Quando foi lançado, há 20 anos o Audi TT representou uma revolução em matéria de design, um carro com estilo marcante e ousado. Hoje, embora a atual geração, lançada em 2016, não tenha a mesma agressividade e presença do primeiro modelo, o TT continua sendo um dos esportivos médios mais desejados do mercado. Para celebrar o seu aniversário de 20 anos a Audi está lançando na Europa uma versão atualizada do bólido, já como linha 2019. Entre as novidades estão a adoção de uma nova grade frontal, além de um para-choque com entradas de ar mais agressivas e acabamento mais sofisticado.
A inspiração para o novo visual do TT 2019, veio do TT-RS, versão top de linha do esportivo Audi. Outro diferencial são as novas rodas de 20 polegadas do TT-S, raiadas semelhantes as do Audi R8, as versões normais do TT trazem rodas aro 17, ou opcionalmente rodas aro 18 ou 19.
Na traseira o para-choque recebeu pequenos retoques, há um novo difusor traseiro, e a tampa do tanque de combustível, ganhou um estilo de aviação, que remete a primeira geração do TT, lançada em 1998. Outra mudança são as lanternas traseiras com nova disposição de luzes LEDs e os faróis contam com tecnologia LED, ou opcionalmente Matrix LED, com ajuste a laser.
A versão TTS conta ainda com aerofólio fixo, difusor com aspecto mais esportivo e sistema de escapamento com quatro ponteiras, além de rodas maiores aro 20.
A versão de entrada do Audi TT 2019 passa a vir com um novo e mais potente motor, 2.0L TFSi, turbo, quatro cilindros de 200 CV, ele é 20 cv mais forte que o antigo motor 1.8 TFSi de 180 CV que foi aposentado. Em sequencia há uma versão com esse mesmo motor 2.0 TFSi só que calibrado para entregar 245 CV.
A configuração top de linha é a TTS, que traz 306 CV. Segundos dados de fábrica ele vai de a 100 km/h em 4.8 segundos na versão coupé e 4.8 segundos na roadster. A velocidade máxima no TTS é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Pelo menos na Europa o TT 2019/2020 pode vir com câmbio manual de seis marchas, ou automático de sete velocidades e dupla embreagem.
A versão superesportiva TTRS ainda não foi apresentada na linha 2019 e deve trazer mudanças próprias.
O interior continua sendo um dos atrativos do Audi TT, esse é sem duvidas um dos melhores habitáculos da categoria, destaque para o volante de base achatada. revestido em Alcantara e o painel Audi Virtual Cockpit, composto por uma tela em alta definição de 12.3 polegadas, configurável que exibe os principais comandos do carro, como imagens do GPS, velocidade.
Lembrando que o Audi TT Coupé tem 4 lugares, e porta malas com capacidade para 305 litros, enquanto o TT Roadster tem apenas 2 lugares e o porta malas acomoda 280 litros.
O TT Roadster tem capota em lona, que pesa apenas 39 kg, a operação de baixar ou erguer a capota e feita de forma totalmente elétrica, com um apertar de botão, dura cerca de 10 segundos, e pode ser feita mesmo com o carro em movimento, em velocidade de até 50km/h. A versão sem capota traz alguns mimos exclusivos como aquecedor de pescoço, com saída de ar na nuca dos ocupantes, para permitir desfrutar do carro conversível mesmo nos dias frios.
Audi 20 Anniversary
Para celebrar o aniversário de 20 anos, além do facelift na linha 2019, a Audi está lançando uma edição limitada do TT, chamada de 20 Anniversary, ela traz alguns diferenciais, como bancos exclusivos forrados com couro Nappa, que remetem a primeira geração do TT (que tinha couro estilo beisebol). A lista inclui um novo sistema de escape feito todo em aço inox, lanternas traseira de OLED e pintura exclusiva, o TT 20 Anniversary terá produção limitada a apenas 999 exemplares.
No Brasil:
No Brasil o Novo Audi TT 2019/2020 deve chegar apenas no inicio do próximo ano, atualmente ele tem preços que vão de R$ 270,000 a R$ 420,000.