Impulsionado pelo sucesso do F-Pace, modelo que foi eleito carro do ano em 2016 na Europa, a Jaguar está lançando mais um novo SUV o E-Pace. Em síntese uma versão compacta do F-Pace, ele chega com a missão de competir diretamente com modelos como: BMW X1, Volvo XC60 , Audi Q3 e Mercedes GLA.
Para superar os rivais a Jaguar aposta na mesma receita que garantiu o sucesso do F-Pace, combinar um design moderno e esportivo com a performance digna de um autêntico Jaguar. Na versão top de linha o crossover vem equipado com motor 2.0L Ingenium a gasolina que entrega 300 CV e 40.8 kgfm de torque, a potência chega às rodas através de uma caixa automática, de última geração, com nove marchas. Há ainda uma configuração mais mansa desse mesmo motor 2.0 com 250 CV e três opções de motores (2.0L) a diesel, com potências de 150 CV, 180 CV e 240 CV. Nas versões equipadas com motor diesel o câmbio é manual de seis marchas ou automático de nove velocidades, enquanto a tração pode ser do tipo dianteira ou integral.
Internamente o E-TYPE traz a arquitetura padrão dos carros da Jaguar, estilo esse que estreou em 2012 no esportivo F-TYPE. É uma cabine luxuosa e minimalista, a maior parte das funções do carro, como a temperatura do ar-condicionado e sistema de áudio são controladas por meios da tela touch-screen de 10 polegadas colocada no painel central. Outra inovação é a tela de TFT de 12 polegadas, posicionada acima do volante, que faz o papel de quadro de instrumentos.
Para preocupação de BMW, Mercedes e companhia, o Jaguar E-Pace chega ao mercado brasileiro já no início de 2018. Será mais uma boa opção no segmento dos SUVs compactos de luxo, seu preço deve ficar próximo aos R$ 200,000. Sem duvida não é nenhuma pechincha, porém mais modico comparado aos cerca de R$ 300,000 pedidos atualmente pela versão de entrada do F-Pace.