Agora em julho, chega as revendas da Chevrolet a nova geração do Chevrolet Cruze, o sedan que foi totalmente reprojetado, ficou maior, mais luxuoso, rápido e tecnológico, e também ficou mais caro, cerca de R$ 10.000, serão duas versões LT e LTZ, com preços partindo de R$ 89.990 e R$ 96.990, respectivamente, podendo chegar a salgados R$ 107.450 quando com todos os equipamentos.
Quais as novidades?
Bem esqueça qualquer parentesco com o antigo Chevrolet Cruze de 2008 (lançado por aqui em 2010), esta nova geração traz tudo completamente novo, partindo da plataforma que ficou maior em 6.2 cm, o entre-eixos também ficou maior em 1.5 cm, o que resultará em um maior espaço interno principalmente no banco traseiro e no porta malas.
A carroceria do Cruze 2017 também foi reformulada, ganhou linhas mais retas e aerodinâmicas, que dão a direção do novo padrão de estilo mundial da Chevrolet. Este novo conjunto de chassi e carroceria apesar de maior, é 100 kg mais leve do que o anterior, e também apresenta uma melhor rigidez, para quem gosta de números os dados divulgados afirmam que a carroceria do Cruze está 25% mais rígida, 21% mais leve e com uma aerodinâmica 15% melhor, seu CX é de 0.30.
Por fim o interior também traz painel mais moderno, novos equipamentos e tecnologias como painel de instrumento com display colorido de 4.2 polegadas, sistema multi-mídia MyLink com comandos de voz e sistema OnStar, além de um acabamento bem mais trabalhado e luxuoso do que o da geração anterior.
Ainda como novidade e não menos importante, o Cruze inaugura no Brasil a nova linha de motores Ecotec Turbo com injeção direta de combustível, todas as versões virão com o moderno e econômico bloco 1.4 Turbo 16v flex, que rende até 153 cavalos de potência e 24.5 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, um motor bem mais potente do que o antigo 1.8 Ecotec de 144 cv usado pela geração passada do Cruze.
Fale mais sobre este 1.4 Turbo de 153 cv !
Então a Chevrolet desenvolveu este motor, visando claro uma boa potência, mas focando principalmente no baixo consumo de combustível, a própria GM diz: o novo Cruze tem “potência típica de esportivos com cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0”. O que não é nenhum exagero, na pratica o novo sedan da Chevrolet está nada menos do que 30% mais econômico, ele é classificado como nota “A” pelo programa nacional de etiquetagem veicular do Inmetro, rodando com gasolina no tanque o Cruze 2017 faz 11.2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, enquanto com etanol os números caem para 7.6 km/l na cidade e 10.4 km/l na estrada, ótimas marcas para um sedan médio compacto, com 153 cavalos de potência, quase parecidas com um carro compacto “popular” com bloco 1.0, que fazem em torno de 14 ou 15km/l na estrada.
O Cruze ainda conta com recursos interessantes visando diminuir o consumo, como o sistema Start/Stop (que desliga momentaneamente o motor enquanto o veículo para no semáforo, por exemplo), de série em todas as versões e função ECO, que ajuda ao motorista a guiar de forma mais econômica.
Câmbio manual ficou de fora
Ao contrário do que acontece na Argentina onde o novo Cruze é oferecido com câmbio manual de seis marchas ou automático também de seis velocidades, no Brasil o modelo por enquanto será disponibilizado apenas com câmbio automático de seis marchas. Esta transmissão automática conta com o recurso Active Select, que permite fazer as trocas de marchas também de forma manual, porém através da alavanca de câmbio, não há borboletas atrás do volante.
Ele anda bem ?
Dados divulgados pela Chevrolet afirmam que o novo Cruze vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos, (o anterior fazia esta marca em 9.8 s), enquanto a velocidade máxima do novo modelo não foi divulgada.
Subindo o nível em equipamentos…
O novo Cruze 2017 inaugura uma série de novos equipamentos de conforto e segurança, como quadro de instrumentos com tela colorida de 4.2 polegadas, que exibe informações como pressão dos pneus, e até mesmo a distância do Cruze para o veículo da frente, central multi-mídia MyLink com tela de 8 polegadas, comandos por voz e sistema OnStar (gratuito por 12 meses), direção elétrica, ar-condicionado digital, monitoramento da pressão dos pneus, auxilio para partida em rampas, piloto automático, vidros com fechamento por controle remoto, tomada de 12v para o banco traseiro, luzes de condução diurna, bancos com forração Premium, câmera de ré, sensor de estacionamento, controle de estabilidade e de tração, tudo de série desde a versão de entrada LT.
Enquanto quem optar pela versão mais cara levará um Cruze com itens de carro de luxo, como airbags laterais e do tipo cortina, luz diurna de LED, sensores de chuva e de acendimento automático dos faróis, sistema keyless com abertura da porta sem precisar tirar as chaves do bolso (por aproximação) e partida por botão, retrovisores externos com rebatimento automático e sistema de aquecimento, e retrovisor interno anti-ofuscamento – eletrocromico, sistema multi-mídia MyLink com GPS integrado, rodas escurecidas aro 17, acabamento externo cromado da grade frontal e maçaneta.
Para quem quiser um sedan ainda mais equipado, a Chevrolet disponibilizará um pacote de equipamentos de alta tecnologia, chamado “Hi-Tech” que traz:
– Assistente de permanência na faixa (que através de uma câmera frontal lê as faixas da estrada e faz pequenas correções no volante para manter o Cruze na faixa de rolagem).
– Alerta de colisão frontal (é um sensor que alerta ao motorista sobre a distância do veículo que vai à frente, mantendo uma distância segura, e avisando o motorista quando esta muito próximo do outro veículo).
– Alerta de ponto cego (monitora tudo o que acontece nos pontos cegos ao redor do Cruze, alertando ao motorista sobre obstáculos, pedestres e motocicletas por exemplo).
– Sistema de estacionamento automático (Recurso que praticamente estaciona o Cruze sozinho tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares, cabendo ao motorista apenas acelerar e freia quando pedido pelo computador de bordo).
– Farol alto inteligente (ajusta automaticamente o facho dos faróis para não ofuscar os outros motoristas)
– Carregador de celular sem fio (um compartimento no painel capaz de carregar celulares com esta tecnologia de carregamento por indução eletromagnética);
– Banco do motorista com ajustes elétricos.
Nas lojas em?
Inicialmente agora no mês de junho, a Chevrolet afirma que disponibilizará o novo Cruze 2017 nas revendas em todo o Brasil, porém apenas para exibição aos clientes e para test drivers, apenas no mês de julho é que começam as vendas, abaixo você confere os preços do novo Cruze:
Preços Chevrolet Cruze 2017 1.4 Turbo 153 cv:
LT R$ 89.990;
LTZ R$ 96.990;
LTZ com pacote HiTech R$ 107.450.