Conforme esperado a Chevrolet está lançando agora em abril no mercado brasileiro a linha 2017 da S10. Para se manter líder no segmento, a picape aposta em uma leve, porém funcional plástica no visual, esse é o primeiro facelift da atual geração da S10 que está no mercado desde 2012.
A inspiração para o novo visual veio da picape Colorado, uma espécie de irmã da S10 (vendido em mercados como Tailândia e Austrália, nesse último sobre a bandeira da Holden). Embora tenha se concentrado basicamente na dianteira, o facelift na nova S10 2017 foi suficiente para mudar a personalidade da picape, a grade frontal ficou mais robusta e bem acabada, e agora é integrada ao faróis, que também são novos, eles estão maiores mais modernos e passam a contar com iluminação diurna por LEDs. Ainda na dianteira o para-choque da S10 assumiu uma aparência mais agressiva, com novos faróis de neblina e um acabamento mais trabalhado e o capô ficou mais esportivo, ganhando uma nova cavidade na sua parte posterior.
Nas laterais e na traseira as alterações na linha 2017 da S10 foram mais discretas, a picape recebeu novos retrovisores com setas integradas, tampa da caçamba com novo visual, novas opções de santantônio e proteção para a caçamba, além da opção de lanternas com LEDs. As rodas também são novas, nas variante mais básicas e mais vendidas como a LS e LT elas são de 16 polegadas, enquanto nas mais caras como a LTZ e High Country elas são aro 18 com acabamento diamantado. Toda a linha S10 ainda ganhou novos pneus com menor resistência a rolagem.
A linha S10 2017 ainda traz duas inéditas opções de cores para a carroceria: Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, que se juntam as demais 4 opções de cores já oferecidas, Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun.
O interior igualmente passou por um banho de loja, destaque para o novo painel que traz estilo mais arrojado na linha 2017. A qualidade dos materiais utilizados na cabine subiu de nível, o painel redesenhado agora é feito de um plástico liso e mais macio ao toque “soft touch”, assim como o conjunto de equipamentos de série que também evoluiu bastante, a picape conta agora com sistema MyLink com OnStar – do qual faláramos mais adiante, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, auxilio para subida e descidas, controle de tração e de estabilidade, ar-condicionado digital, sensores de acendimento dos faróis e acionamento dos limpadores do para-brisa. É uma pena que a maior desse mimos estejam disponível apenas para as versões mais salgadas da picape.
O painel de instrumentos também foi renovado, traz visual mais atraente e limpo, além de uma tela entre os mostradores que exibe informações do computador de bordo.
Entre as novidades estão ainda a direção que passou a ter assistência elétrica, o que certamente vai melhorar a dirigibilidade do carro, os isolamentos acústicos das portas foram melhorados, e a suspensão também recebeu alterações, visando melhorar o conforto e a condução nas cidades, além disso a traseira ganhou câmera de ré com gráfico de aproximação, o que certamente vai ajudar na hora da baliza.
A S10 2017 recebeu ainda a última geração do sistema multimídia MyLink. Por meio dos Apps CarPlay ou Android Auto, o motorista pode espelhar o seu smartphone na tela do sistema do carro.
A S10 traz ainda o OnStar, uma espécie de concierge virtual, que pode auxiliar o motorista através de uma central de monitoramento em diversas situações, desde encontrar pontos de serviços como postos de combustível, hospitais, hotéis, shopping, restaurantes, até mesmo fornecer um monitoramento em tempo real do veículo, que informa onde a S10 está, através de um aplicativo, podendo ainda até mesmo bloquear a picape remotamente.
Há ainda outras funcionalidades interessantes no OnStar como o modo valet que alerta ao motorista quando o carro se distancia mais de 500 metros de onde o motorista está, é bom lembrar que o serviço OnStar, será oferecido como cortesia por 12 meses, e depois passa a ser pago. O sistema pode ser acionado acionado um botão no retrovisor central, aonde uma central com atendimento “humano”, oferece os serviços por comandos de voz.
Ainda como novidade a versão top pode vir até mesmo com alerta de mudança involuntária de faixa de rolagem, e alerta de colisão frontal, e partida sem chave feita por botão, ou quando o motorista está fora do carro através de um comando na chave, ou seja, equipamentos que colocam a Chevrolet S10 em um novo patamar tecnológico no segmento, ela sem dúvidas é o modelo mais equipado da categoria.
Um dos pontos fortes da nova S10 continua sendo sua versatilidade, versões é o que não falta no modelo, ao todo são 13 variantes, entre opções de cabine simples, dupla e chassi “sem caçamba”, motores flex ou diesel, transmissão manual ou automática, tração 4×2 ou 4×4 e acabamento (LS, LT, LTZ e High Country).
Em termos de motorização não houveram alterações, porém graças a uma dieta a S10 ficou um pouco mais leve, através da utilização de materiais mais leves, novos componentes mecânicos e novas e mais eficientes soluções aerodinâmicas a S10 2017 é 5% mais econômica que o modelo anterior, e os motores continuam os mesmos o potente 2.5 flex de 206 cavalos, e o 2.8 turbo diesel que desenvolve bons 200 cv.
Pelo menos em primeiro momento, apesar de ter evoluído bastante, a Chevrolet não aumentou os preços da S10, a renovada linha 2017 da picape partirá na versão de entrada, LT Flex 4×2 cabine dupla de R$ 97,890 enquanto a top de linha High Country diesel custa a bagatela de R$ 167,490.
O lançamento oficial da nova S10 2017 está acontecendo esta semana na Agrishow, feira especializada no setor agrícola, que acontece na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo de 25 a 29 de abril. A nova S10 chega as lojas no início de maio de 2016.