A Hyundai CAOA está lançando no mercado brasileiro o novo caminhão leve HD 80, o modelo produzido em Goiás, ficará no lugar do antigo HD 78, sendo a novidade ofertada em versão única com preço de R$ 118.800. O novo HD 80 terá a dura missão de fazer frente a modelos consagrados no mercado como VW Delivery e Iveco Daily.
Seu motor é novo, um 3.0, turbo diesel, quatro cilindros, que desenvolve 170 cv de potência e 40.8 kgfm de torque, produzido pela FPT (Fiat Powertrain Technologies), acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Lembrando que o antigo HD 78 tinha motor mais fraco com 155 cv. O motor do HD 80 conta com tecnologia EGR, de recirculação de gases, uma tecnologia nova, que além de diminuir o consumo de combustível e os nível de emissão de poluentes, dispensa o uso do aditivo Arla 32.
Outra evolução do novo caminhão HD 80 da Hyundai, é a capacidade de carga, que foi ampliada em mais de 200 kg, seu PBT é de 8.000 kg, contra 7800 kg do modelo anterior. Tendo o novo modelo capacidade de carga útil de cerca de 4.500 kg, considerado o peso do implemento em torno de 800 kg. Em relação ao modelo HD 78, o HD 80 vem com novos eixos, novos feixes de molas, e um novo sistema de freio com ABS e acionamento pneumático no lugar do hidráulico, trazendo ainda dispositivo de regulagem automática de folga das lonas de freio. O seu tanque de combustível tem 150 litros de capacidade.
Por fim, o HD 80 da Hyundai traz uma lista de equipamentos bastante básica, trazendo como destaque o computador de bordo com velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro, consumo médio e instantâneo, relógio e indicador da pressão dos freios, além de um novo painel de instrumentos, há ainda coluna de direção com ajuste de altura e rádio com entrada USB.
Porém, o caminhão da Hyundai deixa a desejar para quem busca um veículo mais confortável e completo, não há ar-condicionado ou vidros e travas elétricos, nem mesmo como opcionais.