Depois do Lamborghini Urus e do Rolls Royce Culliman, o clube dos SUV mais luxuosos do mundo acaba de ganhar mais um novo representante em 2018. A Audi começou a vender na Europa o aguardado Q8. Com design robusto e chamativo, o SUV Coupe pode ser definido como uma versão mais descolada do Audi Q7 e deve ser lançado no Brasil no próximo ano.
O Audi Q8 chega para fazer frente a modelos como BMW X6, Maserati Levante e Mercedes GLE Coupe. O design é um dos ponto altos do novo SUV, ao contrário da maior parte dos modelos da Audi que aposta em um estilo discreto e elegante, que vai de acordo com o resto da família, o Q8 se diferencia e não tem medo de chamar atenção, pelo contrário o SUV é arrojado em excesso. Principalmente pela sua dianteira que com uma enorme grade que se projeta para fora da carroceria, enquanto os faróis de estilo moderno, com tecnologia total por LEDs, parecem ter sido emprestados de algum caminhão, devido ao seu tamanho avantajado, a sensação de robustez é reforçada pelo para-lamas que são bem largos e acomodam rodas de 22 polegadas. Na traseira destaque para as belas lanternas de OLED, que dão um ar sofisticado ao modelo.
O Q8 parece um tanque de guerra, espaço é o que não falta no utilitário esportivo, ele mede 4.96 m de comprimento por 2 metros de largura, tem quase três metros de entre-eixos, e a altura é de apenas 1.70 m – relativamente baixo para um SUV. Para passar esportividade e leveza ao grandalhão a terceira janela é bastante curta, a coluna traseira é larga, e o teto tem um caimento acentuado na traseira, o que passa um jeitão de coupé esportivo ao novo SUV da Audi.
Voltando os faróis, a Audi achou uma solução bastante diferente para o design dos faróis do Q8, apesar de ser uma peça única, os faróis contam com duas partes distintas, mais acima e em evidência ficam os faróis de LED principais, ou seja, os faróis normais noturno, as luzes de condução diurnas e as setas, enquanto mais abaixo sob uma espécie de superfície negra se escondem os faróis auxiliares – que fazem o papel de faróis alto, que opcionalmente podem contar com a tecnologia Matrix HD LED.
Interior…
A arquitetura internas também é de tirar o folego, o design e acabamento do painel surpreendem, as saídas de ar do painel, ficam escondidas, sobre uma peça com filetes horizontais que cortam praticamente o painel de uma lateral a outra, a porção central do painel é revestida com um material de alto brilho que simula vidro, se integrando perfeitamente com a central multi-mídia, dependendo do ângulo em que se olha, é como se a tela touch e o painel fossem uma coisa só. Há ainda diversos pontos do painel, console e portas, com iluminação com LEDs com cor configurável.
Contando com o painel de instrumentos configurável de 12.3 polegadas, o Audi Q8 possui nada menos do que três telas de alta definição, sendo que as duas centrais, servem a mais acima de 10.1 polegadas, para comandar os sistemas de som, navegação, telefonia e aplicativos do celular por exemplo, já a tela touch central mais abaixo, tem 8.6 polegadas e da acesso a funções especificas de conforto e conveniência do veículo como ajustar a temperatura do ar-condicionado que é quad-zone – tem 4 zonas individuais simultâneas de temperatura.
A versão top de linha traz revestimentos do teto e das colunas em couro aveludado Alcantara, além de volante esportivo de base achatada e bancos esportivos. O modelo pode vir com bancos com ventilação, aquecimento e massageadores.
Graças ao tamanho avantajado o espaço interno do Audi Q8 não decepciona, mesmo quem viaja atrás deve encontrar muito espaço e conforto, mesmo para passageiros de alta estatura, outra ponto de destaque é o espaço no porta malas, com capacidade para 605 litros, ou até 1755 litros com o banco traseiro deitado. A tampa do porta malas tem abertura e fechamento elétrico, para abri-la basta passar o pé sob o para-choque traseiro.
Motores…
Inicialmente o Audi Q8 2020, estará disponível com um motor 3.0L V6 TDi diesel, com 286 CV de potência e 60 kgfm de torque, vindo com câmbio automático de oito velocidades e tração 4×4 quattro. Em um segundo momento o Q8 terá ainda uma versão a gasolina chamada 55 TFSI de 340 CV e o 45 TDi (diesel) de 231 CV. Além de uma inédita versão de alta performance (chamada de RSQ8 com quase 600 CV), e que promete ser um dos SUVs mais velozes do mundo.
Todas as versões do Audi Q8 virão de série com o sistema mid-hybrid (MHEV), um sistema elétrico de 48v, com bateria de lithium e um alternador, o sistema durante as frenagens armazena até 12kw de energia gerada pelos freios, e utiliza esta energia para alimentar boa parte dos recursos eletrônicos do carro, poupando 0.7 litros de combustível a cada 100 km rodados.
No caso do Q8 50 TDI, ele faz entre 14.7 e 15.5 km/l. Com este motor diesel de 286 cv, o Q8 vai de 0 a 100km/h em 6.3 segundos e alcança os 245 km/h de velocidade máxima.
Suspensão a ar ajustável…
Para garantir valentia também ao se andar fora de estrada, o Q8 fica a 25.4 cm do chão, e a suspensão vem com amortecedores ajustáveis, e para quem quer mais valentia, o SUV pode vir opcionalmente com suspensão a ar adaptativa, que ajusta sua altura de forma automática, de acordo com o estilo de condução do motorista, ou as condições do piso, podendo sua altura variar em até 9 cm.
Rodas traseiras direcionáveis…
Como opcional a Audi vai oferecer ainda um sistema de rodas traseiras direcionais, semelhante ao do sedan A8, que permite o esterçamento das rodas traseiras. Em baixa velocidade, eles viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro e aumentando ainda mais sua agilidade na cidade, por exemplo, para fazer manobra na hora de estacionar. Enquanto que em altas velocidades, as rodas traseiras viram na mesma direção das do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa e em curvas. Há ainda três tipos de suspensão ajuste de suspensão disponível e sete modos eletrônicos de condução.
Andará quase sozinho…
O Q8 conta ainda com recursos como sistema de direção semi-autônoma (em certas condições o carro praticamente andará sozinho como seguindo um outro veículo na estrada ou no transito da cidade, ou se mantendo de forma automática na faixa de rolagem), grande parte dos comandos estão disponíveis através de comandos de voz. Há 12 sensores ultrassônicos ao redor do carro, além de uma câmera de alta definição na frente e quatro câmeras do tipo panorâmico ao redor, com isso o modelo tem funções como estacionamento a distância controlado por controle remoto. O motorista deixa o carro e através de um app no celular guia o veículo para estacionar de forma automática, o sistema também é capaz de chamar o carro de volta da vaga pelo controle remoto até aonde o dono está.
Não será barato…
A má notícia é de que o Audi Q8 não vai custar barato, as vendas começaram essa semana na Europa e por lá, o SUV será oferecido a partir de 76,300 euros, algo próximo de R$ 345,000. Por aqui espere um valor acima dos R$ 500,000, ou seja, acima do Q7.
O Novo Audi Q8 chega para colocar a linha de SUVs Audi em um novo patamar de luxo, design e tecnologia, combinando a robustez e conforto de um SUV com o estilo esportivo de um coupe.