Yamaha MT-07 2019 traz visual atualizado, novo banco e suspensão por R$ 33.790

yamaha mt-07 2019

Lançada no Brasil em 2015, a naked MT-07 da Yamaha passa na linha 2019 por sua primeira mudança, a moto ganhou novo visual mais fluído e chamativo, além de nova suspensão e um novo banco que a deixou mais confortável, a única noticia ruim é o preço que subiu cerca de R$ 1500, passando para R$ 33.790.

nova yamaha mt-07 2019

O que mudou na MT-07 2019…

Não podemos falar que se trata de uma nova geração, já que o chassi e a parte mecânica da MT-07 continuam os mesmos. Porém há várias novidades, no visual o farol dianteiro ficou mais largo e atraente, ele tem desenho inspirado na irmã maior, MT-09, possui iluminação em LED, enquanto que nas laterais as carenagens ficaram mais arrojadas, as entrada de ar maiores e mais agressivas, assim como o desenho do tanque que também foi redesenhado, as mudanças deixaram o estilo da MT-07 mais fluído, encorpado e chamativo. O para-lama dianteiro está maior e as setas mudaram de lugar, passando do lado do farol para as carenagens laterais próximas ao radiador.

yamaha mt-07 2019

O banco e a rabeta também foram reprojetados na Yamaha MT-07 2019, visando melhorar o conforto principalmente em viagens mais longas, o banco que tem formato de cela, ficou mais maior, mais largo e ergonômico, a diferença deve ser sentida também pelo garupa, já que o banco do garupa está mais espaçoso, as espumas usadas estão mais densas e dura. A rabeta traz uma nova lanterna maior que se projeta para fora, com iluminação em LED.

yamaha mt-07 2019

As pinturas da Yamaha MT-07 2019 também têm novidades, como o azul metálico (Racing Blue) tradicional da Yamaha com as rodas também pintadas em azul, além do cinza com partes em cinza fosco e as rodas em verde amarelado, a terceira opção de pintura é o preto fosco com rodas pretas.

 

Para quem pensa em viajar com a MT-07 a Yamaha venderá como acessório um para-brisa que ajuda bastante a vida do piloto na estrada, a peça impede que o piloto receba todo o vento diretamente, já que pelo estilo naked – pelado, não há nenhum defletor frontal para cortar o vento na MT-07.

yamaha mt07

Novas suspensões…

Na parte ciclística as suspensões da Yamaha MT-07 2019 são novas, o conjunto está mais rígido e esportivo, a suspensão dianteira tem uma calibragem mais dura, novo óleo e novas molas internas, enquanto a suspensão traseira, que é do tipo monocross além da nova calibragem também recebeu a possibilidade de ajuste de retorno, além das 9 posições de ajustes de pré-carga já existente na mola, através da porca castelo. Na pratica estas melhorias segundo a Yamaha, deixaram a MT-07 mais segura e estável em velocidades mais elevadas, assim como em tomadas de curvas, passando assim mais confiança ao piloto.

yamaha mt-07 2019

Mecânica segue sem mudanças, porém agrada bastante pelo torque…

Apesar de não ter sofrido mudanças no motor e câmbio na linha 2019, o conjunto mecânico da Yamaha MT-07 segue sendo um dos diferenciais da moto, ele segue equipada com o esperto motor bi-cilíndrico de 689 cilindradas, 8 válvulas, que desenvolve bons 74.8 cv de potência e 6,9 kgfm de torque, este motor possui soluções próprias como o vira-brequim do tipo crossplane, com pistões defasados a 90 graus, o que na pratica garante que o motor trabalhe sempre cheio, tendo bom torque em baixas rotações, deixando a moto mais ágil por exemplo ao se andar na cidade, ainda mais pelo peso leve da MT-07, são apenas 183 kg – o menor peso da categoria, o que confere uma relação peso/potência de 2,4 kg/cv.

Para se ter uma ideia do torque especial deste motor 2 cilindros da MT-07, sua principal rival a Honda CB 650F tem motor maior, quatro cilindros de 88.5 cv, porém ter torque menor, 6,22 kgfm contra 6,90 kgfm da Yamaha com seus 2 cilindros.

yamaha mt-07 2019

O câmbio segue manual de seis marchas. O tanque de combustível leva 14 litros e permite uma autonomia para rodar 300 km sem precisar reabastecer.

yamaha mt-07 2019 painel digital
O painel da MT-07 continuou o mesmo, ele é bastante completo, mostra consumo o em tempo real e médio

Para terminar o painel da MT-07 se manteve o mesmo, ele é 100% digital com display em LCD que exibe informações como marcha engatada, rotação do motor em barras, relógio, marcador do nível de combustível, hodômetro total e parcial, além de consumo médio e consumo em tempo real, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, temperatura do ar de admissão do motor e o indicador “ECO” que ajuda ao piloto a economizar combustível, acendendo quando o motor está trabalhando de maneira eficiente, tendo como parâmetro a velocidade, rotação do motor e angulo de abertura da borboleta.

