A Yamaha está trazendo ao Brasil a scooter NMAX 160 ABS, o modelo chega com uma proposta diferente das demais scooters no mercado nesta categoria, trazendo atrações em termos de estilo, equipamentos, tecnologia e na motorização de 160 cilindradas. A novidade chega em maio custando a partir de R$ 11.390.
Sucesso de vendas da marca na Europa, a NMAX 160 ABS, possui estilo encorpado e diferente das demais scooters desta faixa de cilindrada, seu farol grande em LED chama a atenção na dianteira, assim como o para-brisa com acabamento na cor preto, os apliques nas laterais na cor prata, e a lanterna traseira também em LEDs.
Motor com comando de válvulas variável…
O motor de 160 cilindradas também agrada, ele possui diversas inovações como refrigeração a líquido com radiador na lateral, 4 válvulas, e controle de abertura variável das válvulas VVA, a NMAX 160 é a primeira scooter do mundo a contar com este tipo de tecnologia, que garante maior economia de combustível e melhor desempenho, este bloco compacto desenvolve ótimos 15.1 cv de potência e 1.47 kgfm de torque.
O sistema VVA (Variable Valve Actuation), que controla a abertura das válvulas do motor, pode ajustar o funcionamento de acordo com a necessidade, ou seja, através de uma complexa central eletrônica, o sistema determina o momento em que as válvulas do motor se abrem ou fecham, de acordo com a necessidade levando em conta a rotação do motor e a carga na scooter, o que na pratica permite a NMAX 160 ter bom torque em baixas rotações e desenvolver potência em altas rotações, o motor trabalha sempre cheio em um regime ideal de funcionamento, o que além de proporcionar mais agilidade em arrancas e retomadas de velocidade, também proporciona uma queima melhor do combustível.
Freio a disco nas duas rodas com ABS…
Além do motor com o diferente comando de válvula variável, a nova scooter da Yamaha ainda traz outra atrações em termos de tecnologia, como freios a ABS com discos nas duas rodas (o disco dianteiro e o traseiro possuem 230 mm de diâmetro), a NMAX 160 é o primeiro modelo desta categoria a contar com este tipo de freio, e ainda vem com suspensão traseira com dois amortecedores (Double Shock) com curso de 90mm, e câmbio automático tipo CVT, basta ao piloto apenas acelerar.
Painel digital com computador de bordo…
O painel de instrumentos é totalmente digital, feito em LCD ele possui iluminação com estilo retrô em LED, e traz funções legais como computador de bordo, indicador de pilotagem econômica ECO que indica o consumo instantâneo, e o nível de combustível no tanque, há ainda dois hodômetros parciais, relógio e até informa avisos como momento de trocar o óleo e da troca da correia da transmissão do câmbio CVT.
Tentando agradar a todo tipo de piloto, a Yamaha NMAX 160 oferece banco em dois andares, o que também torna as viagens com garupa mais confortáveis independente da estatura de ambos, assim como um amplo espaço para o piloto esticar as pernas e encontrar uma posição de pilotagem que mais lhe agrade, desde mais confortável a esportiva, podendo o piloto apoiar os pés no piso plano ou inclinado (foto abaixo), a Yamaha fala que esta posição de posição de pilotagem variada agradará também as mulheres.
Sobre o banco da NMAX fica o porta-objetos, que tem 25 litros de espaço o que permite ao compartimento abrigar um capacete integral e outros pequenos pertences como capa de chuva.
Outras considerações…
O tanque de combustível da Yamaha NMAX 160 tem 6.6 litros de capacidade, sendo 1.4 litros de reserva. Ele fica localizado sobre o túnel central. As rodas são em alumínio, aro 13 com pneus largos sem câmera, medidas 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira.
A NMAX 160 ABS deve chegar as revendas da Yamaha em todo o Brasil a partir do mês de maio de 2016, em três opções de cores: Titanium Grey (Cinza Fosca); Power Red (Vermelho Metálico) e R-White (Branco Metálico), o preço sugerido sem contar o frete, é de R$ 11.390.