Redução do IPI é prorrogada novamente, o imposto voltará ao normal aos poucos a partir de outubro

redução do ipi para veiculos

Nesta segunda feira dia 29/06, foi confirmada pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, a prorrogação da redução de IPI, para veículos 0km, a redução será válida por mais três meses, e passará a subir gradativamente a partir de outubro, sendo que voltará ao valor normal em janeiro de 2010.

Os carros com motor 1.0 (flex ou gasolina) continuam isentos ao imposto, já a partir de outubro será acrescentando 1.5% de IPI, em novembro este valor será de 3%, em dezembro será de 5% para então em janeiro de 2010 voltar a ser cobrado 7% como era antes da redução.

fiat uno 2010

Para veículos a gasolina com cilindrada maior que 1.0 e menor que 2.0, o valor do IPI que com a redução do imposto é de 6.5% passará para 8% em outubro, 9.5% em novembro e 11% em dezembro, já no mês de janeiro volta aos 13% que era cobrado antes da redução.

vw gol 2010

Para os carros Flex (bi-combustíveis) com cilindrada acima de 1.0 e abaixo de 2.0, o IPI continuará sendo de 5.5% até setembro, passando para 6.5% em outubro, 7.5% em novembro, 9% em dezembro e volta aos 11% em janeiro.

E assim como aconteceu com a redução anteriormente os veículos com motor maior que 2.0 não tem beneficio do IPI.

O impacto da redução do IPI foi muito positivo na indústria automotiva, mantendo as vendas de carros 0km no Brasil em um ritmo acelerado, segundo o governo a redução do Imposto de Produtos Industrializados, no período de janeiro a maio teve um custo de R$ 1.75 bilhões em perca de arrecadações, a previsão é que até o final do ano o governo perca mais 1.4 bilhões de reais em arrecadação.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas