A picape mais forte do mundo, esta é a definição da nova RAM Heavy Duty 2019, a super pick-up já famosa pelo seu porte de caminhão, agora se destaca também pela sua nova motorização, a RAM HD 2019 traz um motor mais potente do que o usado por caminhões, um bloco 6 cilindros, 6.7 litros, turbo diesel da Cummins que desenvolve impressionantes 400 cv de potência e 139 kgfm de torque.
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Capacidade de reboque de 16 toneladas…
Este bloco é o mais forte e valente que já equipou uma RAM, o torque de 139 kgfm, faz desta nova geração, a melhor RAM já feita, com capacidade para puxar até 16 toneladas (15.921 kg), ou levar 3,5 toneladas na caçamba.
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O que são 139 kgfm de torque?
Na pratica a nova RAM HD 2019 com seus 139 kgfm de torque, poderia tranquilamente rebocar uma fila composta por 15 carros compactos como o Chevrolet Onix.
Se você não sabe a diferença entre o torque e a potência de um veículo, podemos explicar o “torque” como a força motriz que faz as rodas girar, enquanto a “potência” é medida da capacidade que o motor em si pode trabalhar, ou seja, a velocidade em que o motor pode trabalhar.
Explicando de outra forma o torque do motor é a capacidade que ele tem de fazer as rodas girarem e empurrar o veículo para frente, por isso ele é medido em peso por metro – Kgfm “Quilograma Força Metro” ou NM “Newton Metros”.
Mas o que esta medida quer dizer? É como se você manualmente fizesse uma força de 100 kg sobre uma alavanca de um metro dentro do motor para fazê-lo girar, e está é a medida do torque, que serve para marcar a força que o motor tem para empurrar seus componentes e consequentemente fazer as rodas girarem e o carro se mover.
Podemos pegar ainda mais um exemplo, se analisarmos dois motores que têm exatamente 100 cv de potência, porém um deles trabalha com gasolina e tem torque de 10 kgfm, e o segundo trabalha com diesel (aonde o torque é sempre maior) e desenvolve 19 kgfm. Em termos teóricos a velocidade final entre ambos os motores seria a mesma porque os dois têm a mesma potência 100 cv, ou seja, ambos os motores podem trabalhar até uma velocidade “X” (100 cv), porém nas arrancadas ou em acelerações o motor com torque (força) maior levaria vantagem, já que o veículo sairia mais rápido da inércia, ou no caso de uma pick up ou caminhão, teria maior capacidade pra puxar uma carga. Por isso a grande maioria dos veículos que transportam cargas como pick ups, vans, ônibus e caminhões são movidos a diesel, exatamente por este tipo de combustível permitir ao motor ter maior torque e consequentemente maior capacidade de se moverem carregados, já que quanto maior a carga mais força é exigida do motor para fazer o carro sair do zero.
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Mas voltando a nova RAM HD 2019…
O motor 6.7 litros turbo diesel da marca Cummins é totalmente novo, conta com várias evoluções que permite obter esta alta capacidade de força, como bloco dos cilindros feito em uma liga de aço e grafite compactado, as cabeças de cilindros, as válvulas e as molas do cabeçote também tem um novo projeto e são mais resistentes, assim como os pistões que contam com novo revestimento de baixa fricção e novas peça em aço forjado, o sistema de exaustão é montado em uma nova posição, e o turbina usada no motor tem geometria variada e maior capacidade, podendo trabalhar com impressionantes 33 PSI de pressão, muito acima do comum.
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Versões mais mansas e a gasolina V8…
Além do motor de 400 cv e 139 kgfm de torque, a RAM irá oferecer uma versão da Heavy Duty mais mansa, com 370 cv de potência e 115 kgfm de torque.
Versão a gasolina com 410 cv…
As versões mais baratas da RAM 2500 e 3500 Heavy Duty virão equipadas com o tradicional motor a gasolina HEMI V8, que também não faz feio, entregando 410 cv de potência e 58.1 kgfm de torque.
