Agora em abril chega às lojas da Alfa Romeo na Europa o Stelvio, um dos mais aguardado e diferente lançamentos da tradicional montadora italiana, este será o primeiro SUV lançado pela Alfa Romeo, e promete cativar o público com um estilo bastante ousado, além de muita esportividade, a versão mais forte terá espantosos 503 cavalos.
Com 4.68 metros de comprimento, 1.67m de altura e 2.16 m de largura, o Alfa Romeo Stelvio não será um dos maiores SUVs do mercado, ele se posicionará em uma posição intermediária entre os utilitários de luxo, rivalizando com uma série de modelos como Porsche Macan e Jaguar F-Pace na versão esportiva Quadrifoglio, até modelos de entrada como BMW X4, Mercedes GLC, Discovery Sport e Audi Q3 nas versões mais baratas, o carro chama muita atenção por suas formas imponentes, principalmente pela dianteira, que traz o novo padrão de estilo da Alfa, principalmente na versão esportiva Quadrifoglio (foto abaixo).
A construção do Alfa Romeo Stelvio também chama atenção, por exemplo, diversas partes do carro são feitas em materiais nobres como alumínio e fibra de carbono, como carroceria, motor, suspensão, capô, portas e a tampa do porta malas, o que garantirá uma carroceria mais leve, e com distribuição de peso mais perfeita possível, 50:50, dianteira/traseira, o peso total do modelo em sua versão básica é de 1660kg, bastante baixo para um SUV 4×4.
Do lado de dentro a Alfa Romeo apostou em um interior luxuoso e minimalista para o Stelvio, a cabine é muito bem desenhada, tendo uma forte influencia dos antigos esportivos da Alfa Romeo, a qualidade do acabamento também chama a atenção.
Em termos de equipamentos a Stelvio virá de série com um sistema multi-mídia 8.8 polegadas, além de sistema de som com 8 alto falantes. As versões mais caras virão com itens como bancos esportivos e com ajustes elétricos, além de acabamento em madeira ou fibra de carbono.
Na Europa o Alfa Romeo Stelvio chegará inicialmente com três opções de motores um 2.0 turbo a gasolina, 4 cilindros com 280 cavalos, um 2.2 Diesel, 4 cilindros, com 210 cv, ambas equipadas com câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4, batizada de Q4 esta nova tração 4×4 traz transferência variável de acordo com a necessidade, em situações normais o torque é enviado 100% para as rodas traseiras, para garantir uma condução mais divertida e esportiva, porém caso as rodas dianteiras precisem de tração o sistema envia de forma automática 50% do torque para o eixo dianteiro, melhorando a tração em qualquer tipo de piso e velocidade.
Em especial claro a versão esportiva Quadrofoglio (foto acima), que virá com um exclusivo motor 2.9, bi-turbo V6, que desenvolverá 503 cavalos de força e 61 kgfm de torque, com este motor o Stelvio Quadrofoglio, se torna um dos SUVs mais rápidos do mercado, vai de 0 a 100km/h em apenas 3.9 segundos e alcança os 285 km/h de velocidade máxima, o câmbio é automático de 8 marchas da marca alemã ZF, a versão Quadrofoglio do Stelvio contará ainda com possibilidade de ajuste eletrônico pra a carga do amortecedor, regime do motor, câmbio, direção, escolhendo entre performance e economia, o carro ainda virá com suspensão, freio exclusivos, além de controle de torque por vetor.
A Alfa Romeo espera que o Stelvio de um novo fôlego de vida para a marca, e que o SUV ser torne o carro mais vendido da fábrica, e faça a marca italiana sair da crise que a afeta já faz alguns anos.
As vendas na Europa começam em abril, porém o preço ainda não foi divulgado, e também não há informações sobre uma possível venda no Brasil.