A partir de janeiro de 2019, a Yamaha começa a vender no Brasil a nova Lander 250, a moto toda foi reprojetada, ficou mais robusta e moderna, e passa a vir de fábrica equipada com freio ABS na roda dianteira, ela substituirá a famosa Ténéré 250, que sairá de linha.
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O que mudou na Lander 250 2019…
Lançada no Brasil em 2006, a Lander até então era uma moto trail off-road, ou seja, tinha uma pegada mais aventureira, projetada para o fora de estrada e trilhas, sendo pouco confortável e prática para viagens longas. Nesta nova geração a Yamaha resolveu mudar isso, os engenheiros da marca mantiveram as características off-road da Lander, porém deixaram a moto mais confortável e versátil para se andar nas cidades e fazer viagens mais longas.
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Tudo na Lander 2019 foi reprojetado, o quadro é novo, assim como as suspensões, faróis, bancos, tanque de combustível e carenagens. Seu design está mais moderno e robusto, as linhas foram inspiradas na XT 660R que saiu de linha já há algum tempo.
Na dianteira o para-lama agora é duplo, ou seja, há um para-lama mais baixo próximo ao pneu, e outro mais acima logo abaixo do faróis que tem uma função mais aerodinâmica. O farol tem estilo bem mais moderno e ousado do que o da geração passada da Lander 250, agora possui também iluminação Full LED, que além de iluminar melhor também tem maior durabilidade, enquanto a suspensão dianteira é nova e recebeu protetores rígidos nas bengalas.
As carenagens laterais estão mais agressivas e imponentes e o tanque de combustível ficou maior, sua capacidade passou de 11 para 13.6 litros, o que também ajuda a nova Lander 250 2019 a ir mais longe, outra novidade é o banco, bastante criticado na geração anterior por quem usava a moto para fazer viagens mais longas, na linha 2019 ele ficou mais largo e confortável, e agora passa a ser divido em dois níveis, proporcionando mais conforto não só para o piloto como também ao garupa, não menos importante o guidão ficou mais alto, o que permite uma condução com as costas mais ereta.
Apesar de ter ganho novas medidas, ficando mais comprida, larga e alta, a nova XTZ Lander 250 2019 manteve a mesma altura do banco da geração passada, o piloto fica a 87,5 cm do solo. A rabeta também foi reprojetada, está larga e tem mais espaço para o garupa e para cargas, contando ainda com novas alças em alumínio.
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Kit Touring para quem pretende pegar a estrada com a Lander 250...
Opcionalmente o comprador da nova Lander 250 poderá comprar um kit opcional chamado Touring – foto acima, indicado para quem irá fazer viagens, ele agregará a motocicleta bagageiro bauleto de 33 ou 35 litros, além de protetor lateral do motor e para-brisa.
Lander têm freio ABS apenas na roda dianteira …
Como a nova legislação que obrigará que as motocicletas 0 km vendidas no Brasil a vir com freio ABS, a nova XTZ Lander 250 2019 passa a incorporar o dispositivo de segurança, porém por questões do custo de produção e para segurar o preço final da moto em um patamar mais baixo, a Yamaha optou por instalar o ABS apenas na roda dianteira, aumentou a segurança é verdade, mas ainda está bem atrás de sua principal rival a XRE 300 ABS, que além de contar com freio ABS na roda dianteira e traseira, também dispõe do sistema CBS, com freio de acionamento combinado.
Além do ABS, os freios da Lander mantém as mesmas dimensões e características da geração anterior, ou seja, na dianteira há um disco de 245 mm de diâmetro mordido por uma pinça de duplo pistões, enquanto que na traseira há um disco de 203 mm com pinça mais simples.
Novo painel digital…
A XTZ Lander 250 passa a vir equipada com painel digital na linha 2019, o painel é bastante completo, similar ao usado pela Fazer 250, é 100% digital e marca velocidade, conta-giros, nível de combustível, hodômetro total e parcial, relógio e ainda conta com um inédito computador de bordo que indica o consumo de combustível instantâneo em tempo real e médio.
