Um dos superesportivos mais desejados do mundo acaba de ganhar uma nova versão. A Mercedes divulgou as primeiras imagens da variante sem capota do AMG GT. O bólido que estreia oficialmente em outubro no Salão de Paris, conta com um bloco V8 de 585 CV de potência.
Lançado cerca de dois anos após a versão coupé, o AMG GT Roadster chega para ser um dos carros conversíveis mais rápidos do planeta. Ele une o desempenho brutal de um autêntico superesportivo com toda a exclusividade e charme de um roadster. Sua capota é do tipo em lona com acionamento elétrico e pode ser abaixada totalmente em meros 11 segundos. A operação pode ser feita tanto com o carro parado ou em movimento (em velocidades de até 50 km/h).
Arrebatador, o visual é o mesmo do AMG GT-R, a variante mais venenosa do esportivo da Mercedes, lançado há poucos meses. É impossível ficar indiferente a intimidadora grade com 15 filetes cromados, as agressivas tomadas de ar dianteiras, e as rodas de 20 polegadas são forjadas em uma peça única de alumínio. Assim como no coupé, há um spoiler traseiro elétrico que é acionado dependendo da velocidade do carro.
Haverá duas configurações do AMG GT Roadster: a GT S que conta com um V8 4 litros de 476 CV e a GT C mais poderosa virá com 557 CV. De acordo com dados de fábrica a prova de 0 a 100 km/h na primeira versão é feita em 4 segundos enquanto a velocidade chega a 302 km/h. Já a top de linha precisa de apenas 3.7 segundos para romper a barreira dos 100 km/h e crava até 316 km/h no velocímetro.
Além da fúria do motor V8, o bom desempenho também se deve ao baixo peso do carro, feito toda em alumínio sua carroceria pesa apenas 1,595 quilos, mesmo com os reforços estruturais que foram necessários após o carro perder o teto.
A força do motor 4 litros chega as rodas por meio de uma caixa automatizada de sete velocidades. Além do design, o modelo conversível também emprestou do GT-R – versão extrema do AMG GT, soluções técnicas como o eixo traseiro direcional que acompanha levemente a direção das rodas dianteira, ou em situações de baixa velocidade girar no sentido contrário das rodas frontais.
Por dentro o interior é idêntico ao AMG GT Coupe, embora seja um carro que foque sobretudo na performance, ele não abre do luxo e conforto. O acabamento que conta com com materiais como couro Nappa e muitas peças em alumínio, não ficando devendo em nada em relação aos sedans da Mercedes. A posição de dirigir é bem baixa, a impressão é de se estar dirigindo um carro de corrida, sensação que é reforçada pelo volante esportivo forrado com couro aveludado Alcantara exclusivo da AMG. Existe 10 tons de cores para a cabine, que o comprador pode escolher, entre eles bege e preto mostrado na foto acima.
As vendas da AMG GT Roadster começam no próximo ano – 2017. Entre os seus futuros rivais estão outros bólidos dos sonhos, como o Lamborghini Huracan Spyder, além das versões sem capota da Ferrari 488 GTB, do Audi R8 e do Porsche 911 Turbo.