Graças ao sucesso do Renegade, a Jeep vive hoje o seu melhor momento no Brasil, a marca que até um passado bem recente era apenas uma coadjuvante no mercado nacional hoje vive o seu melhor no país. Para coroar essa boa fase, a marca – que faz parte do Grupo Fiat, opto por fazer no Brasil a estreia mundial do Novo Jeep Compass. O Brasil será o primeiro mercado do planeta a conferi a novidade, que já está a venda nas lojas da marca partindo de R$ 99.900.
Para inovar no design, o Novo Compass resolveu se inspirar no irmão maior, o Cherokee
A tarefa do Novo Compass é ser uma opção mais refinada e robusta em relação ao Renegade, uma espécie de Grand Cherokee compacto. Boa parte dos elementos visuais são inspirados no irmão maior Cherokee, como o desenho dos faróis e lanternas, além da tradicional grade com sete barras cromadas. Enfim é um carro que agrada no design, sem apelar para soluções de estilo exageradas.
Em termos de mercado, o Novo Jeep Compass vai bater de frente com modelos, como Hyundai IX35, Mitsubishi ASX, Honda CR-V, Toyota RAV4 e Kia Sportage, esse três últimos nas suas versões mais caras.
Evoque da Jeep? o teto poderá vir em uma cor diferente do resto da carroceria, em uma estratégia à la Land Rover
Ao todo são quatro configurações de acabamento para o novo Compass, a de entrada Sport, que sai por R$ 99,990, as intermediárias Longitude Flex (R$ 124,990) e Longitude Diesel (R$ 132,990), além da Limited Flex R$ 124,990 e da top de linha Trailhawk. Essa última traz como o estilo off-road.
A variante de entrada vem equipada com o conhecido motor 2.0L TigerShark, embora seja o mesmo bloco do antigo Compass, ele passou por uma atualização, recebendo tecnologias como construção integral em alumínio e comando de válvulas variável, além de agora ser bi-combustível. Segundo a Jeep, esse bloco entrega para as rodas, até 166 CV com etanol e 159 CV com gasolina. O único câmbio disponível para esse motor é o automático de seis velocidades, já a tração é sempre 4X2 dianteira.
Já quem opta pela variante a diesel. Vai levar o Compass equipado com o conhecido 2.0L Turbodiesel MultiJet de 170 CV e 35 kgfm de torque (o mesmo utilizado em modelos como Renegade e a picape Toro). A transmissão é automática de nove velocidades, enquanto a tração 4X4 – o mesmo conjunto do Renegade.
No interior alguns detalhes remetem ao Renagade, como os bancos, o volante, painéis das portas e a manopla de câmbio, porém o acabamento do novo Compass é de melhor nível, e painel conta com desenho mais envolvente, porém há ressalvas. Apesar de R$ 100,000 pedidos pela versão de entrada não ser nenhuma pechincha, os bancos de couro são de série apenas nas variantes mais caras, além disso o acabamento na versão mais básica parece ser despojado demais pelo preço pedido. No painel é impossível não reparar na central multimídia Uconnect – de 5 polegadas, na variante Sport e de 8.4 polegadas nas demais, que reúne comandos das principais funcionalidades do carro, do GPS ao ar-condicionado.
A cabine passa uma boa sensação amplitude, embora sua carroceria não seja muito robusta, o Compass mede 4.41 metros de comprimento, por 1,81 m de largura e 1.64 m de altura. Já o entre-eixos é de 2,63 m de comprimento. O porta malas acomoda 408 litros, só para comparar com seu irmão menor o Renegade o porta malas do Compass é 150 litros maior, e por falar em dimensões o tanque de combustível tem 60 litros tantos nas versões flex quanto diesel.
