A Chevrolet desenvolveu melhorias para o motor 1.8 que equipa os modelos Spin e Cobalt, visando principalmente diminuir o consumo de combustível que dependendo do modelo ficou até 30% menor, além disso ambos os modelos na linha 2017 contam com novos equipamentos, como câmbio de seis marchas e direção elétrica, e no caso da Spin há ainda a chegada da inédita versão intermediária chamada Advantage.
Para alcançar números melhores em consumo de combustível, a Chevrolet realizou várias alterações no bloco 1.8, como o desenvolvimento de um novo “processador eletrônico” 40% mais rápido, novos componentes mecânicos, como novos pistões, juntas, bielas e anéis, mais leves e com novo desenho, o que proporcionou uma taxa de compressão maior e um melhor aproveitamento do combustível, até mesmo o óleo lubrificante mudou, agora é usado o óleo 0W20, com isso o motor anteriormente chamado de EconoFlex, agora será chamado com um nome mais complicado: SPE/4 ECO.
A potência e o torque também evoluíram, enquanto o antigo motor 1.8 entregava 108 cv, este novo desenvolve 111 cv de potência, assim como o torque, que saltou de 17.1 kgfm a 3.200 para 17.7 kgfm obtidos bem antes a 2.600 rpm, ou seja, agora o bloco trabalhará mais cheio, tendo respostas melhores.
Além do motor…
Além do motor 1.8 reprojetado, houveram modificações na transmissão que agora passa a ser manual de seis velocidades, na suspensão que em ambos os modelos ficou 10mm mais baixa, nas chapas da carroceria que ficaram mais rígidas e leves, nos freios, no sistema de arrefecimento, foram instalados ainda novos rolamentos nas rodas e pneus de baixa resistência a rolagem, mudanças que além de diminuírem o consumo (21% a menos no caso do sedan Cobalt e 30% menor na Spin), também deixaram os modelos melhores de serem guiados, além de mais estáveis e leves, no caso do Cobalt resultaram até 36 kg a menos no peso final do sedan, e 33 kg a menos na Spin.
Grade frontal ativa…
No caso da minivan Spin, as alterações foram um pouco mais além para diminuir o consumo, a Chevrolet desenvolveu uma inédita grade dianteira, que conta com um sistema de abertura e fechamento das aletas, ou seja, quando não é exigida tanto ar no radiador do motor, a grade se fecha para melhorar a aerodinâmica.
Consumo…
O Cobalt 2017 1.8 ECO, faz com gasolina impressionantes 15.1 km/l na estrada e 12.1 km/l na cidade de acordo com o padrão do Inmetro, enquanto que rodando com etanol, as marcas são de 10.4 km/l na estrada e 8.3 km/l na cidade, chegando a ser 21% mais econômico que o modelo anterior.
No caso da Spin 1.8 ECO abastecida com gasolina faz 13.7 km/l na estrada e 11.8 km/l na cidade, enquanto que com etanol as marcas são de 9.4 km/l na estrada e 8.1 km/l na cidade.
E com o câmbio novo de seis marchas, a rotação em altas velocidades baixou, o que diminuiu o nível de ruído interno em velocidades de cruzeiro, por exemplo no caso do Cobalt rodando a 120 km/l a rotação do motor baixou de 3.300 rpm para 2650 rpm.
Tanto a Spin quanto o Cobalt, virão com novo painel de instrumentos com indicador de troca de marcha, que também ajuda na hora de economizar combustível, o novo painel digital também conta com velocímetro, bússola e computador de bordo.
Desempenho…
O Cobalt 1.8 ECO manual vai de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos e alcança os 170 km/l, já a Spin 1.8 Eco vai de 0 a 100 km/h em 10.6 segundos, ótimos números.
Equipamentos…
Além das melhorias mecânicas também há novidades em termos de equipamentos para o Cobalt e Spin 2017, entre as novidades estão direção com assistência elétrica progressiva, além do sistema OnStar oferecido de série em todas as versões (serão três pacotes disponíveis dependendo da versão do carro), com 12 meses de funcionamento gratuito.
Há ainda a 2ª geração do sistema multi-mídia MyLink de série também com tela de 7 polegadas, o equipamento que funcionará junto com o OnStar que contará com funções como aplicativo de diagnostico e integração total através de smartphone com Android Auto e Apple CarPlay, há novas funções como monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento de rota, localização do carro, quilometragem percorrida, além de serviços de informação e emergência.
Cobalt apenas duas versões…
Agora oferecido em apenas duas versões: LTZ e Elite o Cobalt, ganhou novo acabamento nos bancos e volante em couro premium, ainda disponível para o carro Cobalt de acordo com a versão estão itens como câmera de ré, sensor de estacionamento com gráficos, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, travas e vidros com acionamento por controle remoto.
No caso da Spin a grande novidade é a chegada da versão Advantage (foto acima), que traz como destaque o bom pacote de itens de série, ela contará de série com itens como piloto automático, câmbio automático de seis marchas, retrovisores externos elétricos, rodas de alumínio com acabamento exclusivo escurecido aro 15 e faróis de neblina.
De série desde a versão de entrada LS (foto abaixo) a Spin virá com ar-condicionado, direção elétrica, painel em dois tons, alarme, vidros e travas elétricas por controle remoto, sistema MyLink, faróis com máscara negra e adesivo na coluna central.
Versões…
Como dissemos o Cobalt 2017 será oferecido em apenas duas versões de acabamento LTZ e Elite, tendo opção de câmbio manual ou automático ambos de seis marchas, os preços partem de R$ 62.190 e vão até R$ 68.990, enquanto a Spin conta com 5 configurações de acabamento: LS, LT, Advantage, Activ e LTZ, tendo versões manual ou automática ambas também com seis velocidades, com preços entre R$ 57.990 para a de entrada, e R$ 71.990 para a top LTZ automática.
Confira abaixo todas as versões e preços da Spin e Cobalt 2017:
Cobalt:
Cobalt 1.8 LTZ manual: R$ 62.190;
Cobalt 1.8 LTZ automática: R$ 66.990;
Cobalt 1.8 Elite automática: R$ 68.990.
Spin:
Spin 1.8 LS manual: R$ 57.990;
Spin 1.8 LT manual: R$ 61.490;
Spin 1.8 Advantage automática: R$ 66.990;
Spin 1.8 Activ automática: R$ 69.990;
Spin 1.8 LTZ manual: R$ 67.990;
Spin 1.8 LTZ automática: R$ 71.990.