Motor e câmbio seguem os mesmos…
A Yamaha manteve o conhecido motor 250 cc flex já usado pela Lander, assim como o câmbio manual de cinco marchas, porém a montadora japonesa afirma ter realizados melhorias no sistema de injeção deste bloco, visando melhorar o consumo de combustível e também a resposta do motor, instalando novos bicos injetores de 10 orifícios, ele promete fazer mais de 34 km/l, com autonomia para superar os 400 km com um tanque. Apesar de mais econômico a potência e o torque permaneceram os mesmos. A Lander também ganhou um novo catalizador mais eficiente em 3 vias, ou seja, passa a poluir menos.
O motor da Yamaha Lander 250 2019 é o SOCH, monocilíndrico de 2 válvulas, com refrigeração a ar, ele tem 249,5 cm³ e pode rodar tanto com etanol quanto com gasolina, a potência máxima é de 20,7 cv com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos obtidos a 8.000 rpm, enquanto o torque com ambos os combustíveis é de 2,1 kgfm a 6500 rpm.
Suspensão…
O projeto da suspensão é novo, a suspensão dianteira ganhou um novo garfo telescópico e tem curso de 220 mm, o mesmo curso da Ténéré 250, enquanto na traseira a suspensão continua do tipo Monocross com link e amortecimento único ajustável, com curso de 204 mm. Tanto a suspensão dianteira, quanto a traseira têm curso menor em comparação com a antiga Lander, o que é explicado com intenção de melhorar o conforto e dirigibilidade ao rodar na cidade e estrada, consequentemente abre mão de um pouco da valentia fora do asfalto.
Pneus…
Os pneus da nova Lander 250 2019 são os mesmos usados pela Ténéré 250, modelos Metzeler Tourance, medidas 80/90-21 na dianteira e 120/80-18 na traseira.
Cores…
Quando chegar as lojas em janeiro, a nova Yamaha Lander 250 2019, terá três opções de cores: azul (Competition Blue), branco (Sports White) e preto (Black Eclipse).
Nova garantia de 4 anos…
Atestando ainda mais a confiança e durabilidade da Lander, a Yamaha oferecerá uma nova garantia de 4 anos para o modelo, além de revisões com preços fixos, ou seja, o dono da motocicleta saberá exatamente quanto irá gastar em cada revisão.
Preço…
A Yamaha ainda faz segredo com relação ao preço da nova Lander 250 2019 ABS, ele deve ser divulgado na ocasião que a moto chegar as lojas.
Rival…
Como a Ténéré 250 sairá de linha, caberá a nova Lander 250 2019 fazer frente a rival Honda XRE 300, que alías também acaba de ser renovada e chegou ao mercado por R$ 18.200, leia mais aqui> Nova Honda XRE 300 2019
Ficha técnica da Nova Yamaha XTZ 250 Lander 2019:
Motor:
SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
Cilindrada 249,5
Quantidade de Cilindros 1
Potência Máxima 20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol)
Torque Máximo
2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) – 2,1 kgf.m/6.500 rpm
(Etanol)
Sistema elétrico:
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de Partida Elétrica
Peso:
Peso a seco 143 kg
Transmissão:
Câmbio manual de 5 velocidades, transmissão por corrente
Suspensão:
Dianteira Garfo telescópico
Curso da Suspensão
Dianteira 220 mm
Traseira Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da Suspensão
Traseira 204 mm
Freios:
FREIOS Dianteiro
Disco hidráulico de 245 mm
com sistema anti bloqueio (ABS)
Traseiro Disco hidráulico de 203 mm
Dimensões:
Altura do assento 875 mm
Comprimento total 2150 mm
Largura Total 815 mm
Altura Total 1210 mm
Altura mínima do solo 270 mm
Distância entre eixos 1385 mm
Tanque de Combustível 13,6 L (4,1 L reserva)