando com gasolina é de impressionantes 15.1 km/l na cidade 16.9 km/l na estrada, já com etanol no tanque o Peugeot 208 1.2 roda bem menos 10.9 km/l na cidade e 11.7 km/l na estrada.
O novo motor 1.2 será oferecido nas versões: Active, Active Pack e Allure do 208, enquanto as mais caras Allure e Griffe continuarão sendo equipadas com o conhecido motor 1.6 16v 4 cilindros, de 115 cv com gasolina e 122 cv com etanol, o torque é de 15.5 kgfm com gasolina e 16.4 com etanol.
Porém nem tudo são flores neste novo 208 2017, as versões mais caras com motor 1.6 16v, continuam vindo com o já ultrapassado câmbio automático de apenas 4 marchas.
Versão Sport…
Mas voltando as novidades a linha 208 ainda ganhou uma inédito pacote Sport, como o próprio nome diz é uma versão com visual esportiva, baseada na opção top Allure 1.6 16v, porém o 208 Sport vem com visual exclusivo com rodas aro 16 com acabamento diamantado, ponteira cromada, aerofólio traseiro, console de teto com luzes de leitura de LED, volante esportivo em couro com costura vermelha, detalhes como pedaleiras em alumínio e central multi-midia com GPS, além de transmissão manual.
O veloz 208 GT…
Querendo deixar o 208 ainda mais interessante a Peugeot optou por trazer ao Brasil a versão GT, a inédita versão chama a atenção por vir com o poderoso motor 1.6 THP flex que desenvolve 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, vindo exclusivamente com uma transmissão manual de seis marchas.
O 208 GT chega para ser um dos poucos hatches esportivos de verdade no mercado brasileiro, pra completar o modelo conta com visual inédito e próprio, com grade, para-choque e rodas aro 16 exclusivas e com visual esportivo, além de interior com bancos esportivos e com revestimentos em dois tons, e uma lista de equipamentos completa.
Ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 7.6 segundos e pode alcançar os 220 km/h, o 208 GT é considerado um verdadeiro hot hatches, e se torna o carro mais rápido do Brasil em sua categoria, a única má notícia fica sendo seu preço salgado, R$ 78.990.
Por esse valor o 208 GT infelizmente já passa a ocupar um segmento de carro premium, rivalizando com outros modelos mais sofisticados como o Citroën DS3 com o mesmo motor 1.6 THP porém que bebe apenas gasolina e tem 165 cv por R$ 80.000, ou VW Golf Highline 1.4 TSi DSG com 150 cv por R$ 91.290. Bem acima dos rivais de mercado como Renault Sandero RS 2.0 de 150 cv R$ 58.880 e Fiat Punto T-Jet 152 cv.
Confira abaixo o que traz cada versão:
208 Active 1.2 R$ 48.190:
Ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores com ajustes elétrico, volante multifuncional, luzes diurnas e lanternas de LEDs, faróis e lanternas de neblina, além de sistema multimídia com espelhamento de smartphones e Bluetooth (mas sem GPS), som com MP3 e USB, computador de bordo, retrovisores com repetidores de seta, porta luvas refrigerado, volante com regulagem de altura e profundidade.
208 Active Pack 1.2 3 cilindros R$ 51.690:
Além dos equipamentos já citados vem com rodas de liga leve aro 15, volante revestido em couro, ar-condicionado digital bi-zone e ainda 2 airbags laterais, além dos frontais obrigatórios.
208 Allure 1.2 3 cilindros R$ 54.990:
Além dos itens já citados na configurações Active e Active Pack, acrescenta piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, teto solar panorâmico com acabamento cromado e grade frontal cromada.
208 Allure 1.6 Automático R$ 59.090:
Traz os mesmos itens das versões já citadas, porém vem com motor 1.6 de 122 cv e câmbio automático de quatro marchas.
208 Sport 1.6 Automático R$ 60.090:
Rodas maiores aro 16 com acabamento exclusivo para a versão, luzes de leitura interna em LED, pedaleiras em alumínio, escapamento com ponteira cromada, aerofólio, volante esportivo e central multi-mídia com GPS.
208 Griffe 1.6 Automático: R$ 64.590
Além dos itens das versões Allure, acrescenta central multimídia com GPS, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, rodas de liga leve aro 16, banco traseiro bi-partido, além de seis airbags, dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina.
208 GT (Griffe 1.6 THP) – R$ 78.990
Vem além do que visual esportivo exclusivo com novos para-choques e grade frontal, rodas de alumínio aro 17, aerofólio, escapamento com ponteira dupla cromadas, controle de estabilidade, suspensão esportiva e freios maiores ventilados.