Parece que a era dos carros elétricos já é uma realidade. Até então quando pensávamos em elétricos, já imaginávamos carros compactos, de uso urbano e com autonomia limitada, porém as coisas estão mudando rapidamente e é cada vez maior o número de SUVs de luxo elétricos, praticamente todas as montadoras de modelos de luxo estão investindo na criação de utilitários esportivos movidos por eletricidade, como é o caso do Audi e-tron, o primeiro SUV 100% elétrico feito pela Audi, e que começa a ser vendido a partir de 2019 na Europa e nos EUA.
O Audi e-tron demorou bastante para virar realidade, já era um sonho antigo da Audi ter um SUV elétrico produzido em série, foram vários anos de desenvolvimento até o modelo mostrado aqui, a Audi construiu nada menos do que 250 protótipos, que juntos rodaram 5 milhões de quilômetros, indo desdes pistas de corrida, auto-estradas, até testes de resistências em desertos na África, com temperaturas acima dos 50 graus, ou no gelo da Escandinava com temperaturas congelantes de -20 graus Celsius. Boa parte das tecnologias empregadas no e-tron serão usadas em outros 20 modelos elétricos que a Audi promete lançar até 2025.
Um elétrico de grande porte…
O e-tron tem praticamente as mesmas dimensões do Audi Q5, ele tem 4.90 m de comprimento, 1.94 m de largura e 1.63 m de altura, o modelo apresenta bastante espaço interno graças ao entre-eixos amplo de 2.92 metros, seu porta malas impressiona pelo tamanho, tendo 807 litros.
Design comportado e acertado…
Ao contrário dos rivais como Jaguar i-Pace e Mercedes EQC, que apostam em um estilo futurista e que não agrada a todos, o Audi e-tron visualmente não tem grandes evoluções ou diferenciais em relação aos demais SUVs da Audi e aos modelos a combustão, uma estratégia da marca, que pode parecer interessante para fisgar diferente tipos de público.
Inovações para melhorar a aerodinâmica e ir mais longe…
O e-tron inova em detalhes curiosos na carroceria para diminuir o arrasto aerodinâmico e melhorar a autonomia do carro, como a ausência de retrovisores – no lugar há micro-câmeras que mostram as suas imagens em telas de alta resolução posicionada nas portas no interior do carro, a grade frontal apesar do tamanho avantajado possui apenas pequenas aberturas já que não é necessária tanta refrigeração no motor.
As grandes rodas aro 20 virão de série, porém além de dar uma
aparência bastante esportiva e robusta ao SUV elétrico, elas contam com desenho aerodinâmico e foram projetadas exclusivamente para o e-tron, assim como os pneus, até mesmo a parte debaixo do carro recebeu um cuidado especial, praticamente todo o assoalho conta com placas de alumínio que ajudam a proteger as baterias contra impactos vindo debaixo, mas também
contribuem para melhorar a aerodinâmica do carro, a preocupação foi tanta com isso que até mesmo os para-fusos e os rebites embaixo do carro foram recuados para permitir que o ar flua com maior facilidade sob o veículo.
Conjunto mecânico…
O Audi e-tron será empurrado por dois motores elétricos, que desenvolvem juntos cerca de 400 cv de potência e 57.7 kgfm de torque, o suficiente para levar o e-tron de 0 a 100 km/h em apenas 5.5 segundos, alcançando a velocidade máxima de 200 km/h.
A Audi ainda mantém segredo com relação a autonomia do seu primeiro SUV elétrico, porém a montadora alemã afirma que ele terá capacidade similar aos dos rivais, ou seja, se isso realmente se confirmar podemos esperar que o Audi e-tron seja capaz de rodar entre 400 a 500 km com uma carga completa das baterias.
Por falar nas baterias, elas são de certa forma o coração do Audi e-tron, trata-se de um pack com 36 células, cada uma destas células tem o tamanho de uma caixa de sapato feito de alumínio, as baterias ficam abaixo da cabine, em dois níveis, em um compartimento que ocupa uma área de 2.28 metros de comprimento, por 1.63 m de largura e 34 cm de altura.
O peso total das baterias, somado a carcaça do compartimento aonde elas ficam e a estrutura de proteção em aço contra impacto, têm aproximadamente 700 kg.
