Aproveitando o lançamento da linha 2016/2017 do Pajero no Brasil (antes chamado de Pajero Dakar), a Mitsubishi esta colocando no mercado uma inédita versão Outdoor do modelo, que segue a proposta já vista na L200 e no ASX Outdoor, caracterizada por um visual mais aventureiro e sem tantas frescuras, com vários elementos exclusivos voltados principalmente ao uso fora de estrada, além de sofrer uma dieta de itens dispensáveis, o que também ajudou a esta versão ter um preço interessante de R$ 165.990, com motor diesel e câmbio automático.
O que há de diferente?
Em relação ao conhecido Pajero vendido até então, a versão Outdoor traz uma lista de acessórios voltada mais para o uso fora de estrada, como para-choque dianteiro com apliques em plástico na cor grafite e visual inédito mais agressivo, com tomada de ar central em formato de “boca” e para-choque de impulsão. Há ainda faróis com lentes escurecidas e grade também na cor grafite.
Nas laterais o Pajero Outdoor conta com retrovisores com capas na cor cinza, caixas de rodas com apliques em plástico também com acabamento na cor cinza grafite, mesma tonalidade presente nos frisos das portas e nas maçanetas, além de belas rodas aro 17 com pneus 265/65.
Para completar o visual mais aventureiro, o Pajero Outdoor ainda acrescenta rack no teto e aerofólio integrado a tampa do porta malas.
E do lado de dentro?
A proposta aventureira é suavizada no interior do Pajero Outdoor, nada muito radical e o modelo passa longe do luxo, entre os diferenciais e equipamentos que a Mitsubishi destaca, estão maçanetas cromadas, volante multi-funcional com ajuste de altura, e sistema de som com conexão Bluetooth, USB e entrada AUX, o ponto fraco fica sendo a falta do sistema multi-mídia e GPS, itens que pelo bom senso, deveriam ser essenciais para um carro com proposta aventureira. A justificativa que se supõe foi para manter o preço do modelo baixo e competitivo, já que esta versão Outdoor passa a ser a de entrada da linha Pajero no Brasil, custando exatamente o mesmo que a versão HPE 3.5 Flex R$ 165.990.
Mecânica com motor diesel, câmbio automático e tração 4×4 com reduzida…
O conjunto mecânico não traz qualquer novidade em relação ao já conhecido na linha Pajero, o Outdoor será oferecido com o robusto motor 3.2 diesel16v, auxiliado por turbocompressor e intercooler, que é capaz de desenvolver bons 180 cavalos de potência a 3500 rpm e um torque de 38kgfm, obtidos já aos 2.000 rpm, a transmissão disponível é automática de cinco marchas, com opção de trocas manuais com toques na alavanca.
A tração claro é 4×4, e traz 4 modos de operação: 4×2 (2H), 4×4 (4H), 4×4 bloqueado (4HLc) e 4×4 bloqueado com reduzida (4LLc), esta última a mais radical, usada apenas para mover o carro em situações extremas, como lama, ou ladeiras.
Valentia conhecida.
Com ângulo de ataque de 36° e de saída de 25°, além de ter bons 21.5 cm de altura em relação ao solo, o Pajero Outdoor conta com um bom conjunto para encarar trechos de terreno difíceis ou pequenas trilhas.
Preço interessante?
Sim, os R$ 165.990 pedidos pela versão Outdoor do Pajero não é tão fora da realidade, principalmente pelo conjunto mecânico com motor diesel, câmbio automático e tração 4×4, com isso ele chega para ser um dos modelos a diesel mais baratos deste porte no mercado nacional, verdade que para isso o Pajero Outdoor abre mão do luxo e equipamentos tecnológicos presentes nos rivais, como Chevrolet TrailBlazer e Toyota SW4, ou seja, é uma opção mais acessível e aventureira que os rivais não possuem.
Este valor pedido R$ 165.990 coloca o Outdoor como a opção de entrada da linha Pajero, sendo exatamente o mesmo cobrado pela versão HPE com motor flex 3.5 litros que desenvolve com gasolina 200 cv, ou 205 cv com etanol, junto com um torque de 33.5 kgfm com etanol ou 31.5 kgfm com gasolina. Ou seja, agora o comprador pode escolher entre a proposta aventureira e o motor diesel do Outdoor, ou os equipamentos e sofisticação do HPE porém somado com o pouco econômico motor flex.
O restante da linha também tem mudanças para 2017…
Agora a linha Pajero passa a ser oferecida no Brasil em apenas três configurações todas com câmbio automático de cinco marchas, são elas a Outdoor mostrada aqui, a HPE FLEX ambas com preço de R$ 165.990 e a top de linha HPE Diesel que custa salgados R$ 194.990. Lembrando que as versões DI-D e DI-D S, ambas a diesel e que custavam respectivamente R$ 163.990 e R$ 183.900, saíram de linha no modelo 2017.
A configuração HPE também recebeu novidades, a Mitsubishi instalou uma nova grade “off-road” integrada aos faróis, sistema multi-mídia com tela de 7polegadas, além de novos faróis de xênon com regulagem automática de altura, e com acendimento automático, luzes LEDs diurnas (foto acima) e lavadores dos faróis, novas rodas aro 17 com acabamento diamantado, ainda fazem parte das novidades para o Pajero HPE 2017 (tanto diesel quanto o flex), porém as versões HPE ficaram R$ 2.000 mais caras. Abaixo você confere os preços.
Nas lojas em…
O novo Pajero Outdoor, e a linha 2017 do Pajero chegam as lojas da Mitsubishi em todo o Brasil agora em junho de 2016.
Preços Mitsubishi Pajero 2017:
Pajero Outdoor 3.2 180 cv Diesel A/T R$ 165.990
Pajero HPE Flex 3.5 200 cv gasolina/etanol A/T R$ 165.990
Pajero HPE 3.2 180 cv Diesel A/T R$ 194.990