O freio da MT-07 2019 segue o mesmo conjunto dos anos anteriores, ou seja, na dianteira há dois discos flutuantes cada um com 282 mm mordidos por pinças de 4 pistões, enquanto na traseira há um disco único de 245 mm com pinça simples.

yamaha mt-07 2019 rabeta lanterna traseira

Boa de vendas…

Apesar de disputar um segmento bastante concorrido e com opções variadas, a Yamaha MT-07 tem feito bonito em vendas, travando uma apertada briga com a sua principal rival a Honda CB 650F pela liderança do segmento das nakeds entre 600 a 700 cilindradas.

Lembrando que apesar de ter ficado mais cara a MT-07 2019 R$ 33.790 ainda é mais barata que a Honda CB 650F, que está sendo vendida no modelo 2019 por R$ 35.490. Em contrapartida a Honda tem motor maior 4 cilindros contra 2 cilindros da MT-07, além de ser 14 cv mais potente tendo 88.5 cv, contra 74.5 cv da Yamaha, mas como dissemos anteriormente o torque da Yamaha MT-07 é maior, 6,9 contra 6,2 kgfm da Honda 650F, ou seja ai há uma briga boa pela preferência do público.

Rivais mais baratas…

Existem outras concorrentes mais baratas, como a Suzuki SV 650 que tem estilo mais limpo e clássico, além do interessante motor 2 cilindros, 650 cilindradas, 76 cv e 6,5 kgfm de torque, pesa 197 kg e está sendo vendida por R$ 27.900. Outra rival da Yamaha MT-07 e que custa menos é a Z650 da Kawasaki, ofertada por R$ 29.990, ela vem com motor 2 cilindros paralelos, com 68 cv de potência e bom torque de 6,7 kgfm e pesa 187 kg.

yamaha mt-07 2019

Analise…

Desde seu lançamento em 2015 a Yamaha MT-07 vem agradando no mercado, principalmente pelo seu estilo puramente naked bastante agressivo e seu motor potente e “torcudo”, tanto é que o modelo é um dos mais vendidos da Yamaha no Brasil, e agora com estas mudanças visuais, melhorias na suspensão e no conforto, sem duvidas a MT-07 ficou mais competitiva e interessante.

A única ressalva é o preço mais salgado, apesar de ter subido apenas R$ 1500, sendo agora de R$ 33.790, se você considerar o valor do frete que dependendo da localização pode chegar a R$ 1600, o valor pago pela MT-07 supera os R$ 35 mil.

yamaha mt-07 2019

Financiamento:

O preço de R$ 33.790 é avista e não inclui o valor do frete. A Yamaha oferece um financiamento especial para a MT-07 2019, com entrada de R$ 10.617 e o restante em 48 vezes de R$ 720. Há ainda o consórcio online da Yamaha, com valor do crédito de R$ 36.300, com opção de 60x de R$ 740,30 ou 72X de 632,50.

Ficha técnica Yamaha MT-07 2019:Ficha técnica Yamaha MT-07 2019:

Dimensões:
Comprimento total 2085 mm
Largura total 745 mm
Altura total 1090 mm
Altura do assento 805 mm
Altura mínima do solo 140 mm
Peso em ordem de marcha 183 kg
Distância entre eixos 1400 mm
Tanque de combustível (reserva) 14 (2,7L)

Motorização:
Motor 2 cilindros em linha, 4T, DOHC, 8 válvulas, arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 689 cm³Diâmetro X curso 80×68,6
Taxa de compressão 11.5:1
Torque máximo 6,9 / 6.500
Potência máxima 74,8 / 9.000
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter Úmido
Capacidade de óleo do motor 3 litros
Tipo de combustível Gasolina
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de ignição TCI

Transmissão:
Câmbio 6 velocidades
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multi-disco em banho de óleo

Chassi:
Tipo de chassi Diamante
Ângulo de cáster 24º
Trail 90 mm

Pneus:
Pneu dianteiro 120/70 ZR 17M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55 ZR 17M/C (73W)

Freios:
Freio dianteiro Duplo disco (diâmetro 282 mm), acionamento hidráulico com ABS
Freio traseiro Disco (diâmetro 245 mm), acionamento hidráulico com ABS

Suspensão:
Suspensão dianteira Garfo telescópico, curso de 130 mm
Suspensão traseira Monocross com link, ajuste na pré-carga da mola e no retorno, curso de 130 mm

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas