No começo da década de 1990, quando folheava as revistas de carros na época, um modelo sempre me chamava atenção pelo design e esportividade incomum para uma perua, a Volvo 850 SW, ou Turbo Wagon, uma perua pouco conhecida do público brasileiro, porém que marcou época para a montadora sueca, e desbravou um segmento até então inédito, o das peruas esportivas.
A 850 Turbo Wagon chamava atenção por ser diferente, enquanto no começo da década de 1990 as montadoras apostavam em um desenho com linhas inspiradas em aviões com curvas pensadas em favor da aerodinâmica, a Volvo ainda se mantinha fiel ao desenho quadrado estilo caixa, que ficou famoso em seus carros nas décadas de 1970 e 1980, e esse desenho caiu muito bem a 850 SW.
A proposta da Volvo com a 850 SW era simples, fazer um perua executiva, que oferecesse estilo para ir ao trabalho, espaço para ir fazer compras com a família, e até mesmo service para as necessidades de famílias maiores, já que há espaço para duas crianças extras no porta-malas – sim a Volvo 850 tem 7 lugares, há dois bancos pequenos no porta malas, curiosamente posicionados no sentindo contrário dos demais eles tem de ser acessados pela tampa traseira, ou seja, pelo porta-malas. Enfim, essas particularidades fazia uma receita bastante interessante quando somada a esportividade que a Volvo havia perdido ao decorrer do tempo, graças ao motor esperto 2.3, 5 cilindros, turbo 20 válvulas com mais de 220 cv, além de uma suspensão traseira complexa, permitiu a perua sueca ter uma dirigibilidade próxima de um carro de competição, fazendo ela fazer curvas como se andasse sobre trilhos, a receita deu muito certo, logo a Volvo 850 já mostrava que não era uma perua qualquer.
O interior era muito bem acabado, com muito couro, detalhes em madeira, e botões para ninguém botar defeito, muito bem equipada, a perua Volvo tinha equipamentos inovadores para a época, como airbags frontais e laterais isso em 1991, mais de 20 anos depois no Brasil ainda são raros os carros comuns que tem mais de duas bolsas.
Lançada na Europa em 1991 na Europa a Volvo 850 SW logo caiu no gosto do público, o que fez a Volvo não perder tempo e levar o carro ao mercado norte-americano. Por lá ela marcou uma era, sendo o primeiro Volvo com tração dianteira a ser vendido nos EUA.
Mas porque era tão legal ?…
Além do estilo “clássico” de linhas retas, boa mecânica, segura e com interior bem feito, a 850 Turbo Wagon, era rápida pra caramba !! Principalmente por ser considerada uma perua familiar, a 850 Turbo Wagon é uma verdadeira “sleeper”, em uma época quando este termo ainda nem existia. Ou seja, ela tem aparência sóbria e comportada de uma típica perua tradicional, porém bastava uma acelerada mais forte que logo o turbo entrava em ação e a transformava em um esportivo de atributos, tanto é que na Inglaterra a Volvo 850 Wagon ganhou o curioso apelido de turbobrick, ou “tijolo turbo”.
850 T-5R a mais divertida…
No ano de 1995 a Volvo decidiu lançar uma versão ainda mais radical e descaradamente esportiva da 850 SW, batizada de 850 T-5R, esta sem dúvidas é a versão mais especial da perua sueca. Ela conta com várias melhorias mecânicas assinadas pela Porsche.
O motor 2.3 litros, 5 cilindros, ganhou um turbo maior com 0.1 bar a mais de pressão, além de uma nova ECU da Bosch, o que resultou em cerca de 20 cv a mais de potência, que saltou de 225 cv da versão normal para 245 cv da T-5R, e o torque também subiu, sendo agora de 34 kgfm, este ganho de potência venho junto com outras mudanças, como melhorias na transmissão que era manual de cinco marchas ou automático de quatro, na aerodinâmica que recebeu novos para-choques com spoilers, aerofólio na traseira e saias laterais, rodas maiores aro 17, pneus de alta performance Pirelli, além de um interior bastante luxuoso com bancos esportivos em Alcantara, controle de tração, tudo isso fazer da fazem da 850 T-5R a melhor da série.
Desempenho da Volvo 850 T5-R
A perua Volvo 850 T5 R impressionava acima de tudo pelo seu desempenho, disparando de 0 a 100 km/h na casa dos 6.9 segundos (versão manual), tendo velocidade máxima limitada por razões de segurança aos 245 km/h, números que hoje em dia podem impressionar tanto, mas que na época 1994 devia deixar muitas esposas doidas com seus maridos.
A Volvo também lançou o sedan 850 T-5R com estas mesmas especificações. Somando a perua e o sedan e foram 5000 exemplares produzidos, porém curiosamente a versão sedan do Volvo V850 não chamou tanta atenção ou fez o mesmo sucesso da perua.
Impressionada com a boa aceitação da 850 Turbo Wagon, a montadora sueca decidiu levar o modelo para as pistas de corrida, competindo no campeonato de turismo britânico BTCC de 1994 a 1996. Como assim uma perua de corrida? No ano de estreia choveram críticas e dúvidas, pelo fato da marca competir com uma perua algo que até hoje nenhuma outra montadora ousou a fazer. Mas o bólido da Volvo fez bonito, conseguindo várias vitórias nas pistas, o que também rendeu participação em outras provas, como corridas de longa duração em outros países.
A Volvo 850 SW também ficou famosa no Reino Unido por ser usada como carro de polícia, na internet há alguns vídeos dela em perseguição a 240 km/h.
No ano de 1996 pegando carona no sucesso da série 850 T-5R a Volvo lançou uma atualização, batizada agora simplesmente de 850 R e saindo de fábrica como uma versão esportiva de linha e não mais uma edição limitada, o modelo recebeu melhorias na mecânica como nova transmissão e diferencial Torsen, alterações no turbo, no sistema de injeção de combustível, que renderam mais potência, agora 258 cv e mais torque 35 kgfm, contra 245 cv e 34 kgfm da T-5R, resultando em aceleração de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos e velocidade máxima de 254 km/h.
No ano de 1997 a Volvo abandonou de vez o desenho quadrado de seus carros, e também a esportividade de uma forma mais pura, deixando no ano seguinte 1998 de produzir a linha 850. Porém o legado da 850 Turbo Wagon já estava criado, ela influenciou outras peruas nervosas, principalmente vindo da Alemanha, com modelos da Audi e Mercedes.
No Brasil a 850 Turbo Wagon foi vendida durante os anos de 1994 a 1997, existem bastante unidades à venda atualmente, porém grande parte delas já pedindo aposentadora, alguns raros exemplares tiveram sorte e foram bem cuidados, um detalhe interessante é como ela não é tão conhecida ou cultuada no Brasil como outros esportivos da década de 1990, seu preço é bastante baixo, com R$ 25.000 é possível encontrar uma 850 SW Turbo em bom estado.