Apesar de no Brasil a atual geração da C4 Picasso ser ainda um lançamento recente, – ela estreou no mercado no final de 2015, na Europa o modelo já tem uma certa idade, foi lançado em 2013 e é considerado um grande sucesso pela Citroën acumulando 300.000 unidades vendidas nesta atual geração.
Para o modelo 2016/2017 a Citroën C4 Picasso junto com a sua versão de 7 lugares Grand C4 Picasso, traz pequenas novidades visuais, além de novos equipamentos e um novo motor 1.2 Turbo mais econômico e potente.
Visualmente tanto a C4 Picasso quanto a Grand C4 Picasso, ganharam um novo para-choque com nova tomada de ar central mais esportiva, novos faróis e detalhes cromados.
Nas laterais desde a versão de entrada os modelos contarão com novas rodas aro 17, e pintura do teto em dois tons para a C4 Picasso, e novo detalhes em prata no arco do teto para a Grand C4 Picasso (foto acima), ambos receberam ainda novas lanternas traseiras com efeito 3D e três novas opções de cores para a carroceria.
Passando para o lado de dentro, a cabine do C4 Picasso e da Grand C4 Picasso 2017 apresentam 4 novas opções de tonalidades para customizar o interior dos modelos, os carros ainda ganharam um novo sistema multi-mídia com tela maior de 7 polegadas capaz de exibir mapas em 3D ele funciona em conjunto com uma tela de 12 polegadas HD localizada no topo do painel, oferecendo conectividade total com celulares com sistemas Apple e Android.
Outra grande evolução da C4 Picasso 2017 está na tecnologia embarcada, a tampa do porta malas agora possuem um sistema de abertura sem usar as mãos, basta o motorista passar o pé embaixo do para-choque traseiro que a tampa se abre e levanta automaticamente.
Em termos de segurança, as versões top da C4 Picasso e Grand C4 Picasso 2017 agora incorporam tecnologias inéditas como piloto automático inteligente capaz de manter uma distância segura do veículo que vai à frente, freio de emergência, leitor de limites e placas de transito, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, detector de fadiga do motorista, além de monitoramento de pontos cegos ao redor do carro com monitoramento 360 graus ao redor do veículo.
Por fim na parte mecânica, a atração na linha 2017 da C4 Picasso é a chegada de um novo e eficiente bloco 1.2 PureTech, a gasolina turbo, que desenvolve ótimos 130 cv de força, ou em uma versão mais mansa 1.2 Puretech de 110 cv. Ambas as versões contam com câmbio automático de seis marchas EAT6, e sistema Start/Stop. Na versão de 130 cv ambos os modelos chegam a velocidade máxima de 201 km/h e tem consumo de até 19 km/l.
Lembrando que além desta motorização 1.2 PureTech a C4 Picasso e Grand C4 Picasso conta com o conhecido bloco 1.6 THP de 165 cv, além do diesel BlueHDi com 100, 120 ou 150 cv, elas podem trazer câmbio manual ou automático de seis marchas.
Na Europa as vendas começam em junho.