A nova geração do Suzuki Vitará ao contrário das anteriores, aposta em uma pegada mais urbana e jovem, o carro nesta nova geração lançada lá fora no final de 2015, ficou menor e assumiu um estilo bastante moderno e que deve agradar a todo tipo de público.
Com comprimento de apenas 4.18 metros o novo Vitara é um crossover bastante compacto, ele é menor do que seus principais rivais no mercado brasileiro, como o Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks, todos com comprimento na casa dos 4.30 metros, porém este tamanho compacto pode ser um dos trunfos do Vitara, que aposta em um estilo mais esportivo, além de proporcionar uma versatilidade maior ao se rodar nas cidades, e uma maior economia de combustível em comparação com os rivais.
Destaque ainda para a personalização do modelo, de acordo com a Suzuki serão no total 21 opções de combinações de cores para a carroceria e o teto. A lataria pode vir nas cores: azul, laranja, vermelho, bege, branco, prata, cinza e preto, já o teto poderá ser pintado em prata, branco, vermelho, grafite fosco e preto, haverá ainda 53 acessórios oferecidos a parte para o Vitara, como texturas ou cores diferentes que podem ser aplicadas na grande dianteira, retrovisores, ou no interior como visto na foto abaixo.
Versões…
No Brasil o Vitara 2017 será oferecido com três versões: 4All, 4You e 4Sport, sendo que as versões 4You e 4Sport conta com opção da tração 4×4 com sistema All Grip. Os preços partem de R$ 83.990 podendo chegar aos R$ 112.990.
Motores …
Já em termos de motorização o novo Vitara 2017 estreia na versão mais cara 4Sport um interessante motor 1.4 Turbo a gasolina, que desenvolve 146 cv de potência e torque de 23.5 kgfm, vindo sempre com transmissão automática de seis marchas com borboletas atrás do volante, este conjunto motriz, impressiona além do bom desempenho, por um baixo consumo de combustível, dados divulgados pelos programa de classificação do Inmetro, apontam que o Vitara 1.4 Turbo faz em média 12 km/l rodando na cidade e até 13.7 km/l na estrada, consumo de carro compacto 1.0.
As versões mais acessíveis 4All e 4You ambas contam com um motor mais tradicional 1.6, aspirado, também a gasolina, que desenvolve 126 cv de potência e 16.7 kgfm de torque, tendo câmbio mecânico com cinco marchas na versão de entrada 4All e automático com seis marchas na seguinte 4You. Os dados de consumo do novo Vitara 1.6 também agradam 12.2 km/l na ciadade e 13km/l na estrada, já a versão automática faz 11.6 km/l na cidade 13.2 km/l na estrada. Enquanto que quando equipado com tração 4×4 ALL Grip, tanto na versão 4Sport 1.4 e 4you 1.6, o Vitara bebe um pouco mais fazendo em média 11.5km/l na cidade e 12.9 km/l na cidade.
Vale apena a gente falar do sistema de tração All Grip, oferecido no Vitara 2017, é uma tração que atual em quatro sistema do veículo, motor, transmissão, direção e freios, são 4 modos de atuação, Auto – na qual o carro anda em 4×2 tração dianteira para economizar combustível, podendo de forma automática passar para 4×4, Sport – que envia 15% da tração para as rodas traseiras visando um melhor desempenho e controle em velocidades mais elevadas, Snow (neve – indicado para pisos escorregadios) funcionando 4×4, e o tradicional Lock, com tração 4×4 reduzida, indicado apenas para tirar o carro de situações difíceis como atravessar um atoleiro, tudo é comandando por um botão giratório no console central.
Interior e equipamentos…
Em comparação com os rivais desta mesma faixa de preço, o desenho e acabamento interno do Vitara, pode deixar um pouco a desejar, o carro é fiel a escola japonesa de interior sóbrio e minimalista, porém a lista de equipamentos agrada nas versões mais caras, as atrações são a central multi-mídia com tela gigante de 10 polegadas, completa com GPS, WI-Fi e espalhamento de tela de celular Apple e Google Android, além de Mirron Link, disponível para todas as versões com exceção da entrada, a versão mais cara 4Sport conta com ar-condicionado digital, volante multi-funcional, piloto automático, assistente de partida em rampa de descidas, direção com assistência elétrica, câmera de ré, e sete airbags, além de rodas de liga leve aro 17.
A versão de entrada manual vem com ar-condicionado simples manual, volante com regulagem de altura e profundidade, piloto automático, sistema de som com MP3, USB e comandos no volante,computador de bordo com 7 funções, sistema de entrada Keyless, banco traseiro bi-partido 60/40 e com fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX, auxilio de subidas, freio a disco nas quatro rodas com EBD, BAS e BOS, além de rodas de alumínio aro 16.
Em todas as configurações há itens como Start/Stop – sistema de desliga o motor automaticamente quando, em um semáforo por exemplo, visando economizar combustível, além de controle de tração e de estabilidade.
Confira no link abaixo a ficha técnica e itens de série de cada versão do novo Vitara…
>>FICHA TÉCNICA E EQUIPAMENTOS..
A Suzuki oferecerá 3 anos de garantia para o novo Vitara, e vale lembrar que mesmo com a chegada do modelo novo a montadora japonesa continuará comercializando o Grand Vitara.
As vendas começam na segunda quinzena de outubro.
Confira abaixo os preços do novo Suzuki Vitara 2017:
Vitara 4All Manual: R$ 83.990
Vitara 4All Automático: R$ 89.990
Vitara 4You Automático: R$ 94.990
Vitara 4You All Grip 4×4 Automático: R$ 99.990
Vitara 4Sport Automático: R$ 107.990
Vitara 4Sport All Grip 4×4 Automático: R$ 112.990