De forma discreta, a Kia começou a vender no mês passado no Brasil, a versão renovada do sedan Cerato. Exibido no Salão de SP, ele ganhou linhas mais sofisticadas e um ar mais imponente, porém nada muito radical. Com preços a partir de R$ 76,990 o modelo chega para bater de frente com o Novo Nissan Sentra e ser uma opção mais em conta em relação a modelos como o Novo Civic, Corolla e o Novo Cruze.
As mudanças no visual do Cerato 2017 basicamente se concentraram na dianteira, que exibe uma nova grade com padrão semelhante ao visto nos SUVs da Kia, além de um novo para-choque e faróis maiores e mais sofisticados com iluminação por LEDs. Na lateral a novidade, fica por conta das rodas de liga leve aro 16, enquanto a traseira exibe lanternas reestilizadas também com LEDs.
O design moderno e atraente, continua a ser o principal atrativo do Cerato
Na linha 2017, o Cerato passou a vir importado do México, ao invés da Coreia. Mesmo assim, o preço em relação ao modelo 2016 subiu R$ 3.000, passando de R$ 73,990 para os R$ 76,990.
O Calcanhar de Aquiles do Cerato continua sendo o seu discreto motor 1.6L 16V Flex que entrega apenas 122 CV com gasolina e 128 com etanol. Se você valoriza desempenho mais do que qualquer outra coisa em um carro, o sedan da Kia pode não ser tão interessante pra você, ele vai de 0 a 100 km/h em 13.5 segundos (com etanol), enquanto a velocidade máxima anunciada é de 180 km/h, em comparação seu principal concorrente o Nissan Sentra por exemplo vai de 0 a 100km/h em 9.9 segundos e chega aos 196 km/h.
O interior também decepciona, comparada a outros modelos da Kia, como o Novo Sportage. A cabine do Cerato parece da década passada, tanto na arquitetura do painel pela falta de um estilo mais moderno, quanto na qualidade do acabamento. A marca podia ter caprichado mais nesse facelift, o único destaque é o novo volante com apliques black piano.
O destaque mesmo fica por conta dos equipamentos de série. Desde a versão de entrada, o Cerato vem bem equipado, o pacote inclui itens, como volante com ajuste de profundidade e altura, direção elétrica, ar condicionado dual zone, sensores de estacionamento, piloto automático e radio CD/Player com MP3 e Bluetooth e seis alto falantes. O único ponto negativo é ausência de um sistema multimídia, item presente na maioria dos seus rivais.
Enfim, esse facelift deve dar munição para a Kia diante da concorrência, o sedan está mais bonito e moderno é uma pena que ele continue a ser equipado com o mesmo motor 1.6.