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Câmbio…
As versões 2500 terão uma caixa de câmbio automática feito pela própria FCA, chamada pelo código de 68RFE, automática com seis marchas, enquanto as versões 3500 HD 2019 terão um câmbio mais resistente feito pela fabricante japonesa Aisin modelo AS69RC, também com seis marchas e reforços nas engrenagens, já as versões HEMI V8 a gasolina, terão uma caixa de câmbio mais light TorqueFlite com oito marchas.
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Engenharia de alto nível…
Ainda na engenharia, visando melhor capacidade e durabilidade, as novas RAM 2019 Heavy Duty terão peças de alta resistência feitas por fabricantes que produzem componentes para caminhões, como a BorgWarner que ficou a cargo de fazer os diferencias, a caixa de transferência e o eixo de transmissão da picape. A suspensão também é retrabalhada para a nova RAM HD 2019, opcionalmente tanto o modelo menor 2500 quanto a maior 3500, poderão vir com suspensão traseira a ar, com bolsas de ar ajustáveis no lugar das tradicionais molas, com esta suspensão é possível rebaixar um pouco a caçamba na hora de carregar ou descarregar a picape, além de ter mais conforto ao rodar. Além disso, todas as versões da RAM HD 2019 virão com novos amortecedores adaptativos FRD (Frequency Response Damping), que ajusta sua firmeza para cada uma das quatro rodas.
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O chassi da RAM HD 2019 recebeu diversos reforços estruturais, além de novas chapas de aço de alta resistência, porém apesar disso o peso em relação a geração passada diminuiu, a picape está cerca de 65 kg mais leve, há soluções como o capô que agora é todo em alumínio.
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Versões para todos as necessidades e bolsos…
Nos EUA a RAM terá duas versões de capacidade e chassi 2500 ou 3500, sendo que algumas versões da 3500 poderão vir com rodado duplo traseiro, ou seja, quatro pneus no eixo traseiro. A picape terá cabine simples, dupla ou mega cab, esta última é uma cabine dupla com um espaço extra de 258 litros atrás do banco traseiro, como se fosse um porta-malas dentro da cabine.
Destaque ainda para as versões de luxo Laramie, Long Horn e a mais cara Limited, que trazem acabamento rico em detalhes e vêm muito bem equipadas.
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Mais tecnologia e equipamentos…
Além de toda esta valentia a nova Ram 2019 também ficou mais luxuosa e tecnológica, a cabine foi inteiramente redesenhada, conta agora com um acabamento mais moderno e requintado há materiais como couro, alumínio, fibra de carbono e madeira de verdade, aplicado no painel e nas portas, em comparação com a geração anterior o nível do acabamento subiu bastante.
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Há ainda luxos como sistema de som da marca Harman Kardon com 750 watts e nada menos do que 17 alto-falantes e um subwoofer de 8 polegadas, câmeras 360 graus, partida por botão, display colorido de 7 polegadas 3D no painel de instrumentos, freio automático de emergência, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, bancos com aquecimento e ventilação, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro, entre outros itens.
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Um dos destaques da nova picape é a tecnologia, opcionalmente os modelos da RAM HD 2019 poderão vir com uma nova central multi-mídia Uconnect4 com tela touch de 12 polegadas, ela fica posicionada em pé e pode ser customizada, por exemplo, pode se dividir a tela em duas e comandar duas funções ao mesmo tempo, por central é possível controlar funções variadas como os comandos dos bancos, sistema de som e ar-condicionado.
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E ai quando chega ao Brasil ?…
Se você gostou prepare a carteira, porque apesar de estar sendo apresentada de forma oficial agora em janeiro no Salão de Detroit, a nova Ram HD 2019 já tem sua vinda confirmada para o Brasil para o 2º semestre de 2019, já como modelo 2020. Ainda não se sabe qual versão virá para cá nem o seu preço.
Atualmente o modelo da RAM 2500 HD Diesel 4×4 LARAMIE 2018 é ofertado no Brasil por R$ 260 mil, lembrando que por aqui a RAM 2500 HD é considerado oficialmente como um caminhão, ou seja, precisar ter habilitação “C” ou “D” para conduzi-la.
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Made in México…
Apesar das picapes RAM serem um dos maiores símbolos dos veículos norte-americanos, a RAM HD é produzida no México, mais precisamente na fábrica de Saltillo, em Coahuila, de onde também saem as outras versões menores da pick up.