A Porsche acaba de revelar a nova geração do Porsche 911 Carrera, o modelo na linha 2019/2020 traz diversas mudanças em sua carroceria e na mecânica, porém o design e interior permanecem fiel ao estilo clássico do 911, ou seja ele ficou mais ágil e veloz sem abrir mão do visual tradicional consagrado.
Clique na imagem para ampliar
Nova carroceria…
A linha 2019 do Porsche 911 estreia um novo chassi ativo PASM, que possui eixos mais largos, em todas as versões o eixo dianteiro está 45 mm mais largo, e 44 mm mais largo na traseira, mudanças que prometem melhorar o comportamento do carro em curvas, além de permitir ao 911 Carrera usar rodas ainda maiores, aro 20 na dianteira e 21 na traseira.
Clique na imagem para ampliar
A nova carroceria emprega mais alumínio em sua formulação e também traz leves alterações visuais, na dianteira os faróis apesar de manterem o tradicional desenho circular ganharam nova iluminação por LED com visual mais moderno, o capô foi redesenhado ganhou novos vincos inspirados na primeira geração do 911, o para-choque frontal traz novas tomadas de ar ativas que se abrem de acordo com a necessidade.
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais o novo Porsche 911 Carrera 2019 traz pequeno retoques como maçanetas elétricas das portas que ficam embutidas dentro da carroceria, conferindo uma aparência mais limpa ao esportivo.
Clique na imagem para ampliar
As maiores mudanças visuais no Porsche 911 Carrera 2019 estão na traseira, que foi completamente redesenhada, seguindo a tendência já vista em outros modelos da marca, as lanternas ficaram mais finas e são totalmente por LED, literalmente cortam a traseira do carro de um lado ao outro, conferindo uma assinatura visual bem interessante ao 911 a noite, o compartimento do motor também foi redesenhado, seu estilo remete ao primeiro 911 e também proporciona uma melhor refrigeração, há uma terceira luz de freio posicionada na grade que cobre o compartimento do motor.
Ainda na traseira, agora o 911 tem um aerofólio móvel integrado na carroceria, ao estilo tradicional “duck tail” rabo de pato, a asa se ergue de forma automática a partir de 90 km/h e se ajusta automaticamente de acordo com a velocidade, tendo três posições podendo ser usada para melhorar a performance ou manter a segurança do carro, este é um dos maiores spoilers usados pelo 911, ele ocupa praticamente toda a traseira, sendo 45% maior que o anterior.
Clique na imagem para ampliar
Melhorias mecânicas motor de 450 cv e câmbio de oito marchas…
O Porsche 911 Carrera 2019/2020 segue equipado com um bloco seis cilindros em linha boxer (flat-six), 3.0, turbo, porém este motor recebeu diversas melhorias para aprimorar sua potência e diminuir o consumo de combustível e as emissões, foram feitos aprimoramentos no sistema de refrigeração e no sistema de injeção que pela primeira vez passa a usar injetores de combustível com cristais de piezo (que proporciona uma injeção de gasolina mais precisa e de alta pressão), o que na pratica resultou em um aumento de 30 cv na potência e 5 kgfm a mais no torque.
Clique na imagem para ampliar
Por enquanto a Porsche revelou a nova geração do 911 Carrera em duas versões o Carrera S e o Carrera 4S (4×4), ambos entregam 450 cv de potência e 56 kgfm de torque. A transmissão também é nova, pela primeira vez o Porsche 911 Carrera virá com uma caixa de câmbio automática PDK de oito velocidades que promete melhor desempenho e baixo consumo de combustível, este câmbio tem novas relações inteligentes, que segundo a Porsche proporcionará mais diversão e conforto para quem pilota, um detalhe interessante é que a velocidade máxima do novo 911 é alcançada na sexta marcha apesar do carro ter oito marchas, ou seja as marchas maiores entram em ação apenas quando o carro está em velocidade de cruzeiro, para diminuir a rotação do motor e baixar o consumo.
Clique na imagem para ampliar
Ele está muito mais veloz, 0 a 100 km/h em 3.7 segundos …
Com as melhorias na carroceria e no motor o 911 Carrera ficou muito mais veloz, a versão Carrera S vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, enquanto o Carrera 4S com tração nas quatro rodas vai da inércia aos 100 km/h em 3,6 segundos. Houve uma grande melhora em termos de performance, o antigo 911 Carrera S de 2016 ia de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos.
A Porsche levou o novo Carrera S 2020 para o famoso circuito de Nordschleife em Nürburgring e o carro completou os mais de 21 km de extensão da pista em 7:25 minutos, uma ótima marca, sendo nada menos do que 5 segundos mais veloz que a geração anterior.
Clique na imagem para ampliar
Para quem quer ainda mais, como opcional há o pacote Sport Chrono, que deixa o 911 Carrera ainda mais veloz, 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, este pacote de preparação de fábrica agrega várias melhorias no 911 Carrera como a suspensão ativa com controle dinâmico do chassi que pode baixar a altura do carro em 2 cm.
A velocidade máxima não mudou muito em comparação com a geração anterior, ele o Carrera S 2019/2020 alcança até 307 km/h (2 km/h a mais) enquanto o Carrera 4S 2019/2020 alcança os 306 km/h (4 km/h a mais em comparação ao modelo lançado em 2016).
Clique na imagem para ampliar
Interior…
Do lado de dentro o novo Porsche 911 Carrera 2019 manteve o painel de estilo clássico e traços retos, porém recebeu diversos aprimoramentos, principalmente com relação as tecnologias embarcadas, agora o 911 tem um sistema multi-mídia com tela gigante de 10.9 polegadas, ela possui tela intuitiva, similar a de um celular, permite ao motorista clicar e arrastar os ícones.
Clique na imagem para ampliar
Há ainda novo volante com novas funções, duas telas digitais no painel de instrumentos configuráveis – um detalhe legal é que estas telas mostram informações com um visual retrô como se fossem mostradores circulares clássicos, usados nos esportivos das década de 1970 dependendo da configuração é como se o painel tivesse 5 marcadores circulares no quadro de instrumentos com o conta-giros ao centro, um inédito console central com novo visual e botões reposicionados também estreia no modelo 2019/2020.
Clique na imagem para ampliar
Segurança ativa…
Por fim a Porsche tratou de deixar o 911 Carrera 2019/2020 mais seguro, o carro passou a incorporar novos recursos de segurança ativa, como Lane Keeping Assist – auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, dotado de câmera e radares, sistema é capaz de ler, as faixas da estrada, placas e sinais de transito, ajudando ao motorista a manter o carro dentro da estrada, fazendo pequenas correções no volante, funcionando em velocidades de 65 a 250 km/h, há ainda auxilio para mudar de faixa com um sistema que monitora os pontos cegos ao redor do carro, além de visão noturna com câmera termal com alcance de 300 metros e Park Assist, que praticamente estaciona o Porsche sozinho.
Clique na imagem para ampliar
Nas lojas em…
As vendas do novo Porsche Carrera na Europa começam no início de 2019, ele chega já como modelo 2020, as primeiras unidades devem começar a serem entregues em março. Já no Brasil a estreia do novo 911 Carrera acontece no segundo semestre.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar