A Peugeot revelou hoje (23 de maio), uma das suas atrações para o Salão de Paris 2016 – que ocorre em outubro, a nova geração do 3008. Totalmente renovado, o carro chama atenção pelo design, que esbanja estilo e inaugura um novo padrão entre os modelos da marca francesa.
Até a proposta da 3008 é nova, enquanto a primeira geração lançada em 2008 era uma espécie de minivan com aspecto de crossover e tinha como apelo principal o generoso espaço interno, o novo modelo é um autêntico SUV, com isso ele deve bater de frente com utilitários esportivos, como Hyundai IX35, Kia Sportage, Honda CR-V e Toyota RAV4.
É no visual que o Peugeot mais se sobressai, com linhas modernas e impactantes ele se distingue dos demais carros da marca e promete chamar a atenção nas ruas, de tão futurista ele ainda parece um carro conceito, mas a Peugeot já informa que este é exatamente o novo 3008 que chegará as ruas. Para dar um ar sofisticado a carroceria, conta com vários detalhes cromados, da grade dianteira, apliques nas laterais, teto e na traseira.
Ainda falando em termos de estilo, a linha de cintura elevada reforça o perfil imponente do Novo 3008, os detalhes nos faróis também são interessantes, assim como o desenho e acabamento do teto em uma cor diferente da carroceria, note também o estilo diferente e futurista das lanternas traseiras, este é sem dúvidas um dos Peugeot mais bonitos e ousados já construído.
Por dentro o carro é ainda mais arrojado, o pessoal da Peugeot não teve medo de inovar na cabine do 3008, ele traz soluções diferentes como o i-cockpit, um monitor de alta definição posicionado acima do volante que exibe as principais informações de navegação, semelhante ao do Virtual Cockpit da Audi. Já o console central é minimalista com poucos botões, a cabine é divida em duas partes sendo a maior parte do painel orientada para o motorista, com comandos e console central lembrando um cockpit de avião.
Em termos de espaço, graças a plataforma com 8 cm a mais de entre-eixos, a cabine ganhou mais espaço no banco traseiro, além de um aumento de 20 litros no porta malas.
Entre os itens já confirmados estão faróis com acendimento e ajuste de faixo automático, frenagem automática de emergência, piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, alerta de distância frontal para o veículo da frente, sensor de fadiga do motorista, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, entre outros itens.
Por fim a montadora francesa promete ainda um SUV mais econômico, construído sobre uma nova plataforma modular, o 3008 2017 está 100 quilos mais leve, o que deve impactar direto sobre o consumo. Ainda de acordo com a marca, no Velho Continente, haverá seis opções de motores, sendo duas a gasolina (1.2 três cilindros turbo com 130 CV e 1.6 turbo de 165 CV) e quatro a diesel (1.6 de 100 CV ou 120 CV, 2.0L com 150 CV ou 180 CV. Já o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático também de seis velocidades.
A má notícia é de que a novidade da Peugeot ainda vai demorar um bom tempo para chegar às ruas, sobretudo no Brasil. A previsão é de que o novo 3008 seja apresentado só no Salão de Paris em outubro, já as vendas começam apenas em 2017.
Se o Novo 3008 vai ser um sucesso e ter números mais expressivos de venda do que a primeira geração, só o tempo irá dizer, porém um coisa é certa, a Peugeot não teve medo de criar um carro com design diferenciado e com tecnologias acima de seus futuros rivais.