Esta verdadeira usina elétrica é capaz de operar com uma voltagem nominal de 396 volts, e armazena 95 kwh de energia, para refrigerar as baterias há algumas soluções diferentes como o uso de um gel especial condutivo entre as baterias que dissipa o calor entre pequenas câmeras, e o ar-condicionado.
A tração é 4×4 e cada motor fica responsável por fornecer tração para um dos eixos, podendo variar de acordo com a necessidade, por exemplo quando o carro está em velocidade constante e não é exigida tanta potência apenas o motor traseiro e as rodas traseiras movem o carro, economizando energia.
Carregamento de alta potência e em tomadas 110 v/220 v…
O longo tempo necessário para o carregamento das baterias ainda é o principal problema dos carros elétricos, porém o e-tron tenta minimizar um pouco isso. De acordo com a Audi, o e-tron poderá ser recarregado tanto em tomadas AC quanto DC, ou seja, as tomadas comum caseiras são AC, e possuem amperagem mais baixa (110 v ou 220v), porém o Audi e-tron também
pode ser recarregado em carregadores super-rápidos DC, com 150 kw de potência, neste caso 80% das baterias serão recarregadas em apenas 30 minutos.
Porém estes postos de recarga de alta potência ainda são bastante raros, mesmo na Europa e nos EUA. Por isso a Audi fará parcerias com empresas especializadas para fornecer este tipo de recarga DC em mais de 500
pontos nos EUA e 2 mil pontos na Europa.
Para quem for recarregar o carro em casa, o e-tron vira com um adaptadores, que permitirão recarregar o carro em tomadas 110 v ou 220 v, porém o tempo para recarga será muito maior, cerca de 5 a 6 horas, ou seja, o dono do carro terá de deixa-lo ta tomada, carregando durante a noite.
Interior…
Assim como o exterior do carro que se assemelha com os demais modelos da Audi, o interior do e-tron também segue o mesmo padrão de estilo e acabamento dos seus irmãos da linha Q da Audi. O painel tem um ótimo acabamento luxuoso e de estilo sóbrio, com linhas retas, nada de muito ousado ou futurista, ou que mostre se tratar de um veículo elétrico.
A cabine do e-tron, assim como acontece com o novo Q8, tem nada menos do que três telas de alta definição, sendo uma delas no lugar do painel de instrumentos, a segunda mais acima no console central, com 10.1 polegadas, é usada pelo sistema multi-mídia como o GPS e som, e a tela mais
abaixo no console tem 8.6 polegadas, serve para comandar funções especificas do carro, como ar-condicionado.
Há ainda tecnologias e mimos como sistema de som 3D Premium da marca Bang & Olufsen, com nada menos do que 16 alto falantes e 705 watts de potência, compartimento para carregamento para celular sem fio, teto solar panorâmico de série.
O e-tron também poderá vir com os diversos recursos de assistência de condução e segurança da Audi, como piloto automático inteligente, leitura de placas de transito e das faixas na estrada, frenagem automática, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, seis câmeras e sensores ao redor do carro, e um sistema que na cidade permite ao Audi seguir o
carro da frente, o sistema pode até mesmo detectar acidentes e construções e diminuir de forma automática a velocidade do carro para a situação da estrada, porém estes equipamentos serão opcionais ofertados no pacote Drive Assistence Package.
Nas lojas apenas em 2019, porém já esta à venda…
A Audi tem pressa para colocar o e-tron nas ruas, principalmente nos EUA, e sair na frente de Mercedes e BMW, e rivalizar com a Tesla que já está vendendo o SUV Model X.
A Audi promete entregar as primeiras unidades do seu SUV elétrico já na metade de 2019, as vendas começam primeiro na Europa e nos EUA, alias estes consumidores já podem através do site, configurar o carro e até mesmo fazer um pedido de reserva, com um depósito de US$ 1.000 dólares.
Na Alemanha o Audi e-tron terá preço partindo de 75.800 euros – algo em torno de R$ 360 mil, podendo chegar aos 87.700 euros na versão completa – R$ 425.500. Um valor interessante para um carro elétrico recheado de tecnologias.
Enquanto que no Brasil a Audi ainda não confirma o lançamento, porém tudo indica que o modelo venha também já em 2019, pelo menos algumas unidades para testar a aceitação do carro elétrico por aqui.
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