Ao lado do Accelo, o Axor é o principal caminhão da Mercedes Benz no Brasil, ideal para o transporte rodoviário de longa distância o truck atende as principais industrias (do transporte de cana, a tanques de líquidos e gases), e alia baixo custo operacional, com a tradicional confiança dos modelos da Mercedes. Atualmente em sua linha 2017, o Axor conta ao todo 14 versões entre modelos rodoviários e fora de estrada com motores com níveis de potência entre 326 CV a 439 CV, todas as versões vem com câmbio automatizado, e preços partindo de R$ 260,000 .
Versôes:
Antes de conhecermos em detalhes as versões é bom sabermos que na nomenclatura dos caminhões os dois números iniciais representam o PBT e dois números finais a potência do motor, exemplo 1933 (19 toneladas de PBT e 330 cavalos de potência).
Axor 1933 4×2
A gama do caminhão da Mercedes, começa com o Axor 1933 4X2. O modelo possui cabine estendida com teto baixo ou alto e, é adequado ao transporte de médias e longas distâncias, como transporte de combustível, cegonheiro, distribuição de cargas para o varejo ou transporte frigorífico. Seu motor é o OM 926, com 7.2 litros e entrega 326 CV de potência e 127 kgfm de torque, o bloco trabalha em conjunto com o câmbio automatizado PowerShift de 16 velocidades. Com a tecnologia Bluetec 5 (aplicada em 2011) o motor ficou 6% mais econômico em relação ao antigos propulsores do tipo Euro 3.
O Axor 1933 está homologado para atuar tracionando implementações de 3 eixos com PBTC de 46 toneladas, o maior o peso bruto total combinado da categoria (PBTC – soma das capacidades do cavalo mecânico com o reboque), e sua capacidade máxima de tração é de 48.3 toneladas.
Axor 2036 4×2
Em seguida há o Axor 2036 4X2, um cavalo mecânico extra pesado com capacidade máxima de tração de 50 toneladas a 80 toneladas. Assim com o modelo de entrada, o 2036 é destinado ao transporte intermunicipal em diferentes setores, a diferença é que ele conta com motor mais potente, um bloco seis cilindros, 12 litros, com 360 CV de potência e 189 kgfm de torque. Ele tem duas sub-configurações, Estradeiro e Multiuso, a diferença entre as duas versões é a configuração do trem de força e sua capacidade de tração, a versão Estradeiro é equipada com transmissão automatizada Powershift de 12 velocidades e última marcha direta e eixo traseiro sem redução nos cubos, tendo ainda a possibilidade de vir com suspensão traseira pneumática, o que proporciona um trem de força voltado para a economia de combustível e mais conforto nas viagens, sendo que a capacidade de tração é de 50 toneladas, já o Multiuso é equipado com câmbio mais forte, automatizado de 16 marchas, com Overdrive e eixo traseiro com redução nos cubos, e suspensão traseira metálica, o que gera um conjunto mais robusto para operações exigentes em termos de tração, a versão Multiuso puxa até 80 toneladas.
Axor 2041 4X2
O terceiro membro da família é o Axor 2041, ele também está disponível nas configurações, Estradeiro e Multiuso e tem capacidade máxima de tração de 50 toneladas Estradeiro e 80 toneladas Multiuso. O motor é um seis cilindros de 12 litros, 401 CV de potência e 204 kgfm de torque .
Axor 2533 6×2, 2536 6×2 e 2544 6×2 e 2644 6×4
Em seguida há os modelos Axor 2533, 2536, 2544 e o 2644 6X4. Com exceção desse última configuração, todas contam com tração do tipo 6X2, elas basicamente se diferenciam pelo nível de potência, a 2533 tem um seis cilindros de 326 CV, enquanto a 2536 360 CV, a 2544 401 CV e a 2644 sai de fábrica com uma cavalaria de 439 CV e 229 kgm de torque é o motor mais forte da linha.
