A RS2 Avant foi uma edição limitada da perua Audi 80. Lançada pela Audi em 1994, este modelo foi produzido até 1996. Porém as aparências enganam, debaixo da carroceria de perua familiar, havia um legitimo superesportivo, resultado de uma parceria da Audi com a Porsche, que desenvolveu o incrível motor turbo de 2.2 litros, cinco cilindros, capaz de desenvolver 315 cv de potência, acoplado com um câmbio manual de 6 marchas, com trocas curtas e precisas.
Outro destaque da Avant RS2 era a tração 4 WD permanente que garantia estabilidade mesmo em altas velocidades, velocidade que alias deixava muitos esportivos na época para trás, esta perua dispara de 0 aos 100km/h em apenas 4.8 segundos, tendo velocidade máxima de 262 km/h.
Clique na imagem para ampliar
A intenção da Audi ao fazer esta parceria com a Porsche era justamente esta, fazer um carro extremamente rápido, porém que fosse um veículo normal, pratico para se rodar no dia a dia, que reunisse um motor potente e robusto, espaço interno de um carro normal de passeio com 5 lugares, um porta malas amplo e de quebra ainda fosse luxuoso e requintado, por isso a perua 80 foi escolhida.
Em relação a perua Audi 80 normal, a RS2 trazia novos para-choques, mais agressivos e mais eficientes para melhorar a refrigeração do motor e freios, rodas exclusivas aro 17 com pneus 245/40 R17 de perfil extremamente baixo, suspensão mais baixa, e um detalhe curioso, retrovisores vindos do Porsche 911.
O motor 2.2, cinco cilindros, 20 válvulas, turbo é de origem da Audi, porém foi preparado pela Porsche. Os 230 cv originais passavam para 315 cv após o bloco sair da sede da Porsche em Stuttgart, uma marca impressionante para um motor de apenas 2.2 litros, isso até para os dias de hoje, são 143.1 cv desenvolvido por cada litro de motor. O torque também impressiona são 41 kgfm obtidos a 3.000 rpm.
Os números de desempenho é o que mais atrai na Audi RS2 Avant, ela vai de 0 a 80 km/h em 3.9 segundos, 0 a 100 km/h em 4.8 segundos, de 0 a 200 km/h em 21.5 s, e ela tem força para ir até os 262 km/h.
Além de modificar o motor, os engenheiros da Porsche também assinam as mudanças feitas na suspensão e no sistema de freios da Audi 80, as peças são da Porsche e superdimensionados para a missão de parar a RS2, o conjunto é caracterizados pelas pinças pintadas em vermelho e com o nome da marca estampado.
A RS2 Avant foi a versão que praticamente deu origem a configurações esportivas dos modelos da Audi, que são denominadas pela sigla RS, exemplo: RS4, RS6.
A RS2 mede 4.51 metros de comprimento, por 1.69 m de largura e 1.38 m de altura, seu peso é de 1.595 kg.
O interior da RS2 Avant era bem mais luxuoso e equipado em comparação com a versão normal da Audi 80, entre os diferenciais estavam os mostradores do painel com fundo branco, mostradores adicionais no console central que exibem detalhes como pressão do turbo e do óleo, além de um muito couro nobre nos bancos e portas, bancos esportivos da marca Recaro, e um detalhe inédito para a época, fibra de carbono revestindo o painel.
O RS2 Avant teve produção limitada a apenas 3.000 unidades, foi exportada oficialmente para vários países, inclusive para o Brasil, na época cada exemplar custava elevados US$ 116.158 dólares. Segundo rumores apenas 60 unidades da RS2 foram trazidas para o Brasil.
Respostas de 3
Gostaria de informar que a RS2 não é Biturbo e sim turbo; tenho uma S2, carro que deu origem a RS2. Ambos são praticamente o mesmo carro, os freios porsche (brembo) não são os do porsche 993 (muito bons) e sim do 940 (freia pouco mais que o original da S2, chegando a ser sub-dimensionado para o peso e potência do carro). A Porsche / Audi mudou a turbina, remapeamento da injeção, Bicos, coletor de admissão com a inscrição porsche (cosmético), pinças de freio e maquiagem geral (espelhos, milhas, piscas dianteiros do porsche 993); a S2 tem 230 CV e a RS2 315 cv, o que resulta em 85 cv de diferença. Tal potência pode ser dobrada com mudanças de componentes internos, e outras modificações na turbina e injeção. Este motor é extremamente robusto, podendo passar dos 400 cv sem modificações internas em ambos os modelos. Já pilotei os dois, tenho uma S2 e não acho que justifique a diferença de até 300% de preço entre os dois modelos no Brasil. Ambos são lobos em pele de cordeiro e já fizeram muito esportivo passar vergonha na pista, onde a tração integral derivada dos Audi de rally faz toda a diferença.
a velha RS2 não tinha o emblema powered by porsche á toa. foi a sua época a shooting break mais "nervosa" do planeta.
a aparencia era de uma sw pra familia ir ao K-mart no fim de semana, verdadeira loba em pele de ovelha. das sessenta unidades destinadas a américa latina menos de 10% ainda fazem juz a fama. Quem tem só vende a peso de ouro. Infelizmente só me resta olhar a minha A80 s2 na garagem e imaginar, só faltam os brembos, o turbo KKK, os 110CV a mais, os continental sport contact de 17", e tudo o mais que fazia da RS the best!
kara mas isso é uma trambikii muito podrii muito podrii
issu tem q c dos anos 1994 à 1996