A Nissan atraiu olhares no Salão de Detroit 2017 com o belo conceito Vmotion 2.0, o modelo é uma amostra do que a montadora japonesa prepara para seus futuros sedans.
o Vmotion 2.0 é considerado a evolução do atual estilo “V-motion” já presente em vários carros atuais da marca. Nessa nova linguagem a grade frontal em “V” está ainda maior e mais evidente, as linhas da carroceria abusam de ângulos retos com vários recortes e vincos, o sedan conceito traz teto baixo e curvo, feito em fibra de carbono e vidro, o teto parece flutuar sobre a carroceria, outro detalhe interessante no conceito são as portas traseiras que se abrem ao estilo “suicida” não há coluna central, estas portas possuem um sistema de fixação diferente que permite abertura de até 90 graus.
Do ladro de dentro o Nissan Vmotion 2.0 aposta em linhas limpas e revestimentos de materiais orgânicos como a madeira – presente até mesmo no piso, um dos detalhes que chamam atenção é o painel de instrumentos, ele é composto por uma peça única que integra os mostradores e o sistema multi-mídia podendo ser dividido em dois e operado pelo motorista e pelo passageiro, quem viaja atrás também conta com um pequeno console e uma tela menor que pode operar o sistema multi-mídia do carro.
O sistema de som também é um show a parte, desenvolvido pela marca Bose traz auto falantes com efeito 360º (Bose UltraNearfield™) contando com falantes até mesmo embutidos nos encostos de cabeça dos bancos. Já o volante é similar ao dos carros de competição, como os da F1 por exemplo tem forma retangular para permitir ao motorista ter total visão do painel de instrumentos.
A Nissan não divulgou detalhes sobre a motorização do Vmotion 2.0, porém afirma que o carro terá um sistema de condução autônoma chamado de “Nissan Intelligent Driving” tendo três sistemas distintos, sendo um deles o mais evoluído chamado de ProPilot, que dependendo do caso permitirá ao veículo andar sozinho em um modo autônomo, não apenas em estradas ou no trânsito pesado como em outros modelos já no mercado, mas também em ruas urbanas e até mesmo em cruzamentos. O sistema ainda está em desenvolvimento por isso os detalhes de funcionamento ainda são poucos.