Mais uma vez o Salão de Genebra foi marcada pelo lançamento de dezenas de super-esportivos. A Honda não passou em branco, a marca japonesa levou para o Salão, a versão de produção do insano Civic Type R, exibido como carro conceito no ano passado. Um míssil com motor 2.0L Turbo de 316 CV, que chega para tirar o sono de carros, como Golf R e Focus ST.
Esse é de longe o Civic mais radical já construído
No exterior, destaque para estética agressiva do bólido, que tem identidade própria em relação a variante de uso civil do Civic. Na dianteira se evidenciam as entradas de ar e o spoiler em fibra de carbono. Os faróis são do tipo Full-LED e as rodas de 20 polegadas, calçados por pneus de alta performance. Enquanto na traseira se destaca o aerofólio traseiro (uma marca registrada do Type R) e o sistema de escape com três ponteiras.
Ele promete fazer a alegria dos puristas, o bólido manteve o bloco 2.0L quatro cilindros turbo, que agora rende 320 CV e o câmbio manual de seis velocidades. Segundo dados de fábrica, o Type R vai de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos, já a velocidade máxima não foi revelada, a versão anterior chegava até os 270 km/h.
No interior bancos esportivos, pedais de alumínio e acabamento em fibra de carbono. A cabine é sóbria e despojada, como é de praxe nos esportivos do Japão.
A missão de parar essa máquina fica a cargo de freios de 18 e 12 polegadas da italiana Brembo. Os engenheiros da Honda também revisaram chassi e suspensão, com isso o hatch ganhou um acerto voltado para às pistas. O eixo dianteiro conta ainda com um diferencial com deslizamento limitado, que melhora a dirigibilidade do carro. Há ainda um sistema com três modos de condução, Comfort, Sport e R, no modo R, boa parte da eletrônica é desligada, o que deixou o comportamento do carro ainda mais agressivo.
Por fim o Civic Type R também está mais leve, seu peso é de apenas 1,316 kg.
Enfim a nova máquina da Honda promete aquecer ainda o segmento dos hot hatches na Europa é uma opção mais do que interessante, para quem sonha em ter um super-esportivo na garagem se desembolsar uma pequena fortuna. Ao contrário da geração passada, o Novo Type R será um carro global, além da Europa, ele também será vendidos nos EUA e em outros mercados ao redor do mundo, infelizmente o Brasil está fora da lista.
Uma resposta
Ridículo parece aquele carro do filme de volta para o futuro