Com exceção do modelo 2533, todos os demais estão disponíveis nas versões, Estradeiro ou Multiuso (que tem maior capacidade de tração e câmbio de 16 marchas, ao invés de 12 velocidades das versões Estradeiro).
No primeiro modelo (2533) a capacidade máxima de tração é de 48.3 toneladas, enquanto as versões 2536 e 2544 puxam até 60 toneladas (ou 80 toneladas na configuração Multiuso).
A configuração 2644 possui capacidade máxima de tração de 80 toneladas, tanto na versão Estradeiro quanto na Multiuso.
Mercedes Axor fora de estrada
Axor 3131 6×4
Depois temos a gama fora de estrada do Axor, que começa com o modelo Axor 3131 6×4 (disponível em três versões, Basculante, Betoneira e Plataforma). Todos contam com PBT tecnico de 31.3 toneladas, motor seis cilindros de 310 CV e transmissão semi-automatizada de 16 velocidades.
Axor 3344 6×4
O modelo mais vendido de todas da linha fora de estrada, é o Axor 3344 6×4 (também disponível em três variantes, Basculante, Betoneira, Plataforma e Cavalo Mecânico) e equipado motor de 439 cv de potência e torque de 224 kgfm de torque, são duas opções de câmbio Mercedes Powershift com 12 velocidades automatizada sem pedal da embreagem e a ComfortShift com 16 marchas, semi-automatizada e com pedal da embreagem.
Com PBT Técnico de 33 toneladas e PBT Legal de 23,000 kg, o Axor 3344 6×4 é ideal para industrias que precisem do máximo de força e robustez, como empresas de mineração, transporte de areia e pedras, tendo como principal atrativo a alta capacidade de tração de até 123 toneladas.
Axor 4144
Por fim há o Axor 4144 6×4 Basculante, que é uma versão ainda mais robusta, com Peso Bruto Total de 41 toneladas e capacidade máxima de tração de 123 toneladas. O motor tem 439 CV. Como os demais modelos Fora de Estrada, a transmissão é semi-automatizada de 16 velocidades.
Opções de cabine:
Todas as configurações citadas até aqui do Mercedes Axor, podem vir com cabine: Estendida, Leito Teto Baixo ou Leito Teto Alto. Apenas a versão de entrada 1933 possui cabine com suspensão metálica, as demais trazem suspensão a ar para a cabine.
Já as configurações Fora de Estrada possuem cabine Estendida com suspensão metálica, a única exceção é a versão 3344 Cavalo Mecânico que possui a opção de Cabine Leito Baixo ou Leito Teto Alto.
Interior
Outro destaque do caminhão da Mercedes é a cabine, disponível nas versões Estendida, Leito teto baixo e Leito teto Alto, elas são espaçosas e bem equipadas contam na maioria das versões com suspensão a ar para a cabine. Todas as versões do Axor, saem de fábricas equipadas de série com ar condicionado, vidros e travas elétricos, além de piloto automático com limitador de velocidade. A direção é regulável em ângulo e altura, o que ajuda o motorista a encontrar uma posição de dirigir confortável, além disso dependendo da configuração o câmbio é do tipo ComfortShift (semi-automatizado) ou PowerShift (totalmente automatizado sem embreagem) o que aumenta ainda o conforto do condutor. Porém vale que o último facelift na cabine do Axor foi feito em 2011.
Abaixo você confere uma tabela com versões e preços do Axor 2017: (Valores de versões bases, consultados em julho de 2017 na Tabela Fipe).
Axor 1933 R$ 260.484
Axor 2036 S R$ 283.802
Axor 2041 S R$ 300.219
Axor 2533 6×2 R$ 317.863
Axor 2536 S LS 6×2 R$ 296.199
Axor 2544 S LS 6×2 R$ 337.345
Axor 2644 S LS 6×4 R$ 359.255
Linha Fora de Estrada:
Axor 3131 6×4 R$ 291.726
Axor 3344 S 6×4 R$ 396.039
Axor 4144 K 6×4 R$ 428.200