Muita gente acredita que os carros elétricos vão dominar o mercado automotivo na próximas décadas, se isso de fato vai ou não ocorrer, só o tempo irá dizer, porém uma coisa é certa, as montadoras estão cada vez mais investindo nos modelos elétricos, apostando que os motores a combustão estão com os dias contados. Uma das montadoras que lidera a tecnologia de carros elétricos é a Nissan, a montadora japonesa revelou recentemente a nova geração do Leaf, modelo movido 100% a eletricidade e que promete rodar quase 380 km com uma carga, chega ao Brasil em 2019.
Em sua segunda geração, o Leaf ganhou um estilo mais agressivo e atraente, o hatch deixou de lado o jeitão diferente e exótico do modelo anterior, lançada em 2010, assumindo agora linhas mais equilibradas e alinhadas aos últimos lançamentos da Nissan, como o Novo March,um estilo bem mais fácil de agradar nas ruas.
Ele ficou maior…
Além de mais bonito, o Leaf 2018 também está mais espaçoso a carroceria mede 4.48 m de comprimento, 3 cm a mais do que o modelo anterior aumentando o espaço no banco traseiro, além disso, o porta-malas foi ampliado passando de 370 litros para 435 litros.
Conjunto elétrico mais potente 150 cv…
Na parte mecânica o motor elétrico do Leaf 2018 ficou 38% mais potente, são 150 CV (110 kW) e torque subiu 26% sendo agora de bons 32 kgfm. Melhor que isso é que agora o Nissan Leaf vai mais longe, tendo autonomia maior, chegando a 378 quilômetros no modo NEDC.
Bom desempenho…
Não pense que por ser um modelo elétrico o Nissan Leaf 2018 é lento, pelo contrário o carro apresenta um ótimo desempenho, podendo acelerar de 0 a 100 km em apenas 7.9 segundos, marca melhor do que muitos carros similares com motor a gasolina.
Autonomia maior 380 km, porém a carga ainda é demorada…
As primeiras unidades do Leaf 2018 terão autonomia para 378 km, porém ainda para 2018 a Nissan promete lançar uma versão capaz de rodar mais de 400 km com um carga. Ainda de acordo com a montadora para recarregar as baterias são necessários 16 horas em um tomada convencional 110/220v (sem dúvida ainda muito tempo), porém em um tomada rápida de alta potência é possível recarregar 80% das carga das baterias em apenas 40 minutos.
Interior está mais refinado e e espaçoso…
Por fim merece destaque o interior, os materiais do acabamento subiram de nível, assim como o conjunto de equipamentos, o painel é dominada por uma central multimídia de 7 polegadas, que entre várias outras funções, informa a autonomia do carro, há ainda painel de instrumento digital. Destaque ainda para o volante de base achatada e para a eletrônica sofisticada do modelo, que inclui sistemas como o Propilot (um modo de condução autônoma) que em certas condições acelera e freia o carro sozinho, como na estrada ou na cidade ele é capaz de seguir o veículo à frente, há ainda o sistema de estacionamento autônomo Propilot Park, e o E-Pedal que permite acelerar e frear o carro apenas com um pedal, o do acelerador, ao tirar o pé do acelerador o carro freia automaticamente.
Preço ainda salgado…
Quando chegar ao mercado americano, o Leaf vai ter preço a partir de 29,900 dólares (algo próximo de R$ 98 mil), ou seja, ainda não será barato, lembrando que por lá o Toyota Corolla parte de US$ 18 mil (R$ 61.000). No Brasil infelizmente se não tiver incentivos fiscais, o preço do modelo elétrico será proibitivo, podemos esperar algo em torno de R$ 150.000 a R$200.000.
Desde o seu lançamento em 2010 já foram vendidos mais de 280 mil exemplares, o modelo da Nissan foi inclusive durante algum o tempo, o elétrico mais vendido da Europa, posto que é atualmente é ocupado pelo Renault Zoe.
No Brasil…
A Nissan quer fazer desta nova geração do Leaf um carro global, e já confirmou que o modelo será vendido ao redor do mundo, inclusive na América Latina, onde o Brasil, receberá o modelo a partir do começo de 2019, além disso o Leaf já tem passaporte carimbado para Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Costa Rica e Porto Rico. O preço ainda não foi divulgado.