Entre 2008 e 2013, a Hyundai viveu sua fase ostentação, os carros da marca coreana passaram a ser conhecidos pelo seu design arrojado e atraente, porém nos últimos anos a montadora passou apostar em um estilo com linhas mais sóbrias e equilibradas. Nenhum carro representa tão bem essa mudança de estilo como o Sonata.
A sexta geração lançada em 2009 tinha um desenho radical cheio de vincos e o teto de perfil baixo e curvo, era aquele tipo de carro que não passava despercebido nas ruas, já a sétima e última geração lançada em 2014 tem linhas bem mais discretas e não teve muita aceitação no mercado. Correndo atrás do prejuízo a Hyundai lançou no Salão de Nova York, agora em abril, uma versão renovada do Novo Sonata, com o facelift o sedan ficou mais atraente e chamativo.
O destaque fica por conta da nova grade dianteira, que está mais agressiva, a peça agora é cromada e conta com acabamento em forma de colmeia na inédita versão Turbo. Para reforça o estilo esportivo do visual, os faróis foram redesenhados, e trazem conjunto interno escuro na versão esportiva, e há novas luzes diurnas em LEDs. Destaque ainda para o capô com vincos mais salientes, novas de liga leve e as lanternas traseiras que também foram redesenhadas e contam com nova assinatura por LEDs. Os para-choques também foram atualizados, o dianteiro adotou um estilo bastante radical com tomadas de ar maiores e agressivas.
Na linha 2018, o Sonata ganhou uma embalagem mais descolada e esportiva, deixando de lado o visual sem graça do modelo lançado em 2014 – foto abaixo
No interior a atualização no Sonata 2018 foi tímida, a cabine continua com uma aparência sóbria, embora tenha um acabamento de alto nível e um conjunto de equipamentos idem, a arquitetura interna lembra um pouco a dos sedans da BMW. Entre as novidades, estão a adoção de uma nova central multimídia com GPS e câmera com visão 360 graus, além de novos itens de segurança avançada, como um sistema que mantem o carro automaticamente dentro das faixas.
A esportividade do Novo Sonata, não vai ficar apenas no visual, a Hyundai vai oferecer uma inédita versão com motor 2.0L Turbo capaz de despejar 245 CV de potência e que virá associada com uma nova caixa de câmbio, automática de oito velocidades. Para quem busca algo mais manso ou econômico, a Hyundai oferecerá ainda os motores 2.4L GDI de 185 CV ou 1.6L TGDI de 178 CV. Em ambos a transmissão é automática de sete velocidades.
Como disse o jornal americano USA Today, com esse facelift, a Hyundai espera tornar o Sonata “sexy again”, vale falar que nesse ano o sedan coreano está completando 32 anos de mercado. Infelizmente o modelo atualizado não deve ser vendido no Brasil. Uma geração completamente nova é esperada para 2019.