O carro acima trata-se da nova geração do VW Polo, mas se preferir também pode ser chamado de Novo Gol. Flagrado sem camuflagem pelo site Cars.co.za rodando pelas ruas da África do Sul, o modelo será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt e servirá de base para a futura geração do hatch nacional.
O Novo Gol será a versão local do Novo Polo, enquanto o modelo europeu deve dá as caras em setembro no Salão de Frankfurt e começar a ser vendido ainda em 2017, o modelo nacional possivelmente vai ser lançado no inicio de 2018.
Visualmente ambos devem ser praticamente idênticos, a VW até cogitou adotar esse nome para o Brasil, porém acabou desistindo dá ideia, devido ao peso e tradição que o Gol tem por aqui.
Nova Plataforma
Em relação a atual geração, o Polo ficou maior. Construído sobre a nova plataforma MQB AO, que também foi utilizada no recém lançado Seat Ibiza, ele vai medir 4.17 m, um aumento de 20 cm. O visual é bonito e moderno, mas não surpreende, falta um pouco de personalidade.
Em termos visuais Gol e Polo serão praticamente o mesmo carro, já na motorização e no conteúdo, existirão algumas mudanças, O modelo vendido por aqui deve contar com motores 1.0L e 1.5L (o mesmo utilizado no Golf). O conjunto de equipamentos de série, vai ser mais simples, embora as versões mais caras devam contar com ar condicionado digital e central multimídia com conectividade para smarthphones.
Independente se vai ser chamado de Polo, Gol, só o tempo vai dizer se esse novo modelo será capaz de levar a VW de volta aos bons tempos, e tirar o sono das montadoras rivais. Essa será a primeira de uma série de novidades, que a marca vai lançar ao longo dos próximo ano no Brasil, a lista inclui ainda o sedan médio Virtus (uma espécie de Polo Sedan), o SUV T-ROC, que vai rivalizar com carros como Honda HRV, Hyundai Creta e Jeep Renegade, além de uma picape média que deve concorrer com Fiat Toro e se posicionar entre a Saveiro e a Amarok.
Fotos: Cars.co.za