Abaixo você confere um breve resumo dos principais itens de série do Compass:
Sport 2.0 Flex 4×2 R$ 99.990:
Câmbio automático de seis marchas, rodas de liga aro 17, multimídia com tela de 5 polegadas comandos de voz e GPS, volante multifuncional, direção elétrica, câmera de ré com sensor de estacionamento, banco do motorista com regulagem de altura, descansa braço central com porta objetos, freio de estacionamento elétrico, faróis com LEDs, faróis e lanternas de neblina, banco traseiro bi-partido e rebatível, sistema de áudio com seis alto falantes, Bluetooth e USB, e Hill Start Assist (assistente de partida em rampa), controle de estabilidade e de tração, computador de bordo, piloto automático, alerta de limite de velocidade, cinto de segurança de três pontos para todos ocupantes, fixação de cadeirinhas infantis Isofix, chave com telecomando e do tipo canivete, e painel de instrumento com tela de TFT de 3.5 polegadas, detalhes como maçanetas e retrovisores externos pintados em preto.
Longitude (Flex 4×2 R$ 106.990, Diesel 4×4 R$ 132.990):
Já o Compass Longitude traz ainda além dos itens da Sport, volante com ajuste de profundidade e altura, piloto automático, ar condicionado com duas zonas de temperatura, rodas aro 18 (ao invés das de 17 da Sport), volante revestido em couro, central multimídia UConnect com tela de 8.4 polegadas e Keyless. Além de tração 4X4 e câmbio automático de nove velocidades, nos carro equipados com motor diesel.
Opcionais…
Como opcionais há o pacote SAFFTY com airbags para os joelhos do motorista, airbags laterais e airbag do tipo cortina.
Há ainda o pacote Premium com bancos em couro, sensores de chuva e de acendimento dos faroís, retrovisor interno anti-ofuscamento e sistema de som da marca Beats com 506 watts de potência.
Além do teto solar elétrico panorâmico.
Limited 2.0 flex 4×2 R$ 124.990:
A Limited vem mais equipada, além dos itens das versões já citadas, conta com airbags laterais e de cortina (oferecido como opcionais nas versões de entrada), acendimento automático dos faróis, painel de instrumento com tela TFT de 7 polegadas (ao invés de 3.5 polegadas), bancos em couro bege ou preto, e retrovisores que eliminam pontos cegos, retrovisor interno anti-ofuscamento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Esta versão virá exclusivamente com motor 2.0 flex e tração 4×2.
Opcionais:
Como opcional a versão Limited pode vir com teto solar panorâmico.
O pacote “Pack Advanced Assist”, com diversos itens de segurança ativa, como piloto automático adaptativo (ACC) que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, monitoramento de mudança de faixa (LDW), faról auto automático, e aviso e prevenção de colisão frontal, um sistema que pode frear o carro automaticamente caso risco de colisão em velocidades de até 30km/h.
Outro pacote oferecido é o PACK Top III, que vem com chave presencial com partida remota do motor e alarme de pânico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sistema de estacionamento autônomo Park Assist, tomada interna de 127v, e sistema de som Beats com 506 w, 9 alto falantes e 1 subwoofer.
Trailhawk 2.0 diesel 4×4 R$ 149.990:
Por fim há a top de linha Trailhawk, que honra o nome Jeep, trazendo uma proposta mais off-road. Seu visual é exclusivo, com direito a adesivo preto no centro do capô, e para-choques mais off-road com ângulos maiores de entrada e saída, suspensão elevada com acerto voltado para o fora de estrada, pneus de uso misto com rodas exclusivas aro 17, faróis em xenon, interior com acabamento exclusivo, ganhos de reboque na dianteira e traseira e paddler-shifts no volante que permitem que as trocas de marcham sejam feitas de forma manual. Lembrando que esta versão vem com motor diesel e tração 4×4, exclusivamente com 5 modos de condução (Select Terrain) – a versão Longitude 4×4 tem apenas 4.
Consumo e desempenho…
Abaixo você confere os preços e versões do novo Jeep Compass…
– Compass Sport 2.0 Flex Automático 6 marchas R$ 99.990
– Compass Longitude 2.0 Flex Automático 6 marchas R$ 106.990
– Compass Limited 2.0 Flex Automático 6 marchas R$ 124.990
– Compass Longitude 2.0 Turbodiesel 4×4 Automática 9 marchas R$ – 132.990
– Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel 4×4 Automática 9 marchas R$ 149.990