O UP bem que tentou mas não conseguiu, a Volkswagen ainda está em busca de seu Novo Fusca, um carro popular capaz de representar um marco na industria automotiva, e claro que bata recorde de vendas, esse modelo pode atender pelo nome de I.D. Esse é o nome do mais novo protótipo da Volks, exibido nessa quinta no Salão de Paris, o carro deve ser produzido até 2020 e promete representar uma nova era para os veículos elétricos.
Méritos para isso não faltam, o I.D é impulsionado por um bloco elétrico que entrega uma potência equivalente a 168 CV. Ele pode rodar entre 400 e 600 quilômetros com uma única carga, uma marca impressionante para um carro elétrico, para ser uma ideia, isso é quase quatro vezes a autonomia de um BMW I3, a marca também supera uma Tesla Model S que atualmente faz 473 km/h e é um dos elétricos que vai mais longe.
O desempenho também não decepciona, a prova de 0 a 100 km/h é feita em 8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 100 milhas (160 km/h).
Segundo a VW, a motorização do I.D, poderá ser customizada de acordo com as necessidades do cliente, por exemplo quem só roda na cidade, pode optar por um carro com menos autonomia, por outro lado que gosta de algo mais esportivo, pode optar por uma versão com mais potencia.
Outra tecnologia inovadora do I.D promete ser a sua recarga, de acordo com a VW, 80% da energia das baterias poderão ser carregadas em apenas 30 minutos. Para completar, a marca ainda trabalha ainda em uma versão com condução autônoma, ou seja, o próprio I.D andará sozinho nas ruas, bastante ao motorista apenas dizer aonde ele quer ir, que o carro será capaz de acelerar, frear e fazer curvas de forma autônoma.
Tecnológico ao extremo, o Volkswagen I.D Concept conta com ultra-sensores, várias câmeras espalhadas ao redor da carroceria e um sistema de estacionamento totalmente ao automático, que não precisa de qualquer intervenção do motorista para fazer a baliza.
O design do Volkswagen I.D pelo menos à primeira vista, parece ter saído de algum filme de ficção cientifica. A ideia é de que ele inaugure uma nova linguagem de design, que será usada em todos os futuros modelos elétricos da VW. O interior é meramente conceitual, e conta com tecnologia que dificilmente estarão na versão de produção, como a cabine sem volante.
A ma notícia é de que o I.D ainda deve ter um preço mais salgado, do que um modelo do mesmo tipo com motor a combustão. Porém segundo a Volkswagen não será um preço exorbitante, que ninguém possa comprar, o valor da versão de entrada deve ser semelhante ao de um Golf.
O I.D pode não ser apenas mais um carro no mercado, mas sim o carro que criará novos conceitos em termos de automóvel. Se isso vai acontecer ou não, só saberemos a partir de 2020, quando a Volks prometer iniciar